
A Sessão Solene contou com os atores Giselle Itié e Giuseppe Oristanio, além do ator mirim capixaba Pedro Henrique Carminati que interpretou Arão na novela
Vitória, ES – A repercussão da Bíblia Sagrada como tema de uma produção televisiva brasileira foi o foco dos discursos durante a sessão solene realizada nesta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES), por iniciativa do deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB) em homenagem à TV Record e à TV Vitória pela novela “Os Dez Mandamentos”.
“Ansiava por algo que permitisse que a família brasileira pudesse assistir junta a uma produção que não segregasse, que os pais não precisassem mandar as crianças dormirem. A homenagem é à coragem da TV Record de nos presentear com uma novela de grande qualidade, onde a Bíblia é o centro da produção”, justificou.

A sessão contou com a presença de atores do elenco de “Os Dez Mandamentos”, Giselle Itié (que interpreta Zípora, esposa do protagonista Moisés) e Giuseppe Oristanio (que faz o sacerdote Paser), além do ator mirim capixaba Pedro Henrique Carminati, que interpretou o personagem Aarão na infância.
“Todo mundo sabe que a Bíblia é o livro mais famoso do mundo, é um livro clássico, e Os Dez Mandamentos é a história mais clássica da Bíblia. A grande sacada da emissora foi descobrir que é possível fazer novelas contando uma história que todos conhecem. Tenho sorte de participar de um projeto que já fez historia na televisão brasileira, que mudou o paradigma da televisão no Brasil”, destacou Oristanio.
“Decidimos fazer uma novela bíblica porque as pessoas estão carentes de poder sentar em casa e receber uma palavra de fé, sem constrangimentos” explicou Anderson Silva, diretor de teledramaturgia da Record.

“Não visamos apenas o retorno financeiro, mas temos compromisso com a sociedade, de unir as famílias à noite. Essa novela é um produto agregador, que vai além da intenção comercial”, complementou o diretor nacional de afiliadas da emissora, André Luiz Duarte Dias.
O diretor geral da TV Vitória, Fernando Machado, comentou a homenagem. “Fico encantado de ver o reconhecimento de um trabalho que agrega valor à sociedade”.
O deputado Amaro Neto, que é apresentador do programa Balanço Geral, e outros apresentadores da emissora capixaba também foram homenageados com certificados durante a sessão.
Confira a relação dos homenageados:
- Fernando Machado Ferreira, diretor-geral da Rede Vitória e diretor responsável pela Central de Jornalismo da Rede Vitória
- Eduarda Buaiz, diretora administrativa e financeira do Grupo Buaiz
- André Luiz Duarte Dias, diretor nacional de afiliadas da Record em São Paulo
- Anderson Silva, diretor de teledramaturgia
- Giselle Itie, atriz protagonista no papel de Zípora
- Giuseppe Oristano, ator, interpreta Paser
- José Geraldo Vimercati, superintendente comercial e de marketing da TV Vitória
- Silvio Roberto Assis Corrêa, superintendente de operações e artístico
- Rodrigo Wernersbach Ronchi, editor, apresentador e narrador esportivo
- Douglas Camargo, repórter e apresentador da TV Vitória
- Eduardo Santos, repórter e apresentador da TV Vitória
- Wesley Sathler, escritor e apresentador
- Gisella Nitz, apresentadora
- Amaro Neto, deputado e apresentador
- Anne Carpe, apresentadora
- Juliana Lyra, apresentadora
- Edu Kopernik, apresentador
- Pedro Henrique Carminati, ator mirim
- Rosiane Vargas Dadalto, gerente de marketing.
- Magno Adriano Vieira
- Devanir de Ferreira
Texto de Karina Borgo / Ales