spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Salomão, um líder sábio

EM FOCO

Carlos Alberto Menezes Costa
Carlos Alberto Menezes Costahttps://www.searanews.com.br/
é administrador, teólogo, pós-graduado em docência superior, articulista e serve como Pastor das Assembleias de Deus em Uberlândia-MG.

Nos tempos antigos houve um rei chamado Salomão, que era filho do grande rei Davi, um monarca que trouxe para a sua nação grandes benefícios, seja nas conquistas, nas vitórias nas guerras, na expansão do território de Israel, na prosperidade econômica e na fidelidade espiritual a Jeová, cujo culto era exclusivo ao único Deus. Assim a nação de Israel experimentou dias de grande fortuna, sob o seu reinado.

Porém Davi chega ao fim de seus dias e seu filho Salomão assume o trono, Salomão era jovem quando assumiu aquela grande responsabilidade e temeu pela grandeza do desafio, ele conhecia bem as dificuldades de reinar sobre a nação de Israel, e conhecia melhor ainda suas limitações, assim ele busca em Deus ajuda e colaboração para exercer seu mandato de maneira que a nação continuasse na sua caminhada de prosperidade.

Seu desejo era ser uma benção e trazer benefícios para o seu povo, evitando assim uma gestão desastrosa para a sua nação.

Essa preocupação o leva até Deus, e Deus em sonho lhe pergunta qual era o seu desejo, então Salomão responde a Deus que o seu desejo era ser sábio, para julgar retamente as demandas do reino e fazer justiça ao povo, ele precisava de ferramentas de gestão para que pudesse exercer seu reinado na direção correta (1 Reis 3:4-12).

Deus lhe concede o que pediu, e a nação experimentou um momento de grande fartura, abundância, e justiça social.

É notável que um rei se preocupe tanto com o povo como Salomão se preocupou com a sua nação, é raro inclusive que lideranças e autoridades se preocupem em promover a justiça, a paz, a unidade, o crescimento econômico e a saúde espiritual de sua nação.

Geralmente o discurso aponta para esse fim, mas na prática, no dia-a-dia o que impera são as motivações pessoais, os interesses egoístas.

Salomão nos dá um grande exemplo de como ser um gestor exemplar, ao se preocupar em primeira instância com as condições do seu povo, em se preocupar com os rumos que a nação tomaria sob a sua égide.

O que motivou Salomão a buscar a socorro em Deus para lhe ajudar como gestor público, foi a certeza de sua incapacidade de fazer tal gestão sozinho, à parte da orientação divina.

Deus conhece o contexto, o homem apenas um vislumbre de todo o processo que o cerca, Deus é ilimitado em sua sabedoria, o homem é limitado por excelência.

A motivação de promover o bem, é louvável na vida de homens públicos, é nobre almejar promover melhorias que possibilitem as gerações futuras uma cidade melhor, uma pais melhor uma sociedade melhor.

O grande legado dos homens que estão em eminência deva ser promover o crescimento ordenado e justo de sua nação. E para que isso se torne uma realidade é necessário que tenhamos o auxílio imprescindível de Deus.

A Bíblia aponta categoricamente que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor (Salmos 33:12). Durante todo o seu reinado em que esteve na dependência e na direção divina, Salomão foi um sucesso estrondoso, porém a partir do momento em que se distanciou de Deus, a nação sofreu os percalços e os contratempos, vindo inclusive a se dividir como nação, e a divisão causa fragilidade.

Que possamos aprender com esse líder, que sem Deus a gestão de empresas, instituições, organizações, do município, do Estado e da nação serão no mínimo prejudiciais para a sociedade, quer essa sociedade tenha conhecimento ou não. E que caso afastemos Deus de nossas vidas e da sociedade e das nossas escolas, com certeza os resultados serão péssimos.

Aprendamos com Salomão a importância de termos Deus na direção de todos os aspectos de nossa vida, para que tenhamos êxito.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News