spot_img
spot_img
22.8 C
Vila Velha

Relatório aponta crescimento de ataques a locais de culto na Espanha

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.

 

Relatório aponta crescimento de ataques a locais de culto na Espanha
Fachada da igreja evangélica vandalizada na Espanha. (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo o relatório do Observatório para Liberdade e Consciência Religiosa, os ataques cresceram 20% no último ano.

Ataques à liberdade religiosa aumentaram na Espanha de acordo com o “Relatório sobre ataques à liberdade religiosa”. Publicado este mês, pelo Observatório para Liberdade e Consciência Religiosa, ele aponta que ocorreram 53 ataques em 2018.

O relatório classifica os ataques à liberdade religiosa em cinco categorias, sendo mais graves aqueles envolvendo violência contra pessoas. Secundariamente aparecem os ataques contra lugares de adoração, vandalizados por grafitis, danos e principalmente por roubos.

Eles também incluíram o que definem como ataques de “secularismo beligerante”. Estes ataques são na forma de “expressões vexatórias” que ocorreram em um ambiente público. Vêm principalmente de governos locais e regionais, bem como de partidos políticos ou entidades seculares.

Houve apenas um caso de violência física devido à religião, ocorrido em 14 de agosto na região espanhola de Murcia. Na ocasião, dois jovens foram presos por agredir um grupo de jovens vestindo camisetas da Universidade Católica de San Antonio.

Leia também: Cristãos indonésios enfrentam intolerância religiosa

No entanto, o ataque contra lugares de culto tem crescido significativamente. O relatório apresenta atos de vandalismo como pichações, destruição de fachadas e janelas, profanação, roubo e ataques com explosivos caseiros.

Um caso nesses termos foi registrado em um local de culto evangélico. As paredes externas da Igreja Evangélica de Valls, na Catalunha, foram pichadas com a frase: “Fora cristãos, de nossas terras”.

Liberdade Religiosa ameaçada

Os ataques ofensivos também atingem a outras religiões. Os apontamentos concluem que “a liberdade religiosa está ameaçada, porque o medo de manifestar suas crenças cresce”.

“É importante trabalhar para proteger uma liberdade religiosa que não apenas beneficie os fiéis, mas também favoreça toda a sociedade promovendo a convivência pacífica entre os cidadãos”, afirmam os repórteres.

O grupo pede aos partidos políticos o devido respeito à liberdade religiosa de maneira ampla.

“Respeitem o direito à liberdade religiosa, tanto do ponto de vista individual quanto do ponto de vista coletivo. Bem como os acordos assinados com as diferentes confissões religiosas”.

“O secularismo não significa a eliminação de todos os símbolos religiosos. Proibir os cidadãos de praticar sua religião em público, isso não significa respeito”, acrescentou o grupo.

Adaptado com informações do Portal Guiame.

_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News