spot_img
spot_img
23.9 C
Vila Velha

O respeito é a base de uma sociedade justa, desenvolvida e civilizada.

EM FOCO

Carlos Alberto Menezes Costa
Carlos Alberto Menezes Costahttps://www.searanews.com.br/
é administrador, teólogo, pós-graduado em docência superior, articulista e serve como Pastor das Assembleias de Deus em Uberlândia-MG.
O respeito é a base de uma sociedade justa, desenvolvida e civilizada.
Foto: Wesley Almeida

Grande parte dos problemas que assolam as sociedades modernas, passa pela não observância desse mandamento, ou seja, a falta de respeito.

Certa feita, Jesus foi interpelado por certo fariseu: “Mestre, qual o maior mandamento da Lei?”

Respondeu Jesus: “Ame o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo semelhante a ele é: ame o teu próximo como a ti mesmo.”

A questão de amar ao próximo como a nós mesmos, passa, invariavelmente, pelo respeito ao outro, pelo respeito ao próximo.

E nessa perspectiva podemos entender que grande parte dos problemas que assolam as sociedades modernas, passa pela não observância desse mandamento, ou seja, a falta de respeito. Talvez se praticássemos mais o respeito, o cenário econômico, político e social do nosso país e do mundo seria bem melhor.

Senão, vejamos: se houvesse mais respeito ao patrimônio público, não haveria tanta pichação nos monumentos históricos, não haveria tantos banheiros públicos vandalizados, prédios públicos totalmente destruídos. Não haveria tantas escolas e hospitais em situação precária de funcionamento.

Se houvesse mais respeito pelo trabalho dos garis e das prefeituras e da população com consciência social, não haveria tanto lixo jogado nas ruas e avenidas, a cidade seria mais limpa e a proliferação de doenças decorrentes dessa prática seria minorada.

Se houvesse mais respeito pelo erário, não haveria tantos problemas sociais, tantos hospitais públicos com deficiência na sua infraestrutura, carecendo de medicamentos básicos e haveria mais leitos nos hospitais; não haveria tantas estradas esburacadas e em péssimo estado de conservação; haveria mais vagas nas escolas e mobilidade urbana adequada.

Se houvesse mais respeito por parte de alguns servidores públicos, o serviço prestado à população seria melhor, mais eficiente e menos dispendioso.

Se houvesse mais respeito às leis, não haveria tantos presídios e tantos crimes hediondos, não haveria tantos assaltos e violência. Aliás, não estaríamos vivendo em tempos de extrema violência.

Em um mundo permeado por pessoas que só enxergam seus direitos, onde o politicamente correto impera, devemos lembrar que politicamente correto é o respeito ao próximo, respeito às leis, às normas e às gerações futuras. E que antes dos nossos direitos, devemos lembrar dos nossos deveres e obrigações.

Respeito, enfim, é a base de uma sociedade justa, desenvolvida e civilizada.

Jesus sendo o Todo Poderoso, respeita cada ser humano, dá liberdade para que cada um viva sua própria vida, não lhe privando da liberdade de escolha.

E o mais impactante é que Ele respeita até mesmo a decisão de não ser amado por grande parte dos homens e, mesmo não sendo amado, Ele nunca deixa de nos amar.

Jesus é maravilhoso conselheiro, Deus da eternidade e príncipe da paz. Ele te respeita.

_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News