spot_img
24.7 C
Vila Velha

Paul Nelson abre ciclo de palestras do 1º Congresso Brasileiro de Design Inteligente

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Paul Nelson abre ciclo de palestras do 1º Congresso Brasileiro de Design Inteligente
Paul Nelson, filósofo da biologia e teoria da evolução.

Um dos principais nomes mundiais da teoria do Design Inteligente confirma presença juntamente com grandes expoentes da comunidade científica nacional.

Por Jussara Teixeira

A programação do ciclo de palestras do 1° Congresso Brasileiro de Design Inteligente acaba de ser reforçada com a participação especial do filósofo da biologia e teoria da evolução, Paul Nelson, mundialmente conhecido pela defesa da Teoria do Design Inteligente (TDI) e por seus artigos científicos em revistas especializadas e livros sobre o conceito. O tema da exposição de Nelson, que é membro da International Society for Complexity, Information and Design (Sociedade Internacional para a Complexidade, Informação e Design) e do Centro de Ciências e Cultura do Discovery Institute dará o tom esclarecedor necessário sobre  a proposta: “Entendendo o Design Inteligente: Os Mitos e a Realidade”.

Programado para ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de novembro no hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas (São Paulo), o evento está sendo considerado uma ocasião histórica pela comunidade científica por apresentar, pela primeira vez no Brasil, uma teoria reconhecida como sendo inovadora e ousada, por quebrar paradigmas no meio científico e na chamada Ciência das Origens.

Na ocasião da abertura, já estão confirmadas diversas autoridades como o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Davi Charles Gomes, e o reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Euler Pereira Bahia.

Na sequência da plenária inicial, o historiador da ciência Enézio de Almeida Filho abordará o tema “A ideia de Design Inteligente na Natureza: dos Filósofos Gregos Antigos aos Teóricos Atuais”, e será seguido de um jantar de gala.

Outros temas de importantes palestras que se seguirão serão “A TDI e a química: As Bases Termodinâmicas da Impossibilidade da Existência de Sistemas Vivos Ordenados Sem Design Inteligente”, com o Doutor em físico-química Kelson Mota T. Oliveira; “Evidências de DI na Biologia: Mimetismo e Camuflagem”, com o biólogo com especialização em paleontologia, zoologia e neurobiologia Ricardo Marques; “O Terceiro Elemento da Vida: Prova Irrefutável por Leis Naturais de Design Inteligente”, pelo Prof. Marcos Eberlin; “Preconceitos e Fraudes no Ensino da Evolução e Design Inteligente na Sala de Aula: a Visão de Um Educador”, com o Prof. Mario Magalhães; “Percepção do Design Inteligente na Bioquímica: Os Mecanismos Genéticos que Promovem nossa Individualidade como Ser”, com o biólogo Marcelo Vargas; “Evidências de Design Inteligente na Química da Vida: Processos Bioquímicos ao Nível Molecular, proferida pelo químico Rodinei Augusti. A programação completa, dias e horários podem ser conferidos no site http://www.designinteligentebrasil.com.br/ds_congress/agendas

Entre as atividades que farão parte da programação estão jantares, reuniões de confraternização e no sábado, dia 15, haverá a realização de uma assembléia para a criação da Sociedade Brasileira do Design Inteligente. No dia 16, será divulgado o Primeiro Manifesto Público TDI-Brasil, que abordará, entre outros tópicos, a questão do debate científico entre evolução e a TDI e as diretrizes apoiadas pela TDI Brasil quanto a como deve ser o ensino da evolução e do Design Inteligente nas escolas e universidades confessionais e públicas brasileiras.

Comitê

O grande número de novos membros do Comitê Científico da Sociedade Brasileira do Design Inteligente evidencia a grande aceitação da teoria no Brasil. Já são mais de 150 membros, número que continua crescente, reunindo profissionais e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento científico e de diversas instituições de pesquisa e universidades espalhadas por todo o país.

Com membros de destaque na ciência brasileira e também com um contingente muito grande de jovens, o comitê tem como pressuposto o compromisso único de defender a Ciência e promover o livre debate acadêmico-científico sobre as origens, contemplando para isso as duas possíveis causas: a ação de processos naturais – como propõe a teoria da evolução darwiniana – como também a ação de uma mente inteligente – como propõe a teoria do design inteligente. “O comitê se propõe assim a fazer uma ciência livre de qualquer pré-concepção de como o Universo e a Vida são, ou como deveriam ter sido formados. Somos hoje 150, seremos milhares em poucos anos”, antecipa o Prof. Marcos Eberlin.

Sobre a Teoria do Design Inteligente

A TDI é um programa de pesquisa científica defendido e executado por uma comunidade de cientistas, filósofos e estudiosos que procuram fazer ciência livre confrontando dados as duas causas possíveis para o Universo e a Vida: forças naturais ou a ação de uma mente inteligente. A teoria sustenta que muitas das características do Universo e dos seres vivos são contrárias à ação de processos naturais e melhor explicadas por uma causa inteligente.

Em seus quadros a TDI reúne prestigiados cientistas de muitas áreas, como a química, bioquímica, biologia, física, estudiosos de filosofia, ética, teologia, ciências sociais, e arqueologia.

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News