spot_img
spot_img
25.7 C
Vila Velha

Professor de Teologia, um trabalhador?

EM FOCO

Roney Cozzer
Roney Cozzer
Roney Cozzer é presbítero vinculado a Assembleia de Deus Central de Porto de Santana, Cariacica, ES (Pr. Evaldo Cassotto), autor, professor de Teologia e palestrante. Possui graduação em Teologia, concluiu o Curso de Extensão Universitária “Iniciação Teológica” da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui formação em Psicanálise. É mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) na linha de pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia. Participou como autor e pesquisador do Projeto Historiográfico do Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros (DEMADVARDO) entre os anos 2016 e 2018. Cursa licenciatura em Letras pela Uninter e atua como coordenador pedagógico do curso de Teologia na modalidade a distância da Faculdade Unilagos (RJ).Contatos e Atividades na Internet: roneyricardoteologia@gmail.com | Blog Fundamentos Inabaláveis

Professor

Por Roney Ricardo Cozzer

Durante quase seis anos eu trabalhei nas ferrovias e depois mais quatro anos como um trabalhador de chão de fábrica na indústria. Saía da empresa e chegando em casa ia estudar, e à noite, duas vezes na semana, frequentava as aulas na faculdade, além de desenvolver diversas outras atividades em paralelo aos empregos que tive.

Na última empresa em que trabalhei, operando painéis e fazendo outras atividades, eu sonhava com o dia em que viveria exclusivamente para o ensino teológico. Às vezes me via extremamente desanimado, chegando a pensar que esse dia nunca chegaria.

Bem, de um modo admirável, pela graça do Senhor, isso aconteceu em minha vida, embora não tenha sido e não esteja sendo fácil. Faço o que amo e louvo a Deus pelos anos que passei trabalhando em outras empresas, o que me ajudou muito num processo de maturação e aquisição de saberes que atualmente utilizo a serviço da Teologia.

Hoje, curiosamente, me deparo com um preconceito: seria eu, um professor de Teologia, um trabalhador como qualquer outro? Se eu faltar ao culto em função da minha atividade receberei o mesmo tratamento que o operário receberia no caso dele precisar faltar também? Presumo que não!

Se alguém ligar para minha casa às nove da manhã e eu atender com a voz “amarrotada” será que em lugar da clássica pergunta (inquisitória!) “Você acordou agora?” A pessoa será sensível para perguntar: “Que horas você dormiu hoje?” Presumo que não!

Algumas questões não são nem pensadas pela Igreja do Senhor a nosso respeito, professores de Teologia. É claro que aqui me refiro a professores sérios, que levam a sério sua função e ministério!

Quantas horas por dia trabalhamos? Quanto tempo demanda a preparação de uma aula? Quanto custa nossa biblioteca? Quanto custou os cursos de qualificação que fizemos? Que privação enfrentamos para avançar na missão de ensinar a Palavra de Deus? Como é a sensação de não poder continuar um núcleo e levar a culpa por isso, sendo tratado como um irresponsável, sem que seja considerada a sua necessidade e a necessidade da sua família?

Respondendo à pergunta que eu mesmo lancei, SIM, o professor de Teologia é um trabalhador no sentido pleno da palavra.

Antes, como empregado, eu trabalhava oito horas pontuais, hoje chego a trabalhar às vezes 16 horas por dia (acredite se quiser). Ore por mim, ore por nós, professores de Teologia que levam a sério o ministério e que, pegando emprestadas as palavras de Paulo, “gastamos e nos deixamos gastar pelas vossas almas”.

Dedico este texto, com carinho, aos professores de Teologia que trabalham com afinco.

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News