Reiwa é o nome da nova era do Japão

0
Reiwa é o nome da nova era do Japão
Yoshihide Suga, chefe de gabinete do Japão (Foto: AFP)

Japoneses celebram início da era “Reiwa”

Reiwa é o nome da 248ª era do Japão, e marcará o reinado de Naruhito, o 126º imperador, que ascendeu ao trono do Crisântemo em 1 de maio, um dia depois de seu pai, Akihito, abdicar do trono, encerrando a era “Heisei” (平成), que começou em 8 de janeiro de 1989, um dia após a morte do imperador Hirohito (da era “Showa”). Heisei significa a paz prevalece em todas as partes.

O decreto que define o nome da nova era está assinado pelo imperador Akihito, que passou a ser chamado de “Imperador Emérito” após o início da era “Reiwa”, conforme informação da Agência da Casa Imperial.

O anúncio do nome de uma nova era é um acontecimento enorme no Japão, pois é acompanhado por edições especiais de jornais, espetáculos de caligrafias e festas populares.

Era

O nome de uma era obedece a regras rígidas: deve estar composto apenas por dois “kanjis”, ser fácil de ler e escrever, e não deve utilizar nomes comuns nem o primeiro caractere de nenhuma das últimas quatro eras: Heisei, Showa, Taisho e Meiji.

A contagem das eras foi iniciada pelo imperador Kotoku, sendo a primeira era de nome Taika.

Em geral a mudança das eras acontecem pela ascensão de um novo imperador, embora, já houve mudanças ditadas por eventos históricos ou desastres. Entretanto, desde 1867 na ascensão do imperador Mutsuhito foi adotado o sistema que muda a era apenas a cada mudança de reinado.

Leia também: Imperador Akihito pede ao Japão para se abrir e reforçar laços com o mundo

Reiwa

O nome da era imperial que acompanhará o reinado do imperador Naruhito após a abdicação de seu pai, Akihito, pronuncia-se “Reiwa”, formado pela a união de dois ideogramas: Rei (ordem, decreto) e Wa (paz, harmonia).

A junção destes dois kanjis representa um novo conceito que, segundo a tradição, deverá levar esperança e paz para os japoneses.

Em coletiva de imprensa o primeiro-ministro Shinzo Abe explicou: “Reiwa significa o nascimento de uma civilização na qual reina uma harmonia entre os seres”, disse. “A primavera chega após o duro inverno, este nome pretende destacar o princípio de um período que transborda esperança”, completou.

Reiwa é o nome da nova era do Japão
Pessoas tirando fotos de um programa de notícias relatando o anúncio da nova era “Reiwa”, em Tóquio, 30 dias antes do início. (Foto: AFP)
_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome