Uber anuncia mudanças na taxa e tempo para cancelar corridas
Transporte por aplicativo | Foto: Reprodução

Novo sistema reduz o tempo de tolerância para três minutos e cobrança por cancelamento passa a ser proporcional.

Quem solicitar quaisquer serviços da Uber em São Paulo, a partir desta quinta-feira (24), terá que seguir uma nova regra para cancelar as viagens. Isso porque a empresa resolveu diminuir com a tolerância de cinco minutos. Agora, uma nova taxa de cancelamento começa a ser cobrada a partir de três minutos após a solicitação.

A cobrança passa a ser proporcional, não mais fixa. Com essa mudança, a partir dos três minutos de tolerância, um cálculo que leva em consideração o tempo de viagem e deslocamento feitos pelo motorista determinará a taxa de cancelamento da corrida.

De acordo com a Uber, a reformulação nas taxas foi feita para “valorizar o tempo do usuário e do motorista parceiro” e “melhorar a experiência da comunidade”. A empresa explica que o sistema já estava em funcionamento em outras cidades, como o Rio de Janeiro, e segue em expansão. O portal Tilt averiguou que a medida foi adotada sob demandas dos motoristas, a fim de compensar financeiramente o tempo gasto no trajeto.

Em casos de viagem utilizando o “Uber Juntos”, o limite de espera sem cobrança continua sendo de um minuto. O motorista ainda receberá a taxa se decidir cancelar a viagem após esperar o passageiro por mais de dois minutos.

Uber

Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi. É conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.

Em maio deste ano, a Uber iniciou a venda das suas ações na New York Stock Exchange, sendo avaliada em 82,4 bilhões de dólares.

Motoristas

Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais inteligente – e econômica – do transporte urbano, essa alocação inteligente é a base de lucros da empresa.

Com informações de Olhar Digital e Wikpédia
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