24.4 C
Vila Velha

Uma “boa intenção” causou a morte de um inocente

Devemos fazer o que é certo; e, guardar nossas impressões para nós mesmos.

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

A “boa intenção” de Davi cooperou para a morte de Uzá. A Arca da Aliança era para ser transportada no ombro e por levitas: “E os levitas carregaram a Arca de Deus apoiando as varas da Arca sobre os ombros, tudo de acordo com o que Moisés havia determinado, em conformidade com a Palavra de Senhor” (1 Cr 15.15).

Mas, Davi a transportou em um carro novo e com pessoas comuns. “Da casa de Abinadabe levaram a arca de Deus num carroção novo, conduzido por Uzá e Aiô” (1 Cr 13.7).

Uma “boa intenção” causou a morte de um inocente
Davi a transportou em um carro novo e com pessoas comuns.

O resultado

A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus (1 Cr 13.10).

Nossas opiniões não podem prevalecer sobre aquilo que Deus predeterminou. Ninguém deve tentar ser melhor que Deus, nem mesmo se aventurar a fazer ajustes no que já foi ordenado pelo Senhor; mas, simplesmente cumprir o que está escrito.

Saul perdeu o reinado por atropelar as orientações do profeta e fazer aquilo que não era de sua competência. Vejamos o que diz a Bíblia em 1 Samuel 13:11-14:

11 – “Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás”,

12 – “Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto”.

13 – “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre”;

14 – “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.

Admoestações

Devemos fazer o que é certo; e, guardar nossas impressões para nós mesmos.

Ninguém deve usurpar o lugar que não lhe diz respeito, que não é seu.

Além disso, é bom lembrar que a desobediência sempre terá consequências: “Pois rejeitou o que o SENHOR disse e desobedeceu ao seu mandamento porque quis. Essa pessoa será responsável pela sua própria morte” (Nm 15.31).

Escutar a voz do profeta pode evitar esses problemas… “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15.22).

R.A


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

  1. Deus é soberano em tudo e todo o universo ao seu domínio, nunca houve e jamais haverá necessidade de nós optarmos em fazer o que é certo ou fazer ou pensarmos em fazer pois os planos de Deus são perfeitos; e ele já tem tudo traçado em suas próprias linhas uma vez feito isso estaremos nos metendo em assuntos já pré-determinados por Deus. E o resultado é sempre desastroso e de derrota total, pensemos nisso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ESTUDOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Rádio Seara News
- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -spot_img