spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Ano novo exige atitudes novas

EM FOCO

Higor Inocêncio de Oliveira
Higor Inocêncio de Oliveira
Cristão, educador financeiro e investidor, atuante no mercado financeiro desde 2007; trabalhou nas maiores instituições financeiras do país. Dedica-se integralmente ao ensino sobre finanças pessoais. Graduado em administração e marketing pela faculdade batista de vitória (Fabavi). Cursando Superior de Telogia pela CEFORTE.

Final de ano, mais especificamente o derradeiro dia 31 de dezembro, ali, perto das 23:59, sem dúvida é o horário com maior congestionamento de súplicas, pedidos e promessas feitas na humanidade. Isso se explica pelo fato do viés emocional estar acionado em sua potência máxima, influenciado por expectativas e algumas ingênuas ilusões de que tudo se transformará apenas no virar do calendário anual.

Triste ilusão que tem aprisionado tantas pessoas por tantos anos (algumas serão prisioneiras por toda a vida) ao menos que entendam que o poder do novo está obviamente em nossas mãos.

Tudo que direi aqui referente a finanças aplica-se perfeitamente em outras esferas da vida. A beleza dos Princípios é que eles são replicáveis.

No que tange a nossa vida financeira toda mudança que você almeja precisará seguir alguns princípios que passo a compartilhar agora. E que sim, o executar tais princípios te colocará na rota da mudança permanente e real em detrimento de apenas achar que tudo mudará no automático. E então, pronto(a) para fazer de 2022 de fato um ano novo?

Então vamos lá.

ESTEJA NO CONTROLE DA DECISÃO

O consumo é lícito. É saudável e normal desde que conduzido pelo viés racional.

Compras ou qualquer tomada de decisão precisa passar no crivo da racionalidade. O problema é que quase sempre estamos no automático e seguimos as ordens do impulso e depois nos arrependemos por entrar em dificuldades desnecessárias.

Mas como ativar a racionalidade no ato de consumir? Simples. Faça perguntas. Eu costumo utilizar ao menos três para chancelar ou não determinada compra:

  1. Preciso realmente disso?
  2. Qual será o custo x benefício?
  3. Posso pagar por isso?

Se você não tiver convicção nas respostas, é o maior sinal de que sua emoção foi desmascarada pela razão. Ponto para você, que deu mais um passo para um ano melhor financeiramente falando.

DÍVIDAS DO PASSADO ATORMENTAM O FUTURO

Outra ilusão muito comum é pensar que as dívidas podem esperar. Quando na realidade as dívidas têm de ser prioridade no seu orçamento familiar. As dívidas têm a capacidade de roubar sua melhor energia, sono, tranquilidade e produtividade, Odeie dívidas! 

Adote uma estratégia de relacionar todas elas. Identificar as que possuem maiores taxas e reservar 20% da sua renda mensal para quitá-las. Procure as instituições financeiras credoras e negocie descontos. Faça o que for necessário, leve o tempo que precisar, mas enfrente as dívidas, caso contrário você não terá legalidade para prosperar. Os princípios da semeadura são muito claros: aquilo que plantamos, colhemos! Se você está plantando inadimplência, como quer abundância?! E isso nos leva ao nosso último ponto.

O FUTURO É O FRUTO DA SEMENTE QUE VOCÊ PLANTA HOJE

Pense no futuro. Planeje-se. Seja intencional. Se você não tiver um mapa, ou melhor um GPS certamente se perderá, ou pior ainda, chegará a um lugar que não gostaria.

Tenha sempre em mente que o tempo passa e que corremos grande risco de envelhecer (E creia, isso é bom), e fora os imprevistos que a vida reserva a todos nós.

Mas o triste é que essa ficha só cai quando nos vemos em apuros.

Minha dica aqui é que ao menos 10% da sua renda mensal seja destinada ao financiamento do seu futuro. Aplique esse recurso consistentemente, disciplinadamente e esqueça que ele existe. O poder do tempo, do aporte e dos juros compostos se encarrega de fazer o trabalho para sua maior tranquilidade no futuro.

CONCLUSÃO

O ano novo será novo em aspecto figurativo ou real a depender da sua atitude. Se você escolher apenas olhar para os dias e horas esperando o primeiro de janeiro para brindar, certamente você muito rapidamente se deparará com a mesma e velha realidade que te acompanha há muitos anos.

No entanto, se suas atitudes mudam e você passar a fazer não o que quer, mas o que precisa ser feito, você não terá só um ano novo, mas sim novas perspectivas financeiras e de vida.

Deus vos abençoe em tudo e que possamos valorizar o maior presente que ele nos deu: O HOJE PARA PODERMOS TOMAR AS MELHORES DECISÕES!

FELIZ ANO NOVO.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News