Princesa Masako, do Japão, comparece a seu primeiro banquete em 11 anos

0
47

Masako participou de atividades em homenagem aos reis da Holanda.
Com depressão, princesa se afastou há anos de atividades oficiais.

Princesa Masako, do Japão comparece a seu primeiro banquete em 11 anos
A princesa Masako e o príncipe Naruhito deixam cerimônia de recepção aos reis da Holanda (Foto: AFP Photo/Pool)

A princesa Masako, do Japão, compareceu a um banquete para os reis holandeses que visitam seu país nesta quarta-feira (29), sua primeira aparição em um evento desse tipo desde que desenvolveu uma depressão relacionada ao stress, há mais de uma década.

A Agência da Casa Imperial disse que Masako acompanhou o marido, o príncipe Naruhito, em um banquete imperial oferecido ao rei Willem-Alexander e à rainha Máxima da Holanda. Oficiais do palácio disseram que essa foi a primeira participação dela em um banquete imperial desde que ela compareceu a um evento oferecido ao presidente do México, em outubro de 2003.

Masako, de 50 anos, adoeceu pouco depois de dar à luz a única filha do casal, Aiko, atualmente com 12 anos, e se afastou completamente de atividades oficiais. Em sinal de sua recuperação, os membros da família real compareceram no ano passado à coroação do rei da Holanda, país com o qual mantêm laços próximos.

A princesa, em um vestido de gala branco de seda e usando uma tiara prateada, sorriu ao conversar com o ministro de Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, sentado ao seu lado, durante o banquete com cardápio francês, e que teve imagens exibidas em noticiários de TV. Cerca de 160 convidados, incluindo outros membros da família real e líderes políticos como o primeiro-ministro Shinzo Abe, participaram do evento.

Horas antes, Masako participou de uma cerimônia de boas-vindas ao rei, promovida pelo imperador Akihito e a imperatriz Michiko. Masako cumprimentou a rainha Maxima, com ambas vestindo tons de laranja, a cor nacional da Holanda.

Akihito, em seu discurso de abertura do banquete, mencionou a agressão do Japão, durante a II Guerra Mundial, à Indonésia ocupada pela Holanda, onde muitos soldados e civis holandeses foram tomados como prisioneiros.

“Foi muito lamentável que essas longas relações amigáveis entre o Japão e a Holanda tenham sido maculadas por causa da II Guerra Mundial”, disse Akihito. “Embora nunca esqueçamos esse passado, esperamos dar mais atenção do que nunca à promoção da boa vontade entre nossos dois países”.

Willem-Alexander disse que o sofrimento do povo holandês não deve ser esquecido, mas que a compreensão das dores alheias é a base da reconciliação.

Princesa Masako, do Japão comparece a seu primeiro banquete em 11 anos
A princesa Masako (direita), do Japão, participa da cerimônia de recepção aos reis da Holanda ao lado dos sogros, o imperador Akihito e a imperatriz Michiko (Foto: AP Photo/Issei Kato/Pool)
Princesa Masako, do Japão comparece a seu primeiro banquete em 11 anos
A princesa Masako (primeira à esquerda) participa de banquete em homenagem à visita dos reis da Holanda ao Japão (Foto: AP Photo/Imperial Household Agency of Japan)

Fonte: G1

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome