26 C
Vila Velha

Vitória (ES) registra queda nos casos de dengue e zika

EM FOCO

Reportagem
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Vitória (ES) registra queda nos casos de dengue e zika
População deve manter cuidados para prevenir a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti

A diminuição nos números se deve ao trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes Aegypti 

Vitória apresentou redução no quadro de casos notificados de dengue e zika em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a queda chega a 73,59% em ocorrências de dengue e 93,56% de zika.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no País, a redução foi de 90,3% nos casos de dengue, 95,3% de zika e 68,1% de chikungunya.

A diminuição nos números se deve ao trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Cuidados

A coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, ressalta que as medidas de combate ao vetor devem ser mantidas. “Para que possamos dar continuidade à redução do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito, é necessário que o cuidado seja constante”.

A redução nos casos dessas doenças é atribuída ao trabalho conjunto entre Semus e população. Por isso, a orientação é que os moradores continuem elimando locais com água parada e criadouros do mosquito. 

“Em casos de febre, dor no corpo, na cabeça e nas articulações, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, concluiu.

Tratamento

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate à dengue”. O munícipe pode acessar e escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.

Ações importantes

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações da Prefeitura de Vitória/ES

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
www.AutoPECAS-online.Pt

LEIA TAMBÉM