25 C
Vila Velha

Pesquisadores dizem ter decifrado inscrição em objeto encontrado no monte Ebal

EM FOCO

Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO Seara News, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, com formação em teologia pastoral e catequética, autor do livro Você Tem Valor.

A inscrição na pequena tábua tem 40 letras hebraicas antigas

JERUSALÉM, Israel – Especialistas da Associates for Biblical Research (ABR) dizem ter decifrado uma antiga maldição escrita em uma tábua de chumbo encontrada durante as escavações no monte Ebal, que se acredita ser o local onde Josué construiu um altar ao Senhor.

O arqueólogo Scott Stripling e uma equipe da ABR encontraram o objeto em dezembro de 2019. Eles o descobriram em material descartado retirado de escavações realizadas pelo arqueólogo israelense Adam Zertal no Monte Ebal, localizado na Judéia e Samaria, perto da cidade palestina de Nablus. Acredita-se que Zertal tenha encontrado o altar de Josué depois de passar grande parte do final da década de 1980 cavando na montanha.

De acordo com a ABR, a inscrição na pequena tábua tem 40 letras hebraicas antigas e é “séculos mais velha do que qualquer inscrição hebraica conhecida do antigo Israel”.

Stripling juntou-se a quatro cientistas da Academia de Ciências da República Tcheca e dois epígrafos para decifrar o texto. Eles acreditam que diz: “Amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado – amaldiçoado pelo Deus YHW. Você vai morrer amaldiçoado. Amaldiçoado você certamente morrerá. Amaldiçoado por YHW – amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado”.

De acordo com Stripling, “Esses tipos de amuletos são bem conhecidos nos períodos helenístico e romano, mas a cerâmica escavada de Zertal datava da Idade do Ferro I e da Idade do Bronze Final, então logicamente a tabuinha derivou de um desses períodos anteriores. Mesmo assim, nossa descoberta de uma inscrição do final da Idade do Bronze me surpreendeu”.

Deuteronômio 27 e Josué 8 descrevem o monte Ebal como a montanha onde aqueles que quebravam a lei de Deus eram amaldiçoados. Em Josué 8:30-35, Josué construiu um altar para Deus “como Moisés, servo do Senhor, ordenou aos filhos de Israel”. Josué então leu toda a lei de Moisés para os filhos de Israel, incluindo as bênçãos se obedecerem a Deus e as maldições se o abandonarem.

Stripling e ABR dizem que publicarão suas descobertas ainda este ano em um artigo acadêmico revisado por pares.

Fonte: CBNNews

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
www.AutoPECAS-online.Pt

LEIA TAMBÉM