Santa Ceia Online
Santa Ceia Online | Fotomontagem: Seara News

Você tomaria a Ceia do Senhor, transmitida pela Internet?

Por Robson Aguiar

Recentemente li, no site JMNotícia, um texto sobre a Santa Ceia ser ministrada de forma online, uma vez que os irmãos não estão podendo se reunir devido ao isolamento social, por conta do covid-19, e isso gerou muita discussão.

Debate a parte, eu penso da seguinte forma:

Se formos observar a santa ceia do ponto de vista legalista ela deveria ser realizada uma vez só no ano uma vez que a páscoa dos judeus era realizada uma só vez a cada ano.

Também historicamente a Ceia não era realizada apenas com um pedaço de pão e um pouco de vinho a julgar pelo contexto de Paulo escrevendo aos Coríntios os irmãos faziam uma refeição de fato e essa refeição envolvia o pão e vinho. Traziam sua própria Ceia e comiam e bebiam até demais.

“De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga.  Não tendes porventura casas onde comer e beber?”  (1Co 11.20-22)

Lembrando que o próprio Cristo ao celebrar a Páscoa e substituí-la pela Santa Ceia, não estabeleceu quantas vezes por ano deveria ser celebrada. Também não estabeleceu quantas gramas de pão ou quantidade de vinho.

Partindo desse princípio, não faz diferença se celebramos todos os dias, uma vez por semana, uma vez por mês ou uma vez por ano!

Quanto aos elementos da Santa Ceia, sabemos que são o pão e o vinho, mas também sabemos que alguns lugares como montanhas, matas e desertos onde não existe comércio e são habitados por tribos distantes das grandes cidades esses dois elementos não existem.

O vinho e o pão são substituídos, nessa situação, por outros elementos que de igual forma simbolizem o corpo e o sangue de Jesus, apontando para a morte e ressurreição de nosso Senhor.

Faz-me lembrar certo missionário que pregando em uma tribo onde o pão não era conhecido, usou a expressão: “Jesus é o peixe vivo que desceu do céu”.

Na minha opinião tudo é muito contextual e o significado se sobrepõe ao símbolo.

Virtual ou presencial, uma vez no ano, uma vez no mês, uma vez na semana, ou todos os dias, estando distante ou estando juntos e, independente até mesmo dos elementos, vai depender da situação geográfica em que cada um se encontra sendo o celebrante um pastor, um membro, irmão ou uma irmã, eu acho que o importante é os irmãos participarem da ceia.

R.A


Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui