spot_img
spot_img
29.9 C
Vila Velha

Os cristãos do Sri Lanka, dois anos após ataques extremistas

Vítimas continuam amparadas, mas convivem com a lembrança dos entes queridos que morreram no incidente

EM FOCO

Portas Abertas
Portas Abertas
A serviço da Igreja Perseguida, PORTAS ABERTAS é uma organização internacional que serve cristãos em lugares hostis ao evangelho. Está presente em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.
Os cristãos do Sri Lanka, dois anos após ataques extremistas
Ataques a bomba em igrejas do Sri Lanka durante a Páscoa de 2019 deixou centenas de feridos e mortos. Na foto, a casa paroquial da Igreja de Zion, que foi quase que totalmente destruída pelas bombas | Foto: Portas Abertas

Em 21 de abril é lembrado um dos maiores e mais violento ataque contra cristãos, que ocorreu no Sri Lanka. Neste dia, em 2019, cristãos de várias regiões do Sri Lanka estavam reunidos em diversas igrejas para comemorar a Páscoa. Porém, extremistas islâmicos aproveitaram a data especial para atacar três igrejas e dois hotéis. O resultado das cinco explosões em Colombo, Negombo e Batticaloa foi a morte de 259 pessoas e outras 500 feridas.

As memórias e consequências dos incidentes continuam presentes nas vidas dos cristãos locais. Os parceiros da Portas Abertas têm acompanhado de perto a situação da Zion Church, em Batticaloa. Ela foi destruída e o governo determinou que os militares deveriam reconstruir o templo. Mas por falta de recursos, as obras foram interrompidas e os cristãos estão se reunindo em outro prédio. O novo terreno foi doado e uma igreja já está sendo construída.

Em 2020, a liderança da igreja não conseguiu promover um culto em memória aos ataques, já que o país estava em lockdown devido à pandemia de COVID-19. Porém, para este ano eles planejam um culto especial.

Os cristãos do Sri Lanka, dois anos após ataques extremistas
Dois anos depois, apesar do luto e da memória constante, a igreja retornou com os cultos | Foto: Portas Abertas

Qual o andamento das investigações sobre os ataques de Páscoa no Sri Lanka?

Os ataques de Páscoa no Sri Lanka mobilizaram a investigação da Comissão Presidencial de Inquérito (PCOI, da sigla em inglês) e o relatório final foi apresentado ao presidente Nandasena Gotabaya Rajapaksa, em fevereiro de 2021. No documento, as autoridades criticaram a atuação do Serviço de Inteligência do Estado (SIS, da sigla em inglês) e do ex-chefe do órgão, Nilantha Jayawardena, por não terem evitado os ataques.

No entanto, Jayawardena afirmou que avisou ao ex-presidente, Maithripala Sirisena, sobre um possível ataque, mas o ex-governante ignorou as informações. Porém, há muitas críticas ao documento, afirmando que ele parece focado em descobrir como o incidente poderia ser evitado, ao invés de procurar e punir os responsáveis pelos ataques.

Como estão as famílias atingidas pelos ataques?

A equipe de presença da Portas Abertas acompanhou algumas famílias vítimas dos ataques. Muitas perderam os entes queridos como pais, filhos e irmãos nas explosões e precisaram reconstruir as próprias vidas. Um exemplo disso é o pastor Kumaran, da Zion Church, que perdeu o filho Malkiya de 12 anos. Ele, a esposa Saratha e os filhos Jeremiah e Shemidah ainda estão em luto.

Os cristãos do Sri Lanka, dois anos após ataques extremistas
Pastor Kumaran e família ainda sofrem a perda do filho de 12 anos. Na foto, o memorial com fotos, medalhas e condecorações recebidas pelo menino. | Foto: Portas Abertas

Em todas as visitas da Portas Abertas, Saratha chorava sem parar quando lembrava do dia dos ataques. Ela e o esposo deixaram os filhos na sede da Zion Church e foram para uma congregação. Mas receberam uma ligação contando das explosões e voltaram para ver o que tinha acontecido.

“Quando chegamos à igreja, as pessoas estavam fugindo. Meu marido estava procurando uma maneira de entrar, mas eu nem tentei procurar meu filho porque eu já sabia que Malkiya estava no céu”, compartilha a cristã. Apesar da rotina da família ter voltado ao normal, eles sempre lembram de Malkiya em detalhes, como quando comem alguma comida que ele gostava.

Logo após a morte do garoto cristão, a casa da família se tornou um memorial com grandes pôsteres dele, tinha também os troféus e os certificados que ele havia ganhado. Além disso, os pais faziam questão de mostrar as roupas, os livros e outros pertences favoritos de Malkiya. Mas após dois anos, há menos objetos que lembrem o menino, apesar da dor da perda estar nítida nos olhos dos pais.

“É realmente difícil descrever para as pessoas como estamos nos saindo hoje em dia. Às vezes estamos rindo e às vezes chorando. A dor vem em ondas”, finaliza o pastor.

Como os cristãos afetados pelos ataques de Páscoa foram apoiados?

Além do cuidado emocional e espiritual às vítimas dos ataques de Páscoa do Sri Lanka, a Portas Abertas entregou pacotes com itens de primeira necessidade. Também ajudou na troca das motocicletas destruídas no incidente e apoiou as famílias a reiniciarem os negócios ou começarem novos, para que pudessem sobreviver por conta própria. Além disso, mais de oito mil cristãos receberam ajuda com alimentos, itens de higiene e outras necessidades durante a pandemia de COVID-19.

A perseguição aos cristãos no Sri Lanka

O país configura na 52ª posição e está na Lista de Países em Observação da Portas Abertas. O budismo no país alcança 67,6% da população. Apesar da comunidade internacional ter uma visão de que existe um governo democrático, as restrições legais e governamentais com relação aos cristãos só aumentam. O nacionalismo budista pressiona cada vez mais por meios legais e políticos, o que gera uma perseguição silenciosa aos cristãos. Os cristãos ex-budistas estão sujeitos a assédio, discriminação e marginalização por parte da família e da comunidade.

Você também pode apoiar os cristãos que ainda sentem as consequências dos ataques

A Portas Abertas mantém os trabalhos de apoio emocional e espiritual às famílias que sofreram perdas devido os ataques de 21 de abril, além de ajuda socioeconômica. Para saber mais sobre o projeto acesse o link e seja um com os irmãos do Sri Lanka.

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News