Primeira Igreja Batista de Vitória (ES) celebra 112 anos | Seara News

Por Paulo Pontes

A história da Primeira Igreja Batista de Vitória nos remete a 1903, ano em que os missionários americanos Zacharias Taylor e A. L. Dunstan vieram ao Espírito Santo com o objetivo de ajudar os trabalhos realizados pelo evangelista Francisco José da Silva… As atividades eclesiásticas eram realizadas na residência de um dos membros da igreja que morava no Morro de Argolas, em Vila Velha, do outro lado da baía de Vitória, um local de difícil acesso. Por isso, sob o pastorado do missionário Loren Reno, a Primeira Igreja mudou-se para a Ilha de Vitória, numa casa alugada, onde também funcionava o Colégio Americano Batista.

Primeira Igreja Batista de Vitória (ES) celebra 112 anos | Seara News
PIB Vitória – Culto de celebração em comemoração aos 112 anos de fundação

As celebrações em comemoração aos 112 anos da PIB Vitória (ES) aconteceram no período de 30 de agosto a 3 de setembro. O evento teve a participação do cantor Josimar Bianchi, conhecido por sua habilidade vocal inusitada. O pregador foi o Dr. Ney Ladeia, pastor da Igreja Batista da Capunga, em Recife (PE). O culto cívico contou com a participação especial da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Espirito Santo e do Coral da Marinha do Brasil.

Na programação de aniversário houve a realização de batismos de novos membros, a consagração dos diáconos, além de conferência evangelística. O Templo da Primeira Igreja Barista de Vitória está localizado na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória – ES. A PIB Vitória, tem como missão “ir ao mundo, proclamar Cristo às pessoas e ser uma igreja viva na adoração, no discipulado, no ensino, na comunhão e no serviço”.

Primeira Igreja Batista de Vitória (ES) celebra 112 anos | Seara News
O Templo da Primeira Igreja Barista de Vitória está localizado na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória – ES

História da PIB Vitória

A história da Primeira Igreja Batista de Vitória nos remete a 1903, ano em que os missionários americanos Zacharias Taylor e A. L. Dunstan vieram ao Espírito Santo com o objetivo de ajudar os trabalhos realizados pelo evangelista Francisco José da Silva.

Partindo do sul do estado, consagraram-no ao ministério pastoral e realizaram o batismo dos primeiros convertidos pelo testemunho do novo pastor.

Chegando a Vitória, no dia 2 de setembro de 1903, batizaram todos aqueles que se reuniam na Congregação Batista de Vitória. A Congregação foi organizada em igreja na noite daquele mesmo dia e Francisco José da Silva foi empossado como seu primeiro pastor. Mais tarde, a Igreja Batista de Vitória, como era conhecida, passou a chamar-se Primeira Igreja Batista de Vitória.

No início, as atividades eclesiásticas foram realizadas na residência de um dos membros da igreja. Era uma casa simples, localizada no Morro de Argolas, do outro lado da Baía de Vitória.

O acesso ao local era feito com muita dificuldade. Por isso, já sob o pastorado do missionário Loren Reno, a Primeira Igreja mudou-se para a Ilha de Vitória, numa casa alugada, onde também funcionava o Colégio Americano Batista.

Também com o Pastor Reno, foi construído o templo da Torrinha. Alguns anos depois, sob a liderança do Pastor Almir dos Santos Gonçalves, construiu-se, no mesmo lugar, o templo da Rua General Osório.

Por aquele local, também passaram os pastores Walter Kaschel, Natanael de Barros Almeida, Alfredo Vianna e James Palmer Kirk. Por motivos de saúde, o Pastor Kirk ausentou-se de suas funções, sendo sucedido pelo Pastor Nilson Fanini e, mais tarde, pelo missionário Paul Noland.

Algum tempo depois, a igreja foi liderada interinamente pelo Pastor Orivaldo Pimentel Lopes, seguido do Pastor Samuel Cardoso Machado, que a pastoreou por 24 anos.

No ministério do Pastor Samuel, mudou-se novamente de endereço. Desta vez, para o atual templo, na Beira-Mar. Em outubro de 1991, assumiu interinamente os trabalhos eclesiásticos o Pastor Addison Caio de Magalhães Cintra. Quatro meses mais tarde, em fevereiro de 1992, o Pastor Oliveira de Araújo foi empossado como pastor da igreja.

Informações: PIB Vitória

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui