spot_img
spot_img
22.8 C
Vila Velha

Por que Uzá morreu na presença de Deus?

Ainda hoje, muitos ignoram a verdadeira razão pela qual a ira do Senhor se manifestou contra esse homem e o matou.

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Uzá morreu na presença de Deus! Ainda hoje, muitos ignoram a verdadeira razão pela qual a ira do Senhor se manifestou contra esse homem e o matou.

Façamos um estudo investigativo baseado na hermenêutica onde a Bíblia responde a própria Bíblia. Vamos começar a partir da tomada da Arca da Aliança, pelos filisteus.

Mais uma vez, os filisteus lutaram desesperadamente e Israel foi novamente derrotado. De Israel morreram 30 mil homens de infantaria nesse dia e o restante fugiu para as tendas. A arca de Deus foi capturada e Hofni e Fineias foram mortos (1 Sm 4.10-11). Mas Deus, após humilhar Dagon, os feriu com uma doença mortal e vexatória.

  • “Porém, a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorroidas, em Asdode e nos seus termos. E os homens que não morriam eram tão atacados com hemorroidas que o clamor da cidade subia até o céu” (1 Sm 5.6,12).

Os filisteus resolveram então devolver a Arca do Senhor. Depois de passar em Bete-Semes, a Arca ficou 20 anos na casa de Abinadabe.

  • “Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor” (1 Sm 7.1,2).

O rei Davi resolveu buscar a Arca e trazê-la para Jerusalém. Foram com o monarca 30 mil homens; Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, foram designados para guiar o carro onde a arca seria transportada.

Davi também levou com ele muitos músicos, e tudo parecia estar dando certo…

  • “Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus” (2 Sm 6.6,7).

O filho de Jessé, o homem segundo o coração de Deus, ficou irado ao ver a cena e não quis mais levar a Arca do Senhor, deixando-a na casa de Obede Edom. O salmista não compreendeu o porquê de Deus ter feito aquilo com alguém que só queria ajudar.

Até hoje muitos cristãos ainda não entendem por qual motivo Uzá foi morto ao evitar que a Arca do Senhor caísse no chão.

Pois bem, é preciso atentarmos para o que dizia a Lei a respeito de como deveria se conduzir a Arca:

  • “Por esse mesmo tempo, o SENHOR separou a tribo de Levi para levar a arca da Aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje” (Dt 10.8).
  • “Mas, aos filhos de Coate nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário, que deviam levar aos ombros” (Nm 7.9).
  • “Quando o acampamento for desarmado, os descendentes de Coate virão para pegar os objetos sagrados somente depois que Arão e os seus filhos tiverem acabado de cobrir a Tenda e todos os seus objetos. O grupo de famílias de Coate não deverá tocar nos objetos sagrados; se fizerem isso, eles morrerão. São essas as coisas da Tenda que o grupo de famílias de Coate deverá levar” (Nm 4.15).

Dois pontos a serem observados:

1) A arca e os utensílios do tabernáculo estavam a cargo dos coatitas (se Uzá fosse Coatita saberia como conduzir a Arca);

2) A arca deveria ser transportada nos ombros e não em carro de boi.

Antes mesmo da morte de Uzá, 70 homens já haviam morrido por terem indevidamente olhado para dentro da Arca:

  • “O Senhor, contudo, feriu alguns dos homens de Bete-Semes, matando setenta deles, por terem olhado para dentro da arca do Senhor. O povo chorou por causa da grande matança que o Senhor fizera” (1Sm 6.19).

Quando Davi soube que Deus havia abençoado a casa de Obede Edom quis trazer novamente a Arca para a sua cidade. Só que agora da maneira correta:

  • “Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca do Senhor, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu, para levarem a arca do Senhor e para o servirem eternamente. E os levitas carregaram a arca de Deus apoiando as varas da arca sobre os ombros, conforme Moisés tinha ordenado, de acordo com a palavra do Senhor” (1 Cr 15.2,15).

O que Deus havia dito a Saul, quando este desobedeceu às ordens do profeta, também servia para Davi e serve para nós:

  • “Porém Samuel disse: tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Sm 22.15).

Não podemos ir além daquilo que determina o Senhor. Mesmo que você não entenda ou lhe pareça estranho, lembre-se:

  • Deus têm o controle de tudo e mesmo se a Arca caísse no chão não caberia a Uzá tocá-la a pretexto de zelo pelas coisas do Senhor.
  • O Criador não precisa de seu auxílio. Você precisa dEle!

O que se pode tirar como lição do episódio?

  • Fique no lugar em que você foi chamado.
  • Deus exige obediência à sua Palavra e não aceita sacrifício de tolos.
  • Fanáticos não agradam a Deus. Só boa vontade, não salva.
  • Deus não aceita que o culto seja irreverente e de qualquer jeito.

R.A


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News