Sobreviventes de tornado dizem como Deus ajudou a encontrar um novo sentido após o caos

0
28

'Onde estava Deus?' compartilha as histórias de esperança de sobreviventes a um tornado

Sobreviventes de tornado dizem como Deus ajudou a encontrar um novo sentido após o caosSobreviventes de um furacão poderoso que matou 24 pessoas e feriu cerca de 400 outras pessoas e causou mais de US $ 2 bilhões em danos, falam como sua fé em Deus os ajudou a encontrar um sentido em meio a experiências angustiantes e perdas devastadoras no novo documentário, Where Was God? Stories of Hope After the Storm (“Onde estava Deus? Histórias de Esperança depois da tempestade”).

Em 20 de maio de 2013, um poderoso tornado tocou o solo em Moore, no estado de Oklahoma (EUA), e deixou um rastro de destruição por mais de 27 quilômetros através da sétima maior cidade do estado, por angustiantes 39 minutos. Uma escola primária foi completamente destruída, várias crianças de outra escola morreram, e mais de uma dúzia de casas foi arrasada pela tempestade.

O Oklahoma é um estado propício a esse tipo de fenômeno, e foi atingido novamente no final de abril, quando uma tempestade passou por suas fronteiras e as de vários outros estados, deixando pelo menos 35 mortos e inúmeros lares destruídos. Mas o furacão vivido pelos moradores da cidade de Moore e aqueles das cidades próximas em 2013, foi um dos 10 tornados mais destrutivos que já atingiu Oklahoma, tendo atingido a categoria EF5 (a mais forte na escala, com ventos de mais de 300 km/h).

Where Was God apresenta as histórias de pais, filhos, socorristas e voluntários "que contam a linha do tempo da destruição e compartilham os acontecimentos milagrosos que mudaram suas vidas para sempre", segundo um comunicado de imprensa.

Um sobrevivente em destaque no documentário é Karen Marinelli, uma professora na escola Plaza Towers Fundamental que usou seu corpo para proteger três de seus alunos do tornado mortal.

"Eu fechei os olhos de uma forma tão apertada quanto podia, e literalmente me espremi em cima dessas crianças", diz Marinelli, cujo osso cóccix [pequeno osso na parte inferior da coluna] foi esmigalhado durante a tempestade.

“.. A parede caiu e foi quando que eu imediatamente pensei já era, nós vamos morrer. Eu continuei orando: por favor, mantenha-nos em segurança – por favor, me ajude a respirar. Eu orei continuamente para que nós pudéssemos sobreviver àquilo, e que a parede não desmoronasse ainda mais”.

Enquanto Marinelli e seus alunos da primeira série sobreviveram ao ataque, pelo menos sete estudantes de outras partes do edifício perderam suas vidas.

Chris Forbes, produtor do documentário, chamou os habitantes de Oklahoma de "o povo mais resistente de todos" e elogiou os voluntários que sacrificaram seu tempo para ajudar nos esforços de recuperação, o que ele vê como um "testemunho de sua fé e caráter".

“Contudo, muito raramente as pessoas testemunham como é se recuperar de uma tempestade tão devastadora”, acrescentou.

"Grande parte da história de recuperação nunca é contada", disse Forbes. "Depois que as equipes de notícias vão embora, as pessoas não sabem como vão tocar suas vidas depois de uma tempestade, especialmente três, seis ou nove meses depois. Queríamos responder à pergunta: ‘Como é que as tempestades da vida afetam a sua fé?’”, questionou.

Forbes passou a explicar o significado por trás do título do filme.

"Chamamos o filme de ‘Onde estava Deus?’ por uma razão", disse ele. "Tudo bem perguntar a Deus o porquê, mas não podemos responder o porquê. Entretanto, podemos mostrar onde Deus estava naquela tempestade em 20 de maio e onde ele está agora em qualquer tempestade pela qual você esteja passando", resume.

Steven Earp, pastor principal da Elevate Church em Moore e produtor executivo do documentário, cita Forbes em uma cena emocional no trailer do filme, insistindo: "Não há uma única coisa que poderíamos passar que nosso Pai celestial não entenda, e não há um único lugar escuro pelo qual Ele não tenha andado".

Sam Porter, um socorrista especializado em tornados em Moore, e diretor estadual da Southern Baptist Disaster Relief, acredita que Where Was God é tão impactante “que pode levar as pessoas ao Senhor".

"O filme ajuda os espectadores ver a Paternidade de Deus", concluiu.

Fonte: The Christian Post

 

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome