O Tempo e a Vida
Cemitério | Foto: Reprodução

Apesar de cruel, a morte nos deixa uma forte mensagem para vivermos com intensidade

Robson Aguiar

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tg 4.14).

Em apenas dois dias e por motivos diferentes dois amigos partiram para o plano espiritual.

Confesso que, apesar de saber que a morte do corpo é uma realidade que a humanidade não tem como ignorar, fico reflexivo toda vez que uma pessoa próxima é por ela retirado do nosso convívio.

Apesar de cruel, a morte nos deixa uma mensagem poderosa, que vivamos com intensidade cada segundo que nos é dado, pois não sabemos se daqui a pouco estaremos ainda vivos.

+ Superando o luto para seguir a vida!
+ O homem, seu tempo, seu mundo e suas prioridades

Há um ditado que diz: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” (Autor Desconhecido).

Está escrito na Bíblia: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec 9.10).

Não devemos com isso sermos fatalistas, mas também não podemos viver como se fôssemos eternos aqui nesse plano físico, ou como se tudo se resumisse a esse mundo.

É urgente que saibamos administrar bem a nossa vida. O Senhor recomenda que aproveitemos a vida em família: “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais, Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol” (Ec 9.9).

Devemos viver de forma equilibrada, sem extremos e sem apostar tudo em projetos a longo prazo.

Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20).

A vida tem que ser vivida hoje com a devida qualidade, mas sem nos esquecermos do amanhã. Concomitantemente, estude, trabalhe, planeje, construa, sonhe, mas não esqueça do hoje.

Faça o bem, ame, ajude, perdoe, abrace, declare palavras de carinho para quem você ama. Amanhã, talvez a pessoa amada não esteja presente… ou você.

Enfim, por outro lado e não menos importante, é preciso estarmos preparados para quando partirmos daqui. “Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Am 4.12)

É certo que temos prazo de validade aqui na terra. “Tempo de nascer e tempo de morrer…” (Ec 3.2a). Nessa transição, “o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu” (Ec 12.7), preste atenção! A única coisa que irá conosco para o plano espiritual são as obras: “Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham” (Ap 14.13).

R.A


DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui