Sonda Maven entra na órbita de Marte para descobrir o que aconteceu com sua atmosfera

0
31

Cientistas acreditam que o planeta vermelho e a Terra foram planetas irmãos há bilhões de anos.

Sonda Maven entra na órbita de Marte para descobrir o que aconteceu com sua atmosfera
Nesta arte fornecida pela Nasa, a sonda Maven se aproxima de Marte numa missão para estudar sua atmosfera superior – AP (clique na imagem para ampliar)

A sonda Maven entrou na órbita de Marte na noite deste domingo, iniciando uma viagem de um ano durante a qual os cientistas esperam descobrir o que aconteceu com a atmosfera marciana.

Gerentes da missão no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, receberam a confirmação da chegada de Maven por volta de 22h25, cerca de meia hora depois que começou a abrandar a partir de mais de 10.000 mph para entrar na órbita de Marte.

A narração de entrada do orbital foi transmitido a partir das 21h30 do centro de operações da missão da Lockheed Martin Space Systems em Littleton, Colorado. Demorou cerca de 12 minutos para os sinais do Maven viajarem as 442 milhões de milhas até a Terra.

Lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, em 18 de novembro de 2013, a sonda Maven agora vai levar seis semanas para ligar e testar seus sistemas.

Depois disso, a embarcação do porte de um ônibus, avaliada em US$ 671 milhões, vai passar um ano avaliando atmosfera do planeta Marte, na esperança de descobrir como a atmosfera marciana está mudando agora e, ao fazê-lo, entender como ela mudou ao longo de bilhões de ano.

Os cientistas acreditam que Marte e a Terra foram planetas irmãos, ambos verdes e molhados. Mas, cerca de 4 bilhões de anos atrás, suas futuros divergiram: como a Terra incubou a vida em sua espessa atmosfera reconfortante, pensa-se que Marte de alguma forma perdeu seu campo magnético. Isso deixou-a vulnerável a partículas solares através do espaço, e, com o tempo, dizem os cientistas, essas partículas peneiraram a atmosfera marciana. Sua terra virou seca e quebradiça, e sua paisagem ficou congelada.

Maven é a 10ª missão orbital de Marte da NASA, três das quais falharam. Outras três espaçonaves estão na órbita de Marte, duas das quais são missões da NASA (2001 Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter 2005), e uma missão da Agência Espacial Europeia, de 2003.

Fonte: O Globo

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome