
“Clamando por livramento de todo mal e pela bênção do Senhor Deus sobre este município e pela nação brasileira”, diz o decreto.
Com aproximadamente 24 mil habitantes, Sarandi está localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a 330 quilômetros da capital. A prefeitura do município gaúcho decretou sete dias de oração contra o coronavírus, na última terça-feira (7). E, de acordo com o prefeito Leonir Cardozo (PP), o texto é, na verdade, uma solicitação aos moradores.
O decreto editado e assinado pelo Executivo municipal pede que os moradores, independentemente do seu credo, clamem “por livramento de todo mal e pela bênção do Senhor Deus sobre este município e pela nação brasileira”.
Na justificativa do decreto, o prefeito cita o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, reiterado em um decreto municipal, e afirma que as autoridades estão tomando as melhores decisões para evitar danos à saúde e à economia.
“Por mais que haja todo empenho e esforço das autoridades para conter os efeitos desta calamidade, mediante decisões de pessoas capacitadas e técnicas, não conseguimos trazer respostas para todos os problemas enfrentados”, afirma o prefeito.

A decisão do prefeito Leonir Cardoso foi criticada. De acordo com o vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, Rodrigo Valin de Oliveira, a medida fere o princípio laico da Constituição Federal, segundo o qual o estado deve se manter neutro em relação a manifestações religiosas.
“A laicidade existe com uma finalidade protetiva, para garantir a convivência de diferentes religiões dentro da nossa diversidade cultural e histórica e, também, daqueles que não creem. Ela protege os que acreditam em entes diferentes e os que não acreditam”, disse o vice-diretor.
A prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento em que reitera a fé na ciência e nos médicos no combate à pandemia do novo coronavírus e afirma que a intenção do decreto é reforçar que a oração e a fé podem oferecer paz, alento e consolo.
Leia a nota na página da prefeitura de Sarandi no Facebook
Com informações do G1
Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação. |
DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
|