Sociedade Bíblica de Surdos apoia traduções da Bíblia em linguagem de sinais em toda a África
As línguas de sinais usadas entre surdos africanos variam entre países e regiões | Foto: Deaf Bible Society

Deaf Bible Society (Sociedade Bíblica de Surdos) planeja apoiar os esforços de tradução da Bíblia em língua de sinais para diversos países africanos.

A África é um continente vasto e diversificado com 54 nações. As línguas de sinais usadas entre surdos africanos variam entre países e regiões.

No entanto, em 44 países da África, as Escrituras Sagradas são acessíveis às ​​línguas africanas de sinais. Aqueles que conseguem, tem em seus corações apenas porções da Bíblia traduzidas em linguagem de sinais.

A Sociedade Bíblica de Surdos está trabalhando para diminuir esse número até que todos os surdos na África tenham acesso à Palavra de Deus.

Trabalho da Deaf Bible Society

Fasil Kidane é um surdo etíope que vive nos EUA com sua esposa e filho e atua como coordenador de campo da Aceleração Bíblica na África da Sociedade Bíblica para Surdos. Parte do trabalho de Kidane inclui atuar com equipes de tradução da Bíblia em língua de sinais em toda a África para fornecer suporte em várias capacidades.

De acordo com Kidane, a Sociedade não está fazendo as traduções da Bíblia, mas apoia as várias equipes. Em seu trabalho como coordenador de campo, se envolve com todas as equipes e descobre quais as necessidades de tradução – se está sendo financiada, ou se são equipamentos como laptops, câmeras e iluminação.

“Desenvolvemos vários treinamentos em relação à tecnologia. Realizamos vários workshops sobre como eles podem solicitar suporte. Também provemos vários treinamentos em relação à cultura de surdos e como ela é diferente lá, e fornecemos treinamento de consultores para que as equipes possam trabalhar com eles”, disse Kidane.

Foto: Deaf Bible Society

A comunicação através do oceano pode ser difícil, então Kidane e outros funcionários da Sociedade Bíblica de Surdos às vezes vão à África para realizar treinamentos e oferecer apoio pessoalmente.

A lista de países africanos onde a Sociedade Bíblica de Surdos atualmente apoia equipes de tradução inclui Uganda, Tanzânia, Gana e Ruanda.

“Na verdade, é essencialmente a primeira Escritura para Ruanda, por isso é a primeira vez que eles fazem”, diz Kidane. “Definitivamente, estamos ao lado deles para oferecer qualquer apoio possível”.

No próximo ano, a Deaf Bible Society (Sociedade Bíblica de Surdos) também planeja apoiar os esforços de tradução da Bíblia em língua de sinais no Sudão do Sul, Moçambique, Burundi e eSwatini (antiga Swaziland).

“Há mais 10 países que realmente entraram em contato com a Sociedade Bíblica de Surdos, querendo uma tradução da Bíblia. Então, planejamos começar a nos envolver com esses países, mas não sabemos o que o futuro deles reserva atualmente. Alguns desses países são Camarões, Malawi, Botsuana, Zâmbia e Zimbábue”.

Eternidade em Jogo

Kidane está esperançoso de que vários ciclos de projetos de tradução da Bíblia sejam concluídos nos próximos cinco anos, o que significa que os surdos nos grupos africanos de língua de sinais terão acesso a porções da Palavra de Deus em sua língua de sinais pela primeira vez.

A Sociedade Bíblica de Surdos também está começando uma escola de treinamento em Israel, chamada Josiah School of Translation (Escola de Tradução Josiah). Planos estão em andamento para enviar equipes de tradução de Uganda, Tanzânia e Ruanda para a JST. Cada equipe terá um gerente de projeto, dois tradutores e um editor de vídeo.

“O objetivo da Sociedade é reunir as equipes para que possam continuar as traduções por conta própria, para que possamos continuar divulgando a Palavra de Deus em todas essas línguas de sinais”, afirma Kidane.

Sociedade Bíblica de Surdos apoia traduções da Bíblia em linguagem de sinais em toda a África
Foto: Deaf Bible Society

A eternidade dos surdos da África está em jogo, mas a Sociedade Bíblica de Surdos não está perdendo tempo. Contudo, precisa do apoio do Corpo de Cristo no mundo todo (tanto ouvintes quanto surdos) para traduzir a Palavra de Deus para as línguas de sinais africanas.

“Estamos apenas pedindo uma oração contínua por toda a África para que as traduções possam continuar e depois sejam difundidas em todo o mundo”, declara Kidade.

Informações e ajuda

Mais informações sobre o trabalho da Sociedade Bíblica de Surdos na África podem ser encontradas no site deafbiblesociety.com. A Sociedade também mantém uma página para o ministério no Facebook que usa para divulgar atualizações: f/signlanguagebibles

Além disso, Kidane convida aqueles que estão perto da sede da Deaf Bible Society em Arlington, Texas, para dizer olá! “Se vocês querem se envolver… encorajamos as pessoas a visitarem a Sociedade Bíblica de Surdos. Temos intérpretes no local e ficaríamos felizes em mostrar às pessoas nossas instalações”.

Kidane faz um apelo às pessoas para apoiarem financeiramente a Sociedade Bíblica de Surdos e investir em um movimento de evangelização de Surdos.

> Com informações de MNW
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui