Rio de Janeiro sediou evento da Religious Freedom & Business Fundation

 

Por Paulo Pontes

A Religious Freedom & Business Fundation (RFBF) e sua filiada brasileira Associação pela Liberdade Religiosa nos Negócios, com correalização da ONU, realizou nesta quarta-feira (13), às 10h, na Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), no Rio de Janeiro, evento de Lançamento do Prêmio Internacional Cultura de Paz nos Negócios e no Relacionamento Inter-Religioso.

Rio de Janeiro sediou evento da Religious Freedom & Business Fundation
Brian J. Grim, Ph. D., é o presidente da Religious Freedom & Business Fundation (RFBF) – (Foto: Jô Ribes)

O evento contou com a presença do presidente mundial da RFBF – Brian J. Grim, do presidente da Frente Parlamentar de Liberdade Religiosa, e de representantes governamentais e empresariais. E o objetivo foi apresentar a importância da promoção do diálogo inter-religioso dentro da cultura corporativa. 

Brian J. Grim, Ph. D., é o presidente da Religious Freedom & Business Fundation (RFBF) e um dos principais especialistas em demografia religiosa internacional e do impacto sócio-econômico das restrições à liberdade religiosa. Brian recentemente, serviu como presidente do World Economic Forum’s.

Foi apresentada a lista de CEOS que já praticam a Cultura de Paz e seus cases de sucesso. Entre os finalistas, dois pertencem ao mercado empresarial brasileiro. As ações escolhidas seguem as metas do pilar social da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável promovida pela ONU. Estes empresários serão premiados em grande evento no mês de setembro.

A RFBF

A Religious Freedom & Business Fundation foi criada nos Estados Unidos (EUA), visando a promoção da liberdade religiosa, e sua relação com os negócios. A RFBF leva em conta os resultados dos estudos que revelam que em países onde a liberdade religiosa não é infringida existem condições mais amigáveis e favoráveis para o crescimento e o desenvolvimento do mercado, atraindo novos negócios, empregos e investimentos.

A RFBF se esforça para o aperfeiçoamento da comunidade empresarial global sobre como a liberdade religiosa é boa para os negócios. Também busca envolver a comunidade empresarial com organizações governamentais e não-governamentais para unir forças a favor da promoção do respeito pela liberdade de religião ou crença.

O prêmio

Rio de Janeiro sediou evento da Religious Freedom & Business Fundation
Jonathan Berezovsky e Brian Grim, presidente da RFBF / Foto: Jô Ribes (clique para ampliar)

Os líderes empresariais contemplados com o prêmio, em 6 de setembro, receberam a oportunidade de apresentar seus compromissos com a compreensão inter-religiosa e da paz, durante a cerimônia de apresentação, assim como suas ações em prol da liberdade de religião ou crença, conforme está definido no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

São ações que devem estar englobadas dentro do negócio principal da companhia, em investimentos sociais e filantrópicos, apoio e políticas públicas de comprometimento e parcerias de ação coletiva.

 

Brasil

Observando as condições da liberdade religiosa nos países mais populosos do mundo, chegou-se à conclusão que o Brasil é um campeão no assunto. Tanto os índices de restrições governamentais, quanto os de hostilidades civis, apresentavam-se bastante baixos, fazendo do Brasil um líder no assunto.

“Brasil: pais com baixo índice de restrições
governamentais e de hostilidades civis”

A partir dessa constatação, iniciaram-se contatos entre a RFBF e empresários dos mais variados ramos, no Brasil, que estariam dispostos e engajar-se na causa da promoção da liberdade religiosa no pais, com enfoque no mundo corporativo; e também exportar o sucesso brasileiro para o mundo.

Com informações de Jô Ribes e RFBF

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui