Retrospectiva Seara News 2013: Fatos que marcaram o ano.

0
29

Retrospectivas anuais surgem como auxílio a nossa memória nas lembranças do passado próximo com fatos importantes e merecedores de nossa recordação.

Retrospectiva Seara News 2013

Por Silvio Costa | Seara News

A seguir, relatamos alguns dos principais acontecimentos que marcaram o ano de 2013.

18/01 – Revista Forbes listou os pastores mais ricos do Brasil. Entre os nomes selecionados, apareceu Edir Macedo, Valdomiro Santiago, Silas Malafaia, RR Soares e outros. Alguns citados contestaram as cifras e os critérios adotados e prometeram ações judiciais contra a revista.

27/01 – Incêndio na Boate Kiss no Rio Grande do Sul mata 242. Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixa 242 mortos. Durante apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fazia uso de artefatos pirotécnicos, faíscas atingiram o teto e deram início ao fogo. O MP denunciou oito pessoas pela tragédia.

11/02 – Papa renuncia ao pontificado. O papa Bento XVI chocou o mundo ao renunciar. Ao justificar a sua decisão, o pontífice de 85 anos alegou fragilidade da saúde por conta da idade avançada. Foi à primeira vez na era moderna que um papa da Igreja Católica abandona o pontificado.

15/02 – Meteoro cai na Rússia e fere mais de 1.000 pessoas. Meteoro explode no céu da região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais, ferindo cerca de mil pessoas, emudecendo celulares e danificando vidraças e carros.

07/03 – Pastor Marco Feliciano passa a presidir a comissão de direitos humanos e minorias. Sob protestos populares, deputados elegem o pastor (PSC-SP) como presidente da comissão. Criticado por entidades ligadas aos direitos humanos por defender idéias consideradas racistas e homofóbicas, Feliciano não renunciou e cumpriu a vigência do cargo até dezembro de 2013.

13/03 – Argentino é eleito o novo Papa. O cardeal argentino Jorge Mario Bergolio é eleito o novo Papa sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Após cinco votações do conclave, os fiéis que aguardavam o anúncio puderam ver a "fumaça branca" na chaminé da Capela Sistina, indicando a eleição do novo Papa.

05/04 – Filho do Líder Espiritual mais influente da América se mata. O famoso pastor norte-americano Rick Warren (autor do best-seller, Uma vida com propósitos) perdeu seu filho caçula Matthew, que se suicidou. As pessoas mais próximas da família disseram que Matthew lutava, desde o nascimento, contra uma doença mental e ao que tudo indicou esta foi à causa de seu suicídio. 

21/4 – Júri condena Policiais Militares por chacina no Carandiru. Após dois adiamentos em menos de três meses, começou o julgamento dos acusados do Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992. A primeira fase julgou os 26 policiais acusados de assassinato de 15 presidiários que estavam no segundo andar do Pavilhão nove.

08/05 – Pastor Marcos Pereira é acusado e preso por denúncia de estupro. O pastor foi preso sob suspeita de abusar sexualmente de seis fiéis da igreja que comanda (Assembleia de Deus dos Últimos Dias). Uma das vítimas já foi casada com o pastor e segundo ela teria sido abusada enquanto ainda era mulher do suspeito.

14/05 – Conselho Nacional de Justiça aprova o casamento gay. O Conselho Nacional de Justiça aprova resolução proibindo todos os cartórios do país de se recusarem a celebrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

05/06 – Reportagem revela espionagem americana. O jornal britânico The Guardian, publicou texto sobre programas de espionagem dos EUA, com base em dados vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Nos meses seguintes, novas informações seriam publicadas, entre elas a de que a presidenta Dilma e a Petrobrás foram espionadas por órgãos de inteligência americanos.

20/06 – Manifestações reúnem 1,25 milhões de pessoas em todo o país. O que começou como protesto contra o reajuste das passagens de ônibus em algumas capitais estaduais acabou por desencadear uma manifestação nacional. Após manifestações, Rio de Janeiro, São Paulo bem como outras capitais cancela o aumento das tarifas.

22/07 – Nasce George, filho do Príncipe William. Nasceu em Londres o primeiro filho do Príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. A criança é a terceira na linha de sucessão do trono britânico. Chamado George Alexander Louis, O menino nasceu de parto normal e deixou o hospital no dia seguinte.

22/07 – Novo Papa chega ao Brasil para evento com Jovens. Papa Francisco vem ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, que trouxe mais de 355 mil peregrinos ao Rio. Estima-se que mais de 500 mil pessoas tenham assistido à missa de abertura. O papa visitou ainda a cidade de Aparecida e uma favela no Rio onde aproveitou para orar com pastores assembleianos.

05/08 – Filho de militares mata 04 em São Paulo e se suicida. O garoto Marcelo Eduardo de 13 anos, filho do casal de policiais militares Luis Marcelo Pesseghini e Andreia Regina Bovo Pesseghini, foi acusado de assassinar os pais além de mais duas idosas a tiros em casa durante a madrugada. O garoto se suicidou após os crimes.

15/08 – Atleta russa causa polêmica ao apoiar lei “anti-gay”. Durante o Mundial de Atletismo de Moscou, a atleta Yelena Isinbayeva causa polêmica ao demonstrar apoio à chamada “lei anti-gay” russa. Yelena chegou a criticar atletas gays, que protestaram contra a declaração.

18/09 – Morre Dani Voguel, cantora gospel e ex-vocalista do Sampa Crew. A cantora de 37 anos, que atuava na música gospel desde 2011 e ficou conhecida no grupo Sampa Crew, morreu em Salvador (BA). Ela teria sofrido de uma infecção no pulmão e anemia profunda.

19/09 – Fazendeiro pega 30 anos por missionária católica Dorothy. Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi sentenciado a 30 anos de prisão pelo homicídio duplamente qualificado da missionária católica Dorothy Stang. A religiosa foi morta aos 73 anos, no sudoeste do Pará, em 2005. Ela trabalhava em projetos de desenvolvimento sustentável.

05/10 – Marina Silva se alia ao PSB. Após ter o registro do partido Rede Sustentabilidade negado pelo TSE, Marina Silva que é evangélica se filia ao PSB. A legenda que a ex-senadora pretendia criar não conseguiu o número mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral.

17/10 – Jovem pastor da Assembleia de Deus é morto pela polícia na Bahia. Gilmário Sales, de 24 anos, foi morto durante um cerco feito pela polícia em Feira de Santana (BA). De acordo com a polícia, os jovens mortos seriam parte de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e roubo de veículos; porém, familiares contestaram a afirmação feita pelos responsáveis pela ação.

08/11 – Supertufão mata mais de seis mil nas Filipinas. Considerado um dos mais violentos tufões da história, o Haiyan deixa rastro de destruição nas Filipinas e saldo de ao menos 10 mil mortos, segundo a polícia. Foi o pior desastre natural na história do país.

13/11 – STF decide por prisão de mensaleiros. O Supremo Tribunal Federal decidiu pela execução das penas de 12 condenados do mensalão. Três dias depois, foram presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, 11 condenados pelo Supremo, entre eles José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.

05/12 – Morre Nelson Mandela aos 95 anos, vítima de uma infecção respiratória. Antes de tornar-se o 1º presidente negro da África do Sul, Mandela havia passado 27 anos na prisão (como preso político). Por seu trabalho e exemplo pacificadores, em 1993 ganhou o prêmio Nobel da paz. Em sua autobiografia, (Um Longo Caminho para a Liberdade), contou sobre sua conversão e família evangélica da Igreja Metodista.

17/12 – O maior volume de chuva do mundo numa semana caiu no ES. As chuvas que atingiram o Espírito Santo causaram 24 mortes e deixaram mais 60 mil pessoas fora de casa, segundo levantamentos no dia 27/12/13. No total, 54 municípios foram afetados, sendo cerca de 20 com maior gravidade. Cidades e bairros inteiros ficaram isolados pela água. A chuva também destruiu lavouras, inundou pastos e danificou estradas de acesso às propriedades agrícolas.

Desejamos a todos, um feliz 2014 com vida abundante, comunhão com Cristo, segurança e prosperidade!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEu prometo!
Próximo artigoAno Novo, Vida Nova?
Silvio Costa
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; estudou teologia no Seminário SEET e SEIFA, é professor de matérias teológicas na FATEG, membro do conselho editorial da revista Seara News. Também contribui como colunista em outros portais evangélicos do país, além de palestrante em escolas bíblicas e conferências teológicas. Mantém também o blog Cristão Capixaba.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome