spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Participe da Semana de Oração em favor dos cristãos e das vítimas da violência na Nigéria

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.

Organizações cristãs ligadas à CSW dentro da Nigéria convocam cristãos em todo o mundo para orar.

Participe da Semana de Oração em favor dos cristãos e das vítimas da violência na Nigéria

No último domingo (15), começou a Semana de Oração pela Nigéria, solicitada por organizações ligadas à Christian Solidarity Worldwide no país. A campanha intitulada de ‘Campanha contra a violência do Boko Haram’ seguirá até o próximo domingo (22), e a CSW convoca todos os cristãos a participar individualmente, em suas comunidades e engajando as suas igrejas.

Líderes de diversas organizações que acompanham o quadro social e a violência do país estão alarmados com a violência enfrentada pela população, principalmente pelos cristãos.

Uma nova onda de ataques às igrejas no Nordeste da região traz ainda mais temor. Os casos de ataques não são fatos isolados e fazem parte de uma campanha de terror e violência empreendida pelo Boko Haram, uma seita islâmica que busca um fim para a Nigéria federal e o estabelecimento de um estado restritivo.

Segundo informações transmitidas na campanha da CSW, no final de 2013 o Boko Haram destruiu pelo menos 46 vilas predominantemente cristãs na área de Gwoza, no Estado de Borno, forçando mais de 14 mil cristãos a fugir. Eles também atacaram o vizinho Cameroom e uma escola no Estado de Yobe, cortando gargantas ou queimando mais de 50 pessoas vivas, principalmente estudantes. Os ataques continuam quase diariamente contra os cristãos, mulçumanos moderados, aldeias, mercados e estabelecimentos de ensino.

A CSW informa que “mais de 300 mil pessoas foram deslocadas pela violência realizada pelo grupo terrorista, bem como pelos pastores Fulani cada vez mais bem armados, desde maio do ano passado. Há também temores reais de que sobrevenha sobre o país outro surto de violência mortal por motivos religiosos como a aproximação das eleições de 2015”. Por temer que ocorra aumento dos conflitos e morte de centenas de inocentes, a CSW incluiu  as eleições de 2015 em seus pedidos de oração .

Informações sobre a campanha e situação do país:

A campanha contra a violência começou em 2003.

Segundo o presidente Jonathan, mais de 12 mil pessoas morreram na violência relacionada com o Boko Haram, com mais de 2 mil mortes até agora em 2014.

Mais de 300 mil pessoas foram deslocadas pela violência, de acordo com a ONU.

A maioria das 200 garotas raptadas pelo Boko Haran em abril de 2014 ainda estão em cativeiro.

Ataques quase diários ocorrem contra os cristãos, igrejas, prédios do governo ou quartéis e aldeias inteiras.

Ore pela Nigéria

Como indivíduos, pequenos grupos e igrejas, por favor, usem os pontos indicados abaixo para guiar suas orações pela a Nigéria, durante esta semana de oração.

Orem e peçam a Deus misericórdia sobre a Nigéria, seus lideres e cidadãos. Orem também para que a igreja possa ser persistente na oração e que Deus possa defender o seu nome.

Ore para que Deus remova as raízes violentas espirituais que foram autorizadas e estabelecidas no país. Ore para que cada altar levantado contra os propósitos de Deus para a Nigéria venham a cair.

Peçam a Deus para fortalecer e incentivar os militantes que lutam para proteger os civis a partir desta insurgência.

Orem para que o pessoal militar e de segurança sejam adequadamente equipados para combater o terrorismo e peçam para que Deus proteja as comunidades ao longo e através das fronteiras do país.

Orem por paz, saúde e provisão para os deslocados internos e externos pela violência.

Peça a Deus que dê estratégias os governantes para vencer os riscos de morte e destruição, para que haja mudança no coração dos membros do Boko Haram, seus patrocinadores e apoiadores.

Orem pela liberdade de todas as mulheres e jovens sequestradas e por todos os países que se  comprometeram a ajudar a rastreá-las. Orem pelos parentes destas vítimas que aguardam o retorno e pela recuperação desta experiência desumana, angustia e humilhação e para que seja feita justiça.

Ore para que haja paz nas eleições em 2015.

O que significa Boko Haram?

É geralmente traduzido como "educação ocidental é proibida"

Em que o Boko Haram acredita?

O grupo teve início em 2002. O fundador, Mohammed Yusuf, acreditava que o islâ tinha sido corrompido pela ocidentalização e tudo o que ela trazia, especialmente educação e o cristianismo, e rejeitou  a legitimidade do Estado e os chefes muçulmanos tradicionais. O grupo procurou a destruição da Nigéria federal e a substituição deste por um estado governado por uma ortodoxia definida por Mohammed Yusuf.

Por que Boko Haram ataca cristãos, governo, prédios e escolas?

Os objetivos da ideologia do Boko Haram seriam conquistadas usando a violência. Em 2003, eles começaram uma campanha de ataques violentos contra cristãos, metas do governo federal e, mais recentemente, contra muçulmanos que não compartilham de sua ideologia restritiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa – ANAJURE

Leia também:

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News