spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Se a realização pessoal é possível, então porque viver insatisfeito?

EM FOCO

Silvio Costa
Silvio Costa
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; estudou teologia no Seminário SEET e SEIFA, é professor de matérias teológicas na FATEG, membro do conselho editorial da revista Seara News. Também contribui como colunista em outros portais evangélicos do país, além de palestrante em escolas bíblicas e conferências teológicas. Mantém também o blog Cristão Capixaba.

Inicio dizendo que não sou coach e que o conteúdo abaixo não foi copiado de livros que discorrem sobre o assunto – sucesso e prosperidade – especificamente. Portanto, o que você vai ler não é plágio. Esta reflexão trata-se de descobertas em leituras bíblicas e observações de perfis de pessoas que venceram na vida (vencer aqui tem o sentido de conquistas sócio-econômicas. Sucesso tem sentidos diferentes e próprios para cada pessoa). Pois é, mas refiro-me a gente que vive feliz, que obtém reconhecimento profissional, alcançam resultados financeiros positivos, “curtem” com quem amam, viajam, comem bem e sobretudo, não deixaram de ser crentes em Jesus Cristo!

E a felicidade obtida, aparentemente por “esses escolhidos para a vida boa” é a constatação de que essas pessoas não foram ou são genialidades, não receberam heranças financeiras – mas que demonstraram qualidades que se reproduzidas – também confirmam-se na vida de outras pessoas. E sendo tal verdade inquestionável, então fica evidente que sucesso e prosperidade não são absolutamente dons; mas sim, uma forma de se viver –  que te leva à obtê-los como consequência do que foi construído.

É oportuno esclarecer que para realizar-se na vida você precisa da bênção de Deus e de força de vontade; e unindo esses dois complementos – conclui-se que a conquista (realização), é o resultado do cumprimento resiliente de algumas leis da vida.

Sim. Leis para a felicidade, o sucesso e a prosperidade!

Leis que como caminhos, são ignoradas por muitos de nós, pois é senda reservada aos resolutos e comprometidos com a transformação de realidades pessoais, sociais, ambientais e materiais. Vou apresentar a você 3 dessas leis: desejar (sonhos), acreditar (fé) e lutar (vivência).

Vejamos:

A LEI DO SONHOS (Vislumbrando uma vida de realizações)

Qualquer grande projeto parte de um ideal (sonho); de modo que sem um vislumbre inicial (embora abstrato), nenhuma realidade seria possível ou concreta. Sonhos ou desejos vem antes de realizações, aspirações diante de conquistas, ideais principiam objetivos. Desse modo, tal assertiva se revela como uma lei existencial – aplicada sobre todas as pessoas.

O que te impede de sonhar? E sonhar para cada um de nós tem telas imaginárias distintas, pintadas em nosso íntimo. O impedimento será a idade cronológica que chegou, as tantas tentativas que resultaram em fracasso ou a voz de uma multidão de coisas que em uníssono ecoam sobre seus sonhos pessoais, bradando: você não vai conseguir?

Se sonhar (desejar) é um principio para uma vida de realizações que fornecerá progresso, prosperidade e felicidade – deixar de sonhar é um grande erro, uma falha catastrófica para um ideal de felicidade buscado por muitos. Clareie esse sonho, escreva-o num local visível, releia-o sempre, ore sobre ele, trabalhe por ele – faça dele parte de seu futuro previsível (pelo menos naquilo que compete a você fazer e ser previdente).
**Utilize Jeremias 29:11-13 e Filipenses 4:8 para te ajudarem nisso.

A LEI DA FÉ (Nutrindo a crença dos sonhos)

O que te impede de acreditar? Se você entregou os pontos, se abandonou seus projetos, se riscou suas metas comprometendo seu grande objetivo; ou até mesmo se embrulhou seus ideais despachando-os para longe de você – então: você deixou de acreditar, você perdeu a fé!

E uma verdade que por vezes ignoramos é a de que nossos ideais embora honestos, bons e construtores de nossa felicidade – mesmo assim não puderam ser concretizados por “ene” razões. Isso é frustrante!
Isso mexe com a gente por dentro. E por conta disso construímos paredões imaginários que limitam ou debilitam nossa reação. Começamos a acreditar que a tal “felicidade” ou “prosperidade” não é pra gente – não somos merecedores de tal graça – esse dom não nos foi dado. Isso é perturbador!

Mas, você sabe por que não conseguimos, embora o que queríamos era bom e honesto? Simplesmente porque desistimos e deixamos de acreditar – abandonamos a lei da fé!

Se a realidade adversa for capaz de murchar suas esperanças – é sinal que você nunca nutriu sonhos e desejos concretos. Porque o que é concreto pra um ser humano não pode ser vencido pelo acaso circunstancial, o que é concreto inspira coragem e produz força, mesmo em dificuldades.

Acredite ou volte a acreditar de verdade, resgate seus sonhos, desencaixe projetos e viva isso com intensidade, removendo cada pedra, subindo cada degrau, superando cada etapa. Vivendo assim, é impossível você não vencer e obter exatamente o que deseja – essa é uma das leis do sucesso – a persistência nutrida pela fé e direcionada por bons propósitos!

O que vale a pena não é fácil! A casa dos sonhos, o casamento feliz, a vida equilibrada ou a tão sonhada independência financeira. E porque tais realizações mesmo fazendo bem as pessoas que dela desfrutam – aparentemente não são “dadas” a todos? Simplesmente por que essas coisas estão “reservadas” primeiramente, aos que vislumbram (lei do sonho) e acreditam sempre (lei da fé) apesar das circunstâncias adversas. Se você é capaz de acreditar que consegue uma coisa – e por isso – fizer todo o necessário para tal – só resta uma possibilidade – a de você conseguir o que tanto desejou, viveu e lutou por isso. A felicidade não é um achado – é o resultado da construção de um sonho, baseado também numa vida de fé!
**Utilize Hebreus 11:1 e Marcos 9:23 para te fortalecerem nisso.

A LEI DA LUTA (combatendo pela realização dos sonhos)

É preciso ficar claro pra nós que vencer é o resultado exitoso obtido numa luta. Infelizmente, há muita ênfase na vitória, mas pouca concentração sobre a dureza da peleja e da rudeza dos embates da caminhada. Não basta lutar, você só pode vencer uma briga se lutar bem!

Qual o seu maior inimigo agora? Podemos enumerar alguns, mas o nosso principal inimigo somos nós mesmos. Somos nós que boicotamos nossos sonhos através de um modo de vida que nega tudo o que acreditamos (violamos as 2 leis anteriores). Somos nós que deixamos que vozes exteriores, influenciem convicções interiores; somos nós que alimentamos ressentimentos e nutrimos picuinhas – soterrando grandezas internas e com isso, apequenando ainda mais o ser humano criado por Deus.

Se existe uma forma de lutar corretamente para obter-se grandes vitórias, com certeza é pelo embarque nos sonhos próprios como projetos de uma vida bem sucedida; de encarar problemas com aquela fé que nutre esperanças e encontra saídas (algumas saídas são obscurecidas pelo desespero – falta de fé). Você precisa lutar pelos seus sonhos (e eles são bons, valem a pena – farão você e outras pessoas felizes), protegido por uma fé inabalável (um escudo contra o desânimo). Se assim fizer, terás encontrado o fortalecimento que o fará vencedor em todas as batalhas da realização de seus sonhos e por fim, no grande campeão da multiforme guerra terrenal.

**Utilize Provérbios 24:10 e 1 Coríntios 9: 26, 27 para te referenciarem nisso.

Que Deus lhe abençoe com toda a sorte de bençãos em Cristo Jesus, nosso Único e Suficiente Salvador (Mt 11:28-30; Ap 3:20).


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News