spot_img
spot_img
28.9 C
Vila Velha

Pastor Umberto Batista da Silva: Uma jornada longeva e dedicada à inabalável convicção do chamado de Deus

Um exemplo de liderança experiente, com 80 anos de vida, 56 de ministério e 46 à frente da Assembleia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim.

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Em uma trajetória eclesiástica marcada por bênçãos, desafios e uma profunda comunhão com Deus, o pastor Umberto Batista da Silva emerge como o líder assembleiano com o mais longo período de atividade no solo capixaba. À frente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim (ES) desde 1978, sua jornada é uma narrativa de comprometimento e serviço dedicado.

Família

Nascido em 6 de janeiro de 1944, o pastor Umberto, de origens humildes, cresceu no seio de uma família de agricultores no interior do município de Itapemirim (ES). Com uma

formação técnica em Contabilidade, Bacharel em Sociologia, Teologia e Mestrado em Psicanálise Pastoral, sua vida profissional incluiu 19 anos como bancário, além de lecionar em escola pública, antes de se dedicar integralmente ao ministério.

Casado com Maria José desde 1968, o pastor construiu uma família abençoada, composta por 6 filhos, 11 netos, 4 bisnetos, e com alegria, aguarda a chegada de dois novos membros.

Pastor Umberto Batista da Silva: Uma jornada longeva e dedicada à inabalável convicção do chamado de Deus
Pr. Umberto Batista e sua esposa, Maria José, casados desde 1968. | Foto: Arquivo de família

Jornada

Sua jornada espiritual e carreira eclesiástica teve início em 9 de junho de 1963, quando entregou sua vida a Jesus, marcando o princípio de uma transformação que moldaria seu futuro. Testemunhou publicamente sua fé em Cristo, através do batismo nas águas em 25 de dezembro de 1965, quando tornou-se membro da igreja. Em 17 de março de 1967, experimentou a manifestação do Espírito Santo e recebeu o dom da glossolalia, fortalecendo ainda mais a sua convicção de chamado para o serviço da obra de Deus.

Ao longo dos anos, recebendo apoio e orientação da direção e do ministério da igreja, foi reconhecido em diversos cargos e funções. Foi separado como Auxiliar de trabalho em 26 de dezembro de 1965, seguindo a rota de crescimento ministerial foi consagrado como Diácono em 1º de janeiro de 1968 e, posteriormente, em 8 de dezembro de 1974, como Presbítero. Em sua percepção, cada passo nessa jornada foi uma manifestação da graça de Deus em sua vida. Em 18 de janeiro de 1978, foi autorizado a servir como Evangelista e, em 12 de janeiro de 1979, viveu um momento de profunda emoção ao ser consagrado para esse ofício. “Era evidente que Deus estava me guiando em cada etapa”, disse.

Um momento de extrema humildade e alegria aconteceu em 20 de julho de 1979, ao ser consagrado para o ministério de Pastor. “Sentir a responsabilidade desse chamado sagrado encheu-me de temor e gratidão, pois sabia que tinha grandes responsabilidades para desempenhar, inclusive substituindo um pastor tão amado e respeitado quanto meu antecessor”, comentou.

Durante toda essa jornada, Umberto Batista da Silva serviu na igreja liderando jovens e adolescentes, dirigiu missões evangelísticas e a Escola Dominical. Também contribuiu como secretário, tesoureiro, diácono, presbítero, dirigente de congregação e chegou à vice-presidência da igreja. “Cada experiência moldou meu caráter e fortaleceu minha fé, tornando-me um servo mais completo e preparado para o que viria a seguir”, destacou.

Liderança

Assumindo a presidência da Assembleia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim após o falecimento do então presidente pastor Guilherme Eugênio Kley, em 1978, o pastor Umberto Batista dedicou sua gestão à expansão do campo de atuação da igreja para as regiões circunvizinhas, à formação de novos obreiros e líderes para o ministério, e a propagar o Evangelho por toda região Sul do estado do Espírito Santo, resultando na fundação de 140 igrejas filiadas.

Em 14 de julho de 2023, comemorou-se os 45 anos da liderança do pastor Umberto Batista da Silva na pioneira igreja em Cachoeiro de Itapemirim. Em suas palavras, “Cada dia é uma prova do cuidado e da fidelidade de Deus, que sustentou a igreja, minha família e eu. Cada desafio foi uma oportunidade de crescer em confiança e depender mais do Senhor. Não posso expressar com palavras suficientes minha gratidão a Deus por me permitir servir em sua obra. Tudo que sou e tudo que alcancei é pela graça de Deus. A Ele seja toda a glória, honra, louvor e gratidão”, declarou o pastor Umberto Batista da Silva.

Reconhecido como pai, conselheiro e amigo, o pastor Umberto Batista, agora com 80 anos, acumula 56 anos de ministério eclesiástico, sendo 46 deles como líder da Igreja Assembleia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim, anunciando Cristo, pregando e ensinando a Palavra de Deus.

Querido e respeitado, o pastor Umberto Batista recebeu diversas honrarias eclesiásticas e políticas no decorrer de sua trajetória, incluindo a comenda “Newton Braga” (Decreto n° 6.724/89).

Pastor Umberto Batista da Silva: Uma jornada longeva e dedicada à inabalável convicção do chamado de Deus
Pastor Umberto Batista da Silva com sua família. | Foto: Arquivo de família

História da Igreja no Sul capixaba

A Assembleia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim foi a sede das igrejas da denominação no sul do Espírito Santo. Sua história remonta a 9 de fevereiro de 1942 como a data do início das suas atividades com reconhecimento jurídico. Entretanto, as ações evangelísticas da igreja começaram em 1937 com pastor Camilo José Peclat, cujo trabalho foi continuado pelos pastores que o sucederam: José Carlos Lessa (1948), Manoel de Melo (1949), Marcelino Margarida da Silva (1950), Cleofas de Carvalho (1953), Antônio de Paula (1954), José Cláudio Cruz (1957), Moisés Moreira de Oliveira (1964), Yolete Pirassununga Ribeiro (1966), José Simplício de Souza (1973) e Guilherme Eugênio Kley (1975), que deixou o legado para o pastor Umberto Batista da Silva, que lidera a igreja desde 1978.

Com o Templo Sede localizado na Rua Samuel Levi, 145 – Aquidaban, Cachoeiro de Itapemirim (ES), as Assembleias de Deus do Ministério de Cachoeiro – MASDECIO, testemunham com 87 anos de história, desde o início dos trabalhos, sendo um marco na comunidade e uma expressão viva da fé e liderança do pastor Umberto Batista da Silva.


APOIE SEARA NEWS Clique AQUI!
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Baixe a Revista Seara News
- Publicidade -

LEIA MAIS...

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia pastor. Linda história. Já estive nesta igreja em 2014 para um treinamento CFAN (Cristo para todas as Nações do então Evangelista Reinhard Bonnke). Eles foram os primeiros a trazerem este treinamento para nosso estado, creio que tenham participado das grandes cruzadas na Nigéria. Até hoje o neto do Pastor, faz cruzadas evangelísticas com os jovens na cidade de Cachoeiro e cidades vizinhas
    Família pastoral amável e muito acolhedora.
    Excelente matéria pastor. Um dia abençoado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News