Presidente da Anfarmag responde as principais dúvidas sobre medicamento manipulado
Frasco de remédio | Foto: Pixabay

Denise Martins Oliveira esclarece dúvidas sobre medicamento manipulado

Patrícia Prado / Presoti Comunicação

– Medicamento manipulado é igual ao da drogaria?
– É mais natural?
– É mais barato?
– Tem o mesmo efeito?

Basta alguns minutos no balcão de uma farmácia de manipulação para ouvirmos essas e tantas outras perguntas.

Para solucionar estas dúvidas a atual presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) no Espírito Santo, Denise Martins Oliveira, responde perguntas sobre o assunto.

O medicamento manipulado é igual ao de drogaria? Mito ou verdade?

Verdade. Os medicamentos manipulados devem obrigatoriamente possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer outro medicamento.

O medicamento manipulado é mais natural que o de drogaria? Mito ou verdade?

Mito. A origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, e a tecnologia empregada na farmácia permite que sejam preparados todos os tipos de formulações: de hormônios a homeopáticos, de antibióticos a suplementos nutricionais, de corticoides a probióticos. Os produtos fitoterápicos (também conhecidos como “naturais”), portanto, são apenas mais uma das inúmeras especialidades que a farmácia de manipulação brasileira prepara.

O medicamento manipulado é mais barato? Mito ou verdade?

Mito. Há inúmeras situações que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como no caso dos genéricos. Em muitas outras, pode significar economia devido à eliminação de sobras e do desperdício, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para o período do tratamento.  O paciente e o médico sempre devem avaliar a melhor relação custo-benefício de cada escolha, já que o fator decisivo para optar pelo produto manipulado é a necessidade de personalização da fórmula, que permite que cada pessoa adquira o produto na dose exata para a necessidade de seu organismo.

O medicamento manipulado não precisa de receita? Mito ou Verdade?

Mito. O medicamento manipulado precisa de prescrição que somente o médico ou outro profissional de saúde qualificado, como farmacêutico, dentista, nutricionista e veterinário, pode prescrever. Como os manipulados são preparados especificamente para um indivíduo, torna-se obrigatória a apresentação da receita.

Qualquer pessoa pode abrir uma farmácia de manipulação? Mito ou verdade?

Mito. Toda farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde e conta com pelo menos um farmacêutico à disposição da população. Esse é o profissional mais habilitado para tirar dúvidas sobre a forma correta de uso dos medicamentos e sobre os riscos de interação e efeitos colaterais. 

Qualquer medicamento pode ser manipulado? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Salvo algumas exceções, praticamente todos os medicamentos podem ser preparados nas farmácias de manipulação, pois esses estabelecimentos trabalham com tecnologia e têm acesso a milhares de matérias-primas que permitem o preparo de medicamentos para todas as especialidades médicas: pediatria, dermatologia, reumatologia, geriatria, nutrologia, ortopedia, cardiologia, entre tantas outras. A farmácia também prepara formulações para dentistas, nutricionistas e até médicos veterinários.

Tem o mesmo efeito? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Os medicamentos manipulados devem obrigatoriamente possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer outro medicamento.

É mais indicado para alérgicos? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Sendo informadas de que o paciente é alérgico a determinadas substâncias, a farmácia de manipulação tem condições de preparar formulações totalmente personalizadas isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.

É mais indicado para pessoas com intolerâncias a aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que gerem intolerância em algumas pessoas, como lactose, glúten, corantes, aromatizantes e conservantes.

Pode ser feito em cápsulas menores? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais têm dificuldade de engolir comprimidos convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento desses pacientes preparando o mesmo produto em cápsulas menores.

Pode ser feito em forma líquida, como solução, suspensão ou xarope? Verdade ou Mito. Por quê?

Verdade. Uma das principais vantagens do produto manipulado é que um mesmo medicamento pode ser apresentado em diferentes formas farmacêuticas (pastilhas, gomas, géis de uso interno ou externo, cremes, loções, xampus, xaropes, soluções e suspensões), buscando o que é mais adequado para cada pessoa.

É verdade que o produto manipulado é artesanal? Verdade ou Mito. Por quê?

Mito. Quem chega à recepção de uma farmácia de manipulação não imagina tudo que está por trás do balcão: processos, sistema de garantia da qualidade, tecnologia empregada, rastreabilidade desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor e supervisão do farmacêutico em todas as etapas. A farmácia muitas vezes é o estabelecimento de saúde mais próximo e acessível para a população. Conhecê-la é um direto do cidadão, que deve sempre conversar com o médico, dentista, veterinário ou nutricionista sobre as vantagens de optar pelo produto manipulado caso a caso.

________

Anfarmag

Organização sem fins lucrativos a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias de manipulação de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. O trabalho da associação é voltado para a defesa, promoção e desenvolvimento do setor magistral.

Atualmente a Anfarmag conta com 14 escritórios regionais e é composta por 5.000 associados, entre empresas e profissionais que atuam no segmento, distribuídos em todo o território nacional.  Informações: www.anfarmag.org.br.

Segundo dados do Panorama Setorial 2018 existem 7.5 mil farmácias de manipulação no Brasil, sendo 4.3 mil na Região Sudeste e aproximadamente 200 no Espírito Santo. Entre 2014 e 2018, o número de lojas no país teve um aumento de 8,8% e, só no Estado, a média nesse mesmo período foi de 14,3%.

Denise Martins Oliveira, Natural de Castelo no Espírito Santo, a profissional se formou em farmácia pela FAFABES – Faculdade de Farmácia do Espírito Santo. Hoje é especialista em Manipulação Alopática e Pós-graduada em Marketing. Fundadora da IMAFAR – Farmácia de Manipulação que está completando em breve 40 anos e conselheira efetiva do Conselho Regional de Farmácia / ES.

________
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui