spot_img
spot_img
29.9 C
Vila Velha

Qual é o conceito de adoração inserido na poesia bíblica?

EM FOCO

Jhones Bazelatto
Jhones Bazelatto
Teólogo, educador cristão multidisciplinar, presbítero na Assembleia de Deus, com formação em Teologia pela EBTGAB (Escola Bíblica de Teologia Gustav Albin Bérgstron).

A verdadeira adoração encontrada nas escrituras exalta a Deus em todas as circunstancias da vida.

Por Jhones Bazelatto

Em uma alta analise exegética dos livros poéticos da bíblia, encontramos uma diversidade de temas e de palavras figurativas que eram contribuintes para adoração judaica naquele tempo, como por exemplo: amor, vida, sofrimento, Sabedoria etc.

Por mais diferente que seja a linguística desses livros, existia um conceito de adoração inserida nessas poesias que eram de atribuir todas as coisas a Deus, sendo conquistas ou as diversidades a finalidade era de engrandecer e exaltar o nome do Senhor.

Propriamente encontramos na canção (Salmo) de Moises, no livro de Êxodo, o autor descrevendo o contexto histórico de Israel desde a saída do Egito até a travessia do mar vermelho, atribuindo todas as conquistas por mérito do Senhor, fazendo assim uma exaltação o seu nome.

“Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, {Heb. e o louvarei} lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é varão de guerra; SENHOR é o seu nome” (Êxodo 15.1-3).

Observe que a letra dessa canção não falava sobre possíveis vitorias que eles poderiam alcançar, mais descreve sobre vitorias que o Senhor lhes já tinha proporcionado. Nessa canção ele fez uso natural daquilo que o Senhor havia feito, e não transformou isso em um determinismo para motivar o povo dizendo que sempre seriam vitoriosos; ele apenas exaltou a Deus por aquilo que ele fez. Isso é o que a bíblia nos ensina, a buscarmos a vontade de Deus e não a nossa, com objetivo de exaltar somente a ele, e essa é a linha de todas as poesias bíblicas.

Esse conceito é diferente dessa linguística antropocêntrica que vemos hoje em muitas canções entoadas dentro e fora dos templos, que buscam descrever apenas o sentimento ou a conquista do homem sem nenhuma atribuição de exaltação a Deus. Na verdade, a letra dessas canções utiliza Deus como um meio para conseguir suas conquistas e objetivos; além disso, essas composições torcem a verdadeira adoração encontrada nas escrituras, cujo a única intenção é de exaltar a Deus em todas as circunstancias da vida; são canções heréticas que alteram o verdadeiro conceito da Adoração, e muitos ao fazerem uso dessas canções pensam estão adorando a Deus quando na verdade não existe nenhuma adoração na letra dessas músicas.


Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.
Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News