spot_img
Suprema Contabilidade
27 C
Vila Velha

A verdade de hoje, pode não persistir sendo verdade amanhã

Nenhum ser humano detém o poder de se colocar como aferidor da verdade

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Verdade! Existe um debate público em andamento sobre falsas informações. Se pesquisarmos um pouco veremos que na idade média acreditava-se que alguns animais, tipo, insetos e vermes surgiam do lixo por vontade de forças malignas; que as abelhas eram pássaros; que dentro dos espermatozoides tinham pessoas minúsculas, só esperando para serem fecundadas e crescerem; e, que bebês não sentiam dor. Também acreditavam que o nosso planeta era plano.

Baseado naquilo que acreditavam ser verdade, torturavam pessoas com problemas mentais achando que estavam possuídas por demônios, outras eram queimadas em fogueiras. O filósofo Galileu chegou a ser ameaçado de morte por ensinar que a terra é redonda.

Hoje ninguém acredita mais nessas coisas! Isso se deve à evolução da ciência e das novas descobertas, o que deixa claro que a verdade de hoje pode também não persistir em continuar sendo verdade amanhã.

O filologista alemão e propagandista nazista, Joseph Goebbels disse: “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.  Milhões de judeus foram vítimas das mentiras nazistas.

Dependendo do contexto social, e dos grupos dominantes, para atingir algum propósito, uma mentira poderá ser apresentada como verdade, basta a informação ser massificada pelos que detém os veículos de comunicação, até conseguirem inculcar no povo seu conteúdo.

Penso que uma maneira de impedir que falsas informações prevaleçam na sociedade é permitir a ampla defesa, manifestação dos contrários, permitir o direito de resposta.

Emudecer as pessoas, cortar o fio do microfone ou apreender teclados, não parece ser o meio civilizatório de erradicar a mentira.

Colocar alguém para julgar o que é verdade ou mentira parece nos conduzir novamente a idade média.

Temos uma verdade fragmentada. Nem tudo é o que parece ser. Nenhum ser humano detém o poder de se colocar como aferidor da verdade.

Atribui-se ao filósofo Sócrates a frase: “ipse se nihil scire id unum sciat” ( “só sei que nada sei” ).

Contudo, no campo espiritual sabemos que a verdade existe e está ao nosso alcance. Não é meia verdade, nem um retalho de verdade, mas a pura verdade. Jesus é a verdade! Quanto a isso não temos dúvidas.

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).

R.A.


APOIE SEARA NEWS Clique AQUI!
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Baixe a Revista Seara News
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News