Pastor de Ovelhas
Pastor de Ovelhas (Foto: Pixabay)

Falando de liderança cristã, não existe exemplo melhor do que o Senhor Jesus Cristo.

“Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas […]. e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas” (Ezequiel 34.3,8).

“Pare de fazer o que não dá certo!” Era a frase chave num post sobre empreendedorismo, mas que poderia ser dita aos pastores ávidos por sucesso, àqueles que querem saber tudo sobre “como fazer sua igreja crescer”, “como atrair multidões”, “como encantar plateias” e coisas do tipo. Se pronunciada num evento sobre ‘Coaching Ministerial’, certamente renderia aplausos.

Num vídeo no YouTube, um ‘Pastor Coach’ convocava para mais uma “Conferência Liderança de Sucesso”, com a presença de pastores e apóstolos especialistas no assunto. Na descrição, um link para compra de ingressos. Convites como estes são feitos quase que diariamente.

O sucesso de fazer o que Dá Certo

Pastores e líderes em geral estão sendo treinados para fazerem o que dá certo, e não o que é biblicamente certo fazer. Cursos, treinamentos, conferências e palestras, sem generalizar, focam mais as estratégias, tratam mais sobre como conseguir os resultados – na maioria das vezes a multiplicação dos fiéis, o aumento das entradas financeiras, administração visando o sucesso etc. – que a fidelidade e sujeição à Palavra de Deus. Como consequência temos cada vez mais empreendedores religiosos, gestores de pessoas, gerentes eclesiásticos, gente especializada na tosquia, e não pastores de ovelhas (no sentido bíblico). É como se a estratégia fosse “Pare de fazer o que não dá certo!” E assim é, embora não declaradamente. O problema desta visão de liderança antibíblica é que:

– Fazer o que dá certo pode indicar ambições egoístas de líderes desonestos, muitas vezes travestidas de boas intenções.

– O que dá certo pode ser politicamente correto, sem, necessariamente, ser certo.

– Nem tudo o que dá certo se harmoniza com a verdade.

– Nem tudo o que dá certo é moralmente certo.

– Nem tudo o que dá certo é honesto.

– Nem tudo o que dá certo é biblicamente certo.

– Nem tudo o que dá certo hoje dará certo sempre.

– Nem tudo o que dá certo acalma consciências culposas.

– Nem tudo o que dá certo é segundo a perfeita vontade do Pai.

– Nem tudo o que dá certo promove o verdadeiro Evangelho.

– Nem tudo o que dá certo nos isenta de sermos responsabilizados por Deus.

O sucesso de fazer o que É Certo

Fazer o que dá certo pode projetar na sociedade uma boa imagem do líder, pode encher templos, aumentar receitas, porém, tem sido a estratégia mais usada pelo diabo para alcançar, por meio destes líderes inescrupulosos, o seu próprio sucesso em enredar pessoas e encaminhá-las ao inferno (líderes e liderados).

Se você não quer colaborar com o intento maligno de Satanás, então deixe de buscar o sucesso pessoal e temporal, PARE DE FAZER O QUE DÁ CERTO, e comece imediatamente a fazer o certo. Isso não resultará em elogios do mundo, mas é o certo, e na visão de Deus é só o certo que dá certo.

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui