spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

OMS monitora de perto a peste bubônica, mas diz que não constitui ameaça grave na China

A peste bubônica é transmitida de animais a humanos por picaduras de pulgas infectadas ou pelo contato direto com cadáveres de pequenos animais infectados.

EM FOCO

Wanderli Luiz
Wanderli Luiz
Casado com Joyce, e pai do Levy e da Laura; gosta de ler e escrever, ligado nos acontecimentos ao redor do mundo. Tem formação superior pelo Unicentro Newton de Paiva, em Belo Horizonte (MG).
OMS monitora de perto a peste bubônica, mas diz que não constitui ameaça grave na China
China adota medidas sanitárias contra a Peste Bubônica. | Foto: Pixabay

Vários casos da peste bubônica foram relatados nos últimos dias na China.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira (7) que está monitorando de perto os casos da peste bubônica na China e enfatizou que a situação não representa uma grande ameaça, além de estar bem administrada.

A porta-voz da OMS, Margaret Harris, afirmou em coletiva de imprensa em Genebra.”No momento, não consideramos que haja um risco alto, mas estamos monitorando de perto” a situação, junto às autoridades chinesas e mongóis.

Vários casos da peste bubônica foram relatados nos últimos dias na China. Autoridades da cidade de Bayannur, localizada na Mongólia Interior, norte da China, anunciaram uma série de medidas após detectarem um caso da doença neste fim de semana.

O paciente, um pastor, se encontra em situação estável em um hospital de Bayannur, informou em nota a Comissão de Saúde da cidade no domingo (5). A comissão proibiu a caça e o consumo de animais que podem transmitir a peste até o final do ano, principalmente as marmotas, e pediu aos habitantes que informem sobre qualquer roedor morto ou doente que encontrarem.

Outro caso suspeito, de um menino de 15 anos, foi relatado nesta segunda-feira (6) na Mongólia, segundo a agência Xinhua. Dois outros casos foram confirmados na semana passada na província mongol de Khovd, envolvendo dois irmãos que haviam comido carne de marmota.

Cerca de 150 pessoas que tiveram contato com os dois homens foram colocadas em quarentena. Em uma nota enviada à imprensa, a OMS afirmou ter sido informada pela China “em 6 de julho sobre um caso de peste bubônica registrado na Mongólia Interior”.

A OMS destaca que a peste é “rara” e que geralmente se encontra em certas regiões do mundo onde ainda é endêmica. A peste bubônica esteve e está conosco há séculos“, disse Margaret Harris aos jornalistas.

Durante a última década, a China informou esporadicamente de alguns casos, acrescentou a OMS. A peste bubônica é transmitida de animais a humanos por picaduras de pulgas infectadas ou pelo contato direto com cadáveres de pequenos animais infectados. Não se transmite facilmente entre humanos.


DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
ViaG1
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News