spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

A serpente que virou um grande dragão

EM FOCO

Oséas Pontes
Oséas Pontes
É pastor, teólogo com mestrado e especialização no Antigo e Novo Testamento. Formado em Filosofia e Administração de empresas. Escritor de mais de uma dezena de livros, cantor e compositor de mais de uma centena de hinos sacros, conferencista e líder da Assembleia de Deus Shekinah em Terezina, PI.

A trajetória da serpente
que virou um grande dragão

A serpente que virou um grande dragão

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele” (Ap 12.9).

Que poderosa revelação nos traz esse maravilhoso texto sagrado. Existe nesse texto mais do que os olhos naturais e mentes aguçadas conseguem enxergar. Existe um enorme pano de fundo e uma antiga e extraordinária historia que envolve toda a humanidade em todos os tempos e que nos afeta diretamente hoje. O fato mais marcante desse texto é: “O grande dragão, a antiga serpente!”

É claro que a visão da queda desse grande dragão sendo expulso do céu juntamente com seus vassalos é poderosa e surpreendente e de um valor incalculável para todos nós, mais gostaria de colocar aqui em forma de alerta é a trajetória da serpente que virou um grande dragão vermelho.

Está bastante claro para todos que a serpente citada no texto é uma referencia ao livro de Gênesis 3.

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E está disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.1-6).

A serpente não tinha poder nem autoridade alguma para impedir que Adão e sua mulher continuassem gozando da benção da comunhão com Deus. Tudo que ele podia fazer era contar mentiras e os fazer perde a fé no amoroso criador. Aquele casal a quem Deus deu o poder e o domínio sobre toda criação na terra, podia enxotar facilmente aquela serpente de lá, mais a mulher preferiu ouvir o que ela tinha pra falar, ainda mais porque a serpente quis dar a ela uma nova “interpretação” do que Deus quis dizer quando entregou a sua ordenança.

Deus sabia exatamente quem estava por traz da serpente usada para enganar o casal, e Deus se volta para essa astuta mente criminosa. Acredito que Satanás não esperava que as coisas fossem esquentar dessa maneira ao ponto de ser colocado mais uma vez no banco dos réus. Ele toma um susto e quase cai para traz quando o dedo de justiça de Deus é mais uma vez apontado na direção dele. A voz de Deus anunciado a condenação fatal de Satanás e sua sentença final ecoam no universo até os portais do inferno.

“Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida” (Gn 3.14).

É aqui que as coisas começam a complicar. É aqui que a serpente entra na historia da humanidade, e é aqui que um grande mistério sobre a serpente (satanás) se desenrola. Como a serpente que enganou Eva é vista em Apocalipse como um grande dragão vermelho? O que houve no decorrer do tempo e das eras que transformou a pequena serpente em um grande dragão. A resposta pode está na dieta da serpente. Deus lhe disse:

“… e pó comerás todos os dias da tua vida!”

Faça uma rápida busca no Google ou na Wikipédia e você descobrirá que nenhuma espécie de serpente come pó. É claro que Deus não se referia ao pó natural da terra. É claro que Deus dizia a satanás que ele se alimentaria de outro tipo de pó. Ele recebeu a sentença de andar rastejando, como símbolo de sua derrota. Satanás ao se arrastar sobre seu ventre se alimenta da poeira espiritual levantada pelo homem (pó da terra). Há um principio espiritual aí que não é percebido e é até mesmo ignorado. A serpente se alimenta de pó! Que pó é este? Deus disse a Adão: “tu és pó”. Esse é o pó que alimenta a serpente. A natureza pecaminosa do homem. A nossa natureza adâmica, o nosso ego e orgulho pecaminoso.

À medida que o pecado e as suas mazelas encontram lugar para habitar em nossa vida, estamos alimentando a serpente. Os nossos pecados, a poeira levantada por nossos atos de desobediência a Deus são um delicioso pão para satanás!

Eu não sou o único Oséas a entender essa revelação bíblica, outro Oseias bem anterior a mim percebeu pelo Espírito Santo a mesma revelação que agora reparto com vocês.

“Alimenta-se do pecado do meu povo e por sua maldade têm desejo ardente… o meu povo consulta sua madeira (ídolo) e a sua madeira lhe responde, porque o espirito de luxuria lhes engana, e eles se corrompem afastando-se da sujeição do seu Deus” (Os 4.8,12).

A serpente tem se alimentado tanto do pecado do homem que sua evolução vem acontecendo através dos séculos de forma assustadora. A serpente virou um grande dragão que controla hoje nações inteiras, continentes inteiros e influencia através de canais de comunicação todas as nações da terra. A serpente é hoje um grande e furioso dragão. Seu poder e influencia são tão devastadores e inegáveis que o apóstolo João escreveu: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno” (I Jo 5. 19).

O próprio Senhor Jesus chama satanás de príncipe desse mundo João 16:11. Paulo chama satanás de Deus deste século.

“… o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4.4).

No passar de milhares de anos a pequena serpente vem lançando o seu veneno e seduzindo multidões. Entorpecendo corações e se alimentando do pó. Ela cresce dia a pós dia ganhando espaço na mídia na política no comercio etc. Hoje a serpente é um dragão vermelho, pronto para devorar a humanidade por completo. Onde houver iniquidade, ali estará o dragão para obter força, poder e glória nessa iniquidade mesmo que ela seja passageira.

É muito valido registrar aqui que quando afirmo que satanás se alimenta da iniquidade, estou dizendo que seu poder e influencia crescem à medida que a humanidade vem se entregando e se entorpecendo com o veneno da serpente. Que veneno seria esse? O mesmo que entorpeceu a Adão e sua mulher Eva, a concupiscência.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2.15-17).

Quanto mais a humanidade se entrega a essa concupiscência, mais o dragão cresce em poder e domínio entre as nações do mundo.

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Rm 6.16).

É claro que essa revelação bíblia tem diversas outras aplicações e por isso eu gostaria de lhe perguntar: Existe alguma serpente rondando o seu jardim? Você está vivendo um momento em que a serpente está confrontando a verdade de Deus em teu coração e querendo torna em mentira as promessas que o Altíssimo lhe fez? Não caia no erro de alimentar a serpente! Esse é o momento de esmaga-la! Não brinque com ela, nem gaste tempo ouvindo a sua conversa e filosofia. Esmague-a imediatamente enquanto ela é apenas uma pequena serpente. Dar lugar a ela, se entorpecer com seu veneno de iniquidade a alimentará e ai será uma luta difícil de vencer, pois quando você menos esperar ela terá se tornado um grande dragão.

Não posso terminar esse artigo sem dizer a melhor parte da historia e revelação bíblica. Satanás, a antiga serpente é um grande dragão para a humanidade, para Jesus ele não passa de um pequeno ser rastejante. É por isso que o texto de Apocalipse revela:

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte” (Ap 12.9,11).

Nós o venceremos pelo sangue do cordeiro de Deus! Essa era a esperança e fé do apóstolo Paulo que consolou a Igreja ao escrever:

“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém” (Rm 16.20).

Prepare-se, em breve a serpente que virou dragão será apenas um verme esmagado debaixo dos nossos pés!

- Publicidade -

LEIA MAIS...

2 COMENTÁRIOS

  1. Pensei que eu estivesse ficando louco quando Deus me trouxe a revelação dessa passagem, e entre outros pontos interessantes nas histórias bíblicas que são parte do contexto, Muito obrigado por se dedicar e formar esse pequeno estudo, que Jesus e o Espírito Santo esteja a esclarecer ainda mais o vosso pensamento.

  2. Texto revelado maravilhoso realmente o Espírito Santo te revelou isso. Eu estava procurando saber o real nome do diabo porque muitos põem nome de serpente, porém, serpente é um animal não um diabo; mas, sim, sei que o diabo tem esse nome serpente, mas penso que não devo demonizar o animal ou qualquer outro. Mas, olha amei a explicação, por isso estou aqui escrevendo. Voltarei mais vezes. Deus nos abençoe e que ele continue te instruindo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News