spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Viúva de pastor obtém pensão de Igreja em São Miguel do Araguaia

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Viúva de pastor obtém pensão de Igreja em São Miguel do Araguaia
Francisca de Sousa Costa Noleto, de 62 anos, viúva de um pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira, localizada em Formoso do Araguaia (TO)

 

O diálogo aberto exercido durante uma audiência de conciliação realizada na comarca de São Miguel do Araguaia entre magistrado e partes colocou fim a uma demanda inusitada que tramitava na Justiça há quase seis anos. O acordo garantiu a dona de casa Francisca de Sousa Costa Noleto, de 62 anos, viúva de um pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira, localizada em Formoso do Araguaia (TO), uma pensão pela morte do marido no valor de um salário mínimo, além de R$ 17 mil, valor relativo à execução provisória deferida a título de tutela antecipada. A audiência foi presidida pelo juiz Márcio de Castro Molinari, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e integrante do grupo de trabalho que coordena o Projeto Justiça Ativa.

Segundo os autos, Francisca Noleto foi casada com o pastor Alcides Martins Noleto e, em razão de sua morte, ajuizou ação ordinária de pensão por morte com antecipação de tutela contra a Igreja Assembleia de Deus do Ministério Madureira, alcançando a tutela cautelar. Ato contínuo, em razão do descumprimento da decisão antecipatória, protocolou ação de execução provisória dos valores vencidos, que somaram a quantia de R$ 72 mil.

A execução foi embargada e designada audiência de instrução e julgamento, onde a embargante não compareceu, porque não encontrada para intimação. Imediatamente, até porque a parte contrária reside em outra cidade, novas diligências foram determinadas, desta vez com sucesso, propiciando a realização da audiência. Satisfeita com o resultado, Francisca Noleto afirma que os anos em que o processo ainda poderia tramitar na Justiça, além do tempo já gasto, a fizeram mudar de ideia. “Estou muito feliz porque tudo terminou bem e não precisarei mais peregrinar pelos corredores do fórum. Sou sozinha no mundo, não tenho família, nem herdeiros, e agora posso contar com esse dinheiro até o fim da vida. Para quem não tem nada, essa quantia é muito grande”, comemorou.

Assim que receber a primeira parcela do dinheiro, a viúva do pastor, que ganhou até uma carona dos representantes da igreja ao sair do fórum, pretende investir em um tratamento dentário, sonho antigo que nunca foi concretizado pela falta de recursos financeiros. “A maioria dos meus dentes estão fracos, alguns caíram e outros estão cheios de problemas. Ter um sorriso mais bonito e saudável sempre foi meu desejo, mas a vida não permitiu que eu o realizasse. Só que com esse dinheiro poderei finalmente realizá-lo e me tornar uma pessoa mais plena, melhorando minha autoestima”, evidenciou.

Viúva de pastor obtém pensão de Igreja em São Miguel do AraguaiaPara a advogada da Igreja Assembleia de Deus, Eliane Carvalho Falcão, a conciliação é sempre a melhor alternativa em qualquer situação. “Sempre fui adepta do acordo porque ele beneficia ambas as partes. Com o advento do novo Código de Processo Civil (CPC), que torna obrigatória a realização da audiência de conciliação, posso realmente afirmar que um acordo é, sem dúvida, melhor que uma boa demanda. Quando a conciliação é garantida com sucesso como a de hoje as partes se tornam até colegas e passam a se respeitar, o que enfatiza a importância do lado humano e social desse tipo de iniciativa. Hoje, dona Francisca vai até de carona conosco”, brincou.

Na opinião de Márcio Molinari, os métodos alternativos de solução de conflitos devem ser aplicados na prática cotidianamente. “Devemos sempre buscar a conciliação e o diálogo em primeiro lugar. Ainda temos a cultura do litígio muito arraigada em nossas raízes, mas esse é um aspecto que vem sendo trabalhado há anos pelo TJGO, pioneiro nesse tipo de iniciativa, bem como pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com isso, percebemos com clareza uma mudança cultural no Poder Judiciário e na própria sociedade em relação a aplicabilidade dos métodos conciliatórios”, ressaltou.

Fonte: TJGO – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

  1. Nós EUA é comum ter “Pastores em tempo integral”, impossibilitando o desenvolvimento de outro ofício profissional. Aliás o Dia do Pastor foi instituído como um dia onde as ofertas levantadas eram para os asilos e casas de repouso dos pastores aposentados. Se o amor de muitos tem esfriado a ponto de desamparar uma viúva que a justiça seja feita!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News