spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Rádio Bíblia SBB amplia a difusão da Palavra de Deus

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Desde a fase de testes, a emissora já registra mais de 4 mil ouvintes, em mais de 40 países.

A sede da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) está diferente. Ali, em meio à produção de Bíblias impressas, está sendo montado um estúdio, para gravações da Rádio Bíblia SBB, que foi apresentada para convidados e parceiros da Causa da Bíblia durante um culto de ação de graças, no dia 9 de dezembro. Com esta iniciativa, a SBB realiza um sonho antigo de levar a Palavra de Deus pelas ondas do rádio, tornando o Livro Sagrado ainda mais acessível a todas as pessoas. “A Rádio que toca a Bíblia” entrou operação oficialmente em 12 de dezembro, com a parceria da Rádioficina, com programação ininterrupta e acesso pela internet (radiobiblia.sbb.org.br) e mídias sociais, mostrando seu potencial: desde a fase de testes, a emissora já registra mais de 4 mil ouvintes, em mais de 40 países.

“É com muita alegria que damos início a esta celebração, no dia em que se realiza um dos grandes sonhos da SBB, o lançamento da Rádio Bíblia SBB, a Rádio que toca a Bíblia”, afirmou Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB.

Convidado para fazer a oração inicial, o pastor Paulo Lutero, da igreja O Brasil para Cristo, ressaltou a importância do novo canal, que se difere da maioria dos meios de comunicação: “Numa época em que somos inundados com más notícias e causas não edificantes, a SBB começa 24 horas por dia, sete dias por semana, a ler a tua Palavra, a Bíblia Sagrada no ar, para milhões de pessoas”.

Um dos apresentadores e parceiro da SBB da nova rádio, Sérgio Azevedo fez a leitura do Salmo 23, sugerindo a todos que fechassem os olhos e se imaginassem ouvindo a rádio naquele momento. “Apesar de o texto ser muito conhecido, ele é um bálsamo nos dias de hoje, cheio de promessas e de esperança. Para mim ele é a oração pessoal de todos os dias”, disse. Também destacou a alegria de todos os que estão trabalhando nos bastidores da Rádio Bíblia SBB, envolvendo as equipes da SBB e Rádioficina.

O comunicador Cyro César, da Rádioficina, começou sua apresentação saudando a todos ali reunidos “para dar início ao primeiro degrau de um sonho”, referindo-se ao desejo antigo da SBB, de transportar a Palavra de Deus por meio da comunicação pelo rádio, para acompanhar a evolução tecnológica e de costumes. Ele relatou que, na primeira visita que fez à SBB, encantou-se pelo parque gráfico, em que se produzem as Bíblias Sagradas impressas e constatou que seria preciso fazer uma rádio que acompanhasse a mesma linguagem, utilizando o que houvesse de mais evoluído em tecnologia de internet. Isto porque, segundo ele, nenhum veículo de comunicação é tão unissensorial, tão ligado à vida das pessoas como o rádio, dando como exemplo o período de pandemia, em que pessoas no mundo inteiro tiveram que permanecer reclusas.

“As emissoras de rádio invadem as casas com informações, prestação de serviços, mensagens que acalmavam, orientavam e informavam a população. O rádio cresceu 25% em sua audiência. E esse é o grande desafio da Rádio Bíblia SBB, estar dia a dia na vida das pessoas semeando a força da Palavra. São produtores, comunicadores, locutores, sonoplastas, pessoas envolvidas e unidas por um ideal importante que é semear a Palavra de Deus”, afirmou.

Cyro César concluiu falando da dimensão do projeto, que utiliza um complexo sistema de servidores para levar o sinal da rádio ao mundo todo: “Cada pessoa que através de seu celular, de seu computador ou de qualquer meio ligado à internet, recebe a informação. Esta é a Rádio Bíblia, a Rádio que toca a Bíblia”.

O reverendo Erní Seibert, diretor executivo da SBB, resgatou momentos importantes relacionados à Rádio Bíblia SBB. Ele contou que, em 2002, as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) idealizaram a Rádio Bíblia, uma versão da Bíblia para o rádio. Esse projeto foi desenvolvido em alguns continentes, usando uma rádio aberta, já existente, para veicular programas em que a mensagem bíblica pudesse mudar o ambiente social. Na SBB, há cerca de oito anos, surgiram planos de desenvolver a Rádio e TV SBB. Mas o momento de lançar a rádio chegou finalmente durante a pandemia, mostrando como os tempos de Deus são diferentes dos nossos. “Quando nos diríamos ‘é o pior tempo possível para isso’, Deus disse ‘agora é o tempo adequado para isso’”.

O diretor executivo ressaltou que a Bíblia se insere no mundo da Comunicação e que o termo contido nas Escrituras Sagradas que mais a define é Evangelho, transliteração da palavra grega cujo significado é boa notícia. “Quando nós entramos na Bíblia, recebemos uma boa notícia”. Ele chamou atenção também para as passagens dos livro de Gênesis, em que, antes de haver os céus e a terra, está escrito que Deus falou, e do evangelho de João, dizendo que ‘no começo aquele que é a Palavra já existia; ele estava com Deus e era Deus’. “Essa Palavra nos transforma, essa palavra é Jesus. E a comunicação dessa Palavra transmite algo que o ser humano precisa muito, que é o amor”, completou.

Seibert também comparou os detalhes envolvidos na produção da Gráfica da Bíblia com os cuidados na criação da Rádio Bíblia SBB. “Quando se pega uma Bíblia impressa, não se tem ideia da quantidade de detalhes. É preciso que seja bem comunicado, bem distribuído. Na rádio deve ser a mesma coisa. Depende de tecnologia, por isso nos cercamos de gente boa. Queremos agradecer toda a equipe, que está fazendo com que a qualidade da mensagem bíblica chegue a todo mundo”.

Para finalizar, o diretor executivo da SBB lembrou a passagem bíblica em que Jesus e os apóstolos, a partir de uma pequena oferta de cinco pães e dois peixinhos, alimentaram uma multidão, mostrando que temos um Deus de milagres. “E assim que Deus faz, ele pega aquela pequena oferta, vinda de coração, e a multiplica. Foi isso que vimos acontecer. Cada um dos que ajudaram colocou cinco pães e dois peixinhos que tinha e disse: nas suas mãos isso alimenta uma multidão. O que Deus espera de cada um de nós agora é que coloquemos nossos cinco pães e dois peixinhos a sua disposição e ele vai fazer com que sua mensagem chegue ao mundo inteiro”.

O presidente de honra da SBB, o pastor Assir Pereira, fez a oração final, agradecendo o momento histórico em que a SBB poderá entrar, por meio das ondas da rádio, nos lares e corações de pessoas no Brasil e no mundo afora. “Abençoa todos os que estão cuidando da parte técnica e todos aqueles que sonharam e agora veem essa realidade acontecendo através da Rádio Bíblia SBB”, finalizou.

A cerimônia de lançamento da Rádio Bíblia SBB foi intercalada com louvores de Paulo Cézar, do grupo Logos.

Rádio Bíblia SBB entrou em operação no dia 12 de dezembro, com a proposta de ser uma rádio web cristã, de alcance mundial, 24 horas por dia no ar. Com uma programação diversificada, oferece aos ouvintes músicas cristãs, notícias e curiosidades do mundo da Bíblia, programas de incentivo à leitura e audição das Escrituras Sagradas. Outro destaque é o time de apresentadores, que inclui comunicadores do porte de Cid Moreira, Sérgio Azevedo e Cyro César. Além do acesso pela internet (radiobiblia.sbb.org.br) e redes sociais, a emissora poderá ser ouvida, em breve, pelo app Rádio Bíblia SBB, disponível para o sistema Android e IOS.

Para o empreendimento, a SBB conta com os serviços de consultoria da Rádioficina, que tem entre os fundadores o radialista Cyro César, profissional de ampla trajetória e outro integrante do time de apresentadores. Empresa especializada em formação de profissionais de rádio, com mais de 30 anos de existência, a Rádioficina tem colaborado na estrutura da programação e das instalações técnicas, transmitindo, de seus estúdios, a Rádio Bíblia SBB. Sem fins comerciais ou lucrativos, a Rádio Bíblia SBB contará com a ajuda de doadores e parceiros na Causa da Bíblia para sua manutenção.

O lançamento integrará uma plataforma de comunicação que já alcança mais de 2,5 milhões de pessoas por mês, notadamente nas redes sociais. São 1,45 milhão de seguidores no Facebook; 231 mil no Instagram; 39 mil no Twitter; e 22 mil no Youtube. Há também os usuários do aplicativo Bíblia SBB, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e no website oficial da SBB, em biblia.sbb.org.br, e da Academia da Bíblia SBB, que oferece cursos e treinamentos para aprofundar os conhecimentos e a vivência bíblica diária.

Programação

Entre os programas já definidos, estão:

  • Mensagens da Bíblia em Áudio: tem a proposta de tocar os corações com a primorosa interpretação de Cid Moreira de vários textos da Bíblia.
  • O Fascinante Mundo da Bíblia: desvenda assuntos pouco conhecidos do livro mais lido, procurado e apreciado em todo o mundo. Apresentação: Reverendo Erní Seibert.}
  • A Bíblia ao Alcance de Todos: contribui para divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a mais acessível e relevante para todas as pessoas. Compilação de Livesconduzidas pelo Reverendo Erní Seibert, apresentadas em formato radiofônico, para serem ouvidas na programação da Rádio Bíblia SBB, ou através dos podcasts armazenados no site da rádio.
  • O Ano Todo com a Bíblia: A Bíblia tem 1.189 capítulos – 929 no Antigo e 260 no Novo Testamento. Para finalizá-los em 365 dias, seria preciso ler, em média, pouco mais de três capítulos por diaNeste programa, veiculado em dois horários, às 6h e às 22h, será possível ouvir a palavra de Deus de maneira envolvente e cumprir este propósito, contando com uma voz amiga e agradável na narrativa bíblica. Apresentação: Edson Tauhyl.
  • A Bíblia e a Música: A música pode contribuir para transformar corações pela Palavra. O programa se utiliza do relato bíblico em sintonia plena com a música, envolvendo o ouvinte. Nos primeiros 25 programas contará com a participação especial de Cid Moreira, Celso Freitas e Sérgio Azevedo, e ainda com preâmbulo de Daiana Freitas.
  • Vidas Transformadas: A Palavra de Deus tem poder para transformar vidas.  O programa trará o relato pessoas que tiveram sua vida transformada pela Palavra. Apresentação: Wilson Versolato.
  • Dia a Dia com a Bíblia: A Bíblia aborda diversos assuntos do cotidiano, como medo, novos começos e solidão, sendo uma fonte de ensinamentos. Em três edições diárias, terá dicas e princípios para uma vida melhor. Apresentação: Cyro César.
  • Notícias do Mundo da Bíblia: Este programa é uma janela para o universo bíblico. Apresenta notícias, novidades e descobertas científicas do mundo da Bíblia. Aborda fatos, histórias e curiosidades sobre a tradução bíblica. Busca responder perguntas e traz respostas sobre temas interessantes para o público. Uma produção cuidadosa que procura trazer à luz textos bíblicos muito antigos, que confirmaram que a Bíblia que temos hoje em mãos foi muito bem conservada durante os séculos, mostrando que é igual àquela usada no tempo de Jesus. Apresentação: Cyro César.

Perfil dos apresentadores

Cid Moreira: jornalista, locutor e apresentador brasileiro. Com sua voz grave e inconfundível apresentou por 27 anos o Jornal Nacional da TV Globo. Também narrou a Bíblia em Áudio, empreendimento no qual obteve sucesso junto ao público brasileiro, com mais de 30 milhões de CDs vendidos. As gravações mais destacadas são: “A Bíblia Sagrada – o Novo Testamento” (2002), “Coleção Novo Testamento” (2004), “A Bíblia em Áudio” (2002 a 2009), esta última em parceria com a SBB.

Rev. Dr. Erní Walter Seibert: doutor em Ciências da Religião, mestre em Teologia e com MBA em Marketing de Serviços, é autor de cinco livros. Tem ainda trabalhos sobre Teologia e Ciências da Religião publicados em várias revistas especializadas, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente, ocupa o cargo de diretor executivo da SBB.

Sérgio Azevedo: radialista, especialista em marketing e gestão empresarial, experiente comunicador tanto em rádio como em televisão. Junto a Cid Moreira, desenvolveu vários projetos de marketing e compartilhou múltiplas gravações nestes últimos 20 anos. Dentre estas, a mais proeminente foi a produção da gravação da Bíblia em Áudio, que envolveu mais de 100 profissionais. O projeto consumiu sete anos de trabalho e notabilizou-se pelo Guinness Book como a maior fonte de referência reflexiva e inspiradora no mundo cristão.

Wilson Versolato: possui grande experiência como locutor e apresentador, tendo trabalhado nos principais veículos de comunicação de São Paulo: TV Cultura, SBT, CMT, VH1, TV Gazeta, Rádios Eldorado, Antena1, Musical MPB FM, Cultura AM e FM. Atualmente sua voz é ouvida em todos os países de língua portuguesa, através dos canais Warner Channel, Discovery Channel, HBO e NET TV, além de institucionais, comerciais e vinhetas para rádio e TV, para produtoras de áudio e traillers de filmes para cinema, realizados por meio de sua empresa WPGB Mídia, atuante desde 2002. Ministra palestras e aulas especiais, em cursos de locução do Senac e da Rádioficina.

Cyro César: radialista, construiu uma carreira como comunicador de rádio em São Paulo, desenvolvendo um estilo contagiante e carismático no ar. Atuou em grandes emissoras de São Paulo, dentre elas as rádios Antena 1, Record, Rádio Cidade, Manchete e Rádio USP. Foi protagonista da primeira geração de comunicadores que acompanharam a chegada do FM no Brasil, nos anos 80. Na década de 90, acompanhou a implantação das redes via satélite. Com uma sólida carreira acadêmica, é graduado em Produção de Rádio e Televisão, com MBA na área de Marketing & Propaganda, e mestrando em Tecnologia da Inteligência Digital, pela PUC-SP. Integra o grupo de pesquisa Tecno-diversidade, formado pelas instituições PUC-SP e FATEC-SP.

Daiana Freitas: radialista, locutora e comunicadora. Atua no segmento de comunicação como social media e analista de Marketing/Social Media.

Edson Tauhyl: locutor, apresentador, mestre de cerimônia e narrador da Bíblia da SBB (NTLH, ARC, ARA).

Sobre a SBB

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi fundada em 10 de junho de 1948, por igrejas de diferentes denominações religiosas com o objetivo de tornar a Bíblia acessível a todas as pessoas. Com a missão de semear a Palavra que transforma vidas, a SBB atua como organização beneficente de assistência social e desenvolve programas de impacto social em todo o país. Nos últimos cinco anos, mais de 2,76 milhões de pessoas foram beneficiadas por estas iniciativas, desenvolvidas pela SBB em parceria com mais de 2.100 entidades sociais.

Em 2020 foram distribuídas mais de 4,74 milhões de Bíblias impressas completas no Brasil, e no mundo todo mais de 2,047 bilhões de capítulos das Bíblias da SBB foram lidos em aplicativos de forma gratuita. A SBB é responsável por algumas das traduções bíblicas mais apreciadas pelos cristãos brasileiros: Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Almeida Revista e Corrigida, Almeida Revista e Atualizada, Nova Almeida Atualizada e Tradução Brasileira. A SBB faz parte de uma organização mundial, as Sociedades Bíblicas Unidas, que está presente em 147 países.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News