Prefeitura de Sarandi decreta sete dias de oração contra o coronavírus
Prefeitura de Sarandi (RS) decretou sete dias de oração contra o coronavírus. | Foto: Prefeitura de Sarandi/Divulgação

“Clamando por livramento de todo mal e pela bênção do Senhor Deus sobre este município e pela nação brasileira”, diz o decreto.

Com aproximadamente 24 mil habitantes, Sarandi está localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a 330 quilômetros da capital. A prefeitura do município gaúcho decretou sete dias de oração contra o coronavírus, na última terça-feira (7). E, de acordo com o prefeito Leonir Cardozo (PP), o texto é, na verdade, uma solicitação aos moradores.

O decreto editado e assinado pelo Executivo municipal pede que os moradores, independentemente do seu credo, clamem “por livramento de todo mal e pela bênção do Senhor Deus sobre este município e pela nação brasileira”.

Na justificativa do decreto, o prefeito cita o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, reiterado em um decreto municipal, e afirma que as autoridades estão tomando as melhores decisões para evitar danos à saúde e à economia.

“Por mais que haja todo empenho e esforço das autoridades para conter os efeitos desta calamidade, mediante decisões de pessoas capacitadas e técnicas, não conseguimos trazer respostas para todos os problemas enfrentados”, afirma o prefeito.

Prefeitura de Sarandi decreta sete dias de oração contra o coronavírus
Decreto Municipal 3701 de 7 de abril de 2020 | Foto: Reprodução

A decisão do prefeito Leonir Cardoso foi criticada. De acordo com o vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, Rodrigo Valin de Oliveira, a medida fere o princípio laico da Constituição Federal, segundo o qual o estado deve se manter neutro em relação a manifestações religiosas.

“A laicidade existe com uma finalidade protetiva, para garantir a convivência de diferentes religiões dentro da nossa diversidade cultural e histórica e, também, daqueles que não creem. Ela protege os que acreditam em entes diferentes e os que não acreditam”, disse o vice-diretor.

A prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento em que reitera a fé na ciência e nos médicos no combate à pandemia do novo coronavírus e afirma que a intenção do decreto é reforçar que a oração e a fé podem oferecer paz, alento e consolo.

Leia a nota na página da prefeitura de Sarandi no Facebook

Com informações do G1

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui