spot_img
spot_img
21.6 C
Vila Velha

Pastores “solitários e isolados”, uma tendência preocupante

É essencial que as igrejas e os líderes estejam atentos à saúde emocional e espiritual de seus pastores

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Uma nova pesquisa aponta para uma tendência preocupante entre os pastores: o sentimento de isolamento e solidão.

O trabalho realizado pelo Barna Group acende um alerta para o que acontecendo com os pastores americanos. De acordo com o Barna, pastores contaram que se sentem mais excluídos da comunidade da igreja, ao mesmo tempo em que fornecem suporte aos membros da igreja.

Os dados coletados pela pesquisa no ano passado (2022), mostram que 65% dos pastores disseram que estão se sentindo mais isolados e solitários. Um índice muito elevado, se comparado aos 42% registrados em 2015.

Houve uma queda no percentual dos pastores que se sentem “bem apoiados” por pessoas próximas. Em 2015, eram 68%, mas no ano passado, o Barna apurou que esse número caiu para 49%. Além disso, a pesquisa identificou que apenas cerca de 35% dos pastores recebem suporte espiritual de colegas de ministério ou de um mentor. Esses dados comprovam uma crescente necessidade de apoio e conexões significativas dentro das organizações específicas de pastores e líderes eclesiásticos.

Neste cenário em que a solidão e o estresse estão se tornando mais comuns, a pesquisa destaca a importância de se estabelecer relacionamentos e redes de apoio dentro do contexto ministerial, considerando como urgente a necessidade de uma “correção de curso” para apoiar os pastores em suas jornadas.

O pesquisador sênior do Barna, Dr. Glenn Packiam que também é pastor, ressaltou que a rotina pastoral é repleta de demandas do ministério, tornando vital a busca ativa por conexões significativas para enfrentar os desafios enfrentados pelos pastores.

Não restam dúvidas que além de destacar a importância de se investir na saúde emocional e mental dos pastores para garantir um ministério duradouro e enriquecedor, essas descobertas advertem as instituições eclesiásticas e seus membros para a urgente necessidade de apoiar os pastores em suas jornadas ministeriais, proporcionando um ambiente fraternal e de cuidado emocional para que possam enfrentar os desafios, tendo as forças renovadas para um serviço pastoral completo e salutar.

A realidade do ministério pastoral no Brasil

A realidade do sentimento de solidão e isolamento entre pastores não se restringe apenas aos Estados Unidos, também pode ser observada no Brasil.

Mesmo sem dados específicos disponíveis sobre a situação no país, é importante considerar que pressão das responsabilidades ministeriais, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem como a necessidade de relacionamentos saudáveis, são questões que podem afetar os pastores brasileiros de maneira semelhante.

Diante dessas demandas, é essencial que as igrejas e líderes eclesiásticos no Brasil estejam atentos à saúde emocional e espiritual de seus pastores, proporcionando um ambiente de apoio e cuidado, incentivando a formação de redes de colegas e mentores, além de oferecer espaços para a construção de amizades profundas e relacionamentos que possam contribuir para o bem-estar e a durabilidade do ministério pastoral.


DEIXE UM COMENTÁRIO
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Acompanhe a programação da Rádio Seara News. Baixe o Aplicativo!
Siga Seara News no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

O Cristão e a Política

Doutrinas dos antigos

Pagar o preço?

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News