spot_img
23.3 C
Vila Velha

Saiba como controlar as emoções durante a pandemia do covid-19

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Muitas pessoas estão procurando meios de não se desesperarem em meio ao cenário de perda de empregos, crise sanitária e mortandade.

O escritor e influenciador digital Antônio Junior traz conselhos valiosos para manter a calma e controlar as emoções durante o isolamento social causado pela pandemia do covid-19.

Controlar as emoções – Basta uma passada rápida de olhos nas redes sociais para ver como a quarentena e o isolamento social estão afetando as pessoas mundo afora. Muitas pessoas alegam estar perdendo a calma e a sanidade devido às restrições mais severas necessárias para combater o novo coronavírus e estão procurando meios de não se desesperarem em meio ao cenário de perda de empregos, crise sanitária e mortandade.

O escritor e influenciador digital pastor Antônio Junior é um conselheiro espiritual conhecido nas redes sociais, com mais de 7 milhões de seguidores. Ele faz um paralelo entre o controle emocional necessário para este momento difícil: “Saber se controlar é muito importante para que você possa não apenas sobreviver à crise do covid-19, mas usufruir de bons relacionamentos e ser sucedido em várias áreas da vida. Por outro lado, pessoas que agem por impulso e que se deixam levar pelas circunstâncias, na maioria das vezes não conseguem alcançar muitos objetivos. Então o momento agora é de amadurecermos e encontrar meios de não perder a cabeça durante o isolamento social”.

Antônio Junior conta que, no entanto, não é fácil controlar as próprias emoções: “É fácil saber manter o controle diante das situações? Não, não é! Eu também passo por isso. Nós todos passamos por circunstâncias que nos estressam e fazem com que percamos o controle sobre nós mesmos. Mas é preciso encontrarmos o nosso equilíbrio e a resposta está na fé e em Deus”.

Como controlar as emoções?

Segundo o escritor, só se tem a ganhar ao conseguir atingir o autocontrole: “Não é por acaso que está escrito em Provérbios que ‘melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade’ (Provérbios 16.32). O momento agora é de crer em Deus e que dias melhores virão, que o covid-19 é passageiro e que este é o momento de exercitar um dos dons e frutos do Espirito Santo, que é o domínio próprio (Gálatas 5.22).

Antônio Junior separou algumas dicas para ajudar você a encontrar o seu equilíbrio durante a crise do covid-19. Confira:

1) Conheça as suas emoções

Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito de nossas emoções. Será que sou uma pessoa explosiva? Fico ofendido com facilidade? Costumo querer “pagar com a mesma moeda” o que fazem comigo? Reconhecer os próprios defeitos e erros é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.

2) Pense bem antes de fazer ou dizer algo

Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Você se tornará uma pessoa melhor aos olhos de Deus e das outras pessoas? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? Em Tiago 3:2 está escrito: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”. Por isso, quanto mais você controlar suas palavras, mais conseguirá controlar o seu corpo e não deixará suas emoções “à flor da pele”.

3) Perdoe sempre

O perdão é algo libertador não apenas para quem foi perdoado, mas principalmente para quem foi ofendido. E Jesus ensina que somos perdoados à medida que perdoamos quem nos ofende (Marcos 11.25,26). Por isso, se você realmente quer aprender a controlar suas emoções, em primeiro lugar, você deve ter um coração misericordioso.

4) Confie que Deus é a sua justiça

Se você confiar que Deus nunca irá te desamparar, independentemente da situação, você não irá se deixar abalar pelas circunstâncias e nem procurar vingança caso perca o emprego ou adoeça, o que esperamos que não lhe suceda, mas todos nós estamos sujeitos a momentos difíceis. Lembre-se que é o Senhor que muda a história e que nós, seres humanos, não temos o controle de tudo.

Leia também:
(Com MF Press Global)

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News