spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Usar o computador por mais de três horas ao dia pode causar Síndrome Visual

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Usar o computador por mais de três horas ao dia pode causar Síndrome Visual
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia não é raro que casos de síndrome visual relacionada ao computador que evoluam para uma miopia | Foto: Reprodução

Os sintomas mais comuns do problema são cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.

Crianças e jovens podem sofrer cada vez mais com a Síndrome Visual Relacionada a Computador (SVRC), o que resulta em diagnóstico de miopia. Leitura e confinamento em ambiente fechados também preocupam especialistas.

Isto porque o comportamento de crianças e jovens atualmente, mostram que eles caminham para se tornar os maiores usuários de aparelhos eletrônicos. Com a volta às aulas, a quantidade de horas que os jovens ficam expostos as luzes azuis emitidas por esses aparelhos, aumenta: além do celular e da televisão, há o reforço do computador e tablet.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) estima que 90% das pessoas que utilizam o computador por mais de três horas ao dia podem experimentar algum tipo de sintoma relacionado à SVRC. “Entre os principais sintomas relatados estão o cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual”, explica o especialista. De acordo com a SBO não é raro que casos de SVRC evoluam para uma miopia, principalmente quando o paciente é jovem.

Esse efeito cascata expõe o que cada vez mais pesquisadores alertam: a eminente ameaça de uma epidemia de miopia. Inclusive, há quem diga que isso já é realidade. Estudos demonstram que além da genética, o estilo de vida é um fator importante para o desenvolvimento da necessidade de correção visual para longe.

“Hábitos como passar muitas horas confinados em locais fechados, associado a exposição a telas de aparelhos eletrônicos e a chamada luz azul, emitida por eles, são algumas das práticas que tem afetado a saúde ocular das pessoas”, complementa a SBO.

A preocupação é tamanha que até o serviço público de saúde britânico (NHS) passou a alertar: focar a visão em objetos muito próximos ao rosto – o que é comum durante a leitura, por exemplo, pode aumentar o risco de miopia.

Além da proximidade, outro fator de risco que vem sendo estudado é a diferença na incidência de luz entre ambientes aberto e fechados. Pesquisadores acreditam que por ter mais luz e, como consequência, exigir menos esforço para a visão a longa distância, os ambientes externos representam um risco menor para o desenvolvimento de miopia, em relação aos ambientes internos.

Ambientes externos

Tão importante para o convívio social e para a prevenção e combate da obesidade infantil, a substituição das horas de lazer dentro de casa pelos ambientes externos, também vem sendo recomendada por oftalmologistas ao redor do mundo. “Além de combate diretamente o abuso dos aparelhos eletrônicos, realizar atividades ao ar livre também auxilia na preservação da saúde ocular. Alguns estudos já indicam que esse hábito pode prevenir ou diminuir a progressão da miopia em crianças e jovens, sem falar em todos os outros benefícios para a saúde”, finaliza o oftalmologista.

[ Folha Vitória ]
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News