Outubro Rosa e as mulheres com deficiência

Outubro Rosa e as mulheres com deficiência

Em 2016, foi editada uma Lei que garante às mulheres com deficiência as condições adequadas para prevenir e tratar os cânceres de mama e de colo do útero.

Daniel Louzada

O mês de Outubro é marcado pela luta e o combate ao câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos (mutações dos genes BRCA1 e BRC2) e fatores hereditários, além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes às radiações ionizantes.

- Publicidade -

Em 2016, foi editada uma Lei que garante às mulheres com deficiência as condições adequadas para prevenir e tratar os cânceres de mama e de colo do útero, no âmbito do SUS, é a Lei Nº 13.362/2016.

Ainda segundo o INCA, por ano são registrados cerca de 28% de novos casos de câncer de mama que, apesar de raro, também acomete homens (1%).

O câncer de mama é raro em mulher com menos de 35 anos. Acima dos 35 sua incidência começa a crescer de forma progressiva, principalmente após os 50 anos.

Dessa forma, o público feminino com algum tipo de deficiência, tem assegurado por lei a dignidade e o direito ao acesso ao tratamento da saúde individual, de maneira que lhe proporcione dignidade, respeito e uma saúde de qualidade.

Daniel LouzadaDaniel Louzada
Um jovem cristão, atleta e jornalista, portador de deficiência física por ter nascido prematuro (com apenas 6,5 meses); uma paralisia cerebral o impossibilitou de andar normalmente, fazendo com que seja usuário de cadeira de rodas. Entretanto, isso não o impediu de tocar a vida. Apesar das adversidades, em março de 2021, se formou em Comunicação Social – Jornalismo, pela Faculdade Estácio, em Vitória (ES); é colaborador voluntário de conteúdo para jornais e sites de notícias.

 


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui