spot_img
Suprema Contabilidade
29 C
Vila Velha

O que significa entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado?

Optar pela porta estreita e pelo caminho apertado implica em fazer escolhas que podem ser desafiadoras, exigindo disciplina, renúncia e enfrentamento de adversidades

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Porta estreita e Caminho apertado fazem parte do que a Bíblia chama de “A carreira que nos está proposta” em Hb 12:1-3, é um tema atual e necessário para os “peregrinos” rumo ao Céu.

Por Pr. Paulo Pontes

A expressão “entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado” é uma metáfora usada especialmente no contexto do Cristianismo. Ela se refere ao conceito de seguir um caminho difícil, desafiador e muitas vezes pouco popular em busca da verdade, da moralidade e principalmente da salvação em Cristo.

Essa metáfora é originária de uma passagem dos Evangelhos, especificamente em Mateus 7:13,14, onde Jesus diz: “Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram”.

Essencialmente, a “porta estreita” simboliza a escolha difícil, porém correta, de seguir os ensinamentos de Cristo e buscar uma vida de retidão, enquanto a “porta larga” representa o caminho fácil e tentador que leva à destruição espiritual.

Optar pela porta estreita e pelo caminho apertado implica em fazer escolhas que podem ser desafiadoras, exigindo disciplina, renúncia de prazeres mundanos e enfrentamento de adversidades, mas que eventualmente conduzem à verdadeira felicidade, à realização espiritual e, por conseguinte, à vida eterna.

Mensagem do Evangelho

No Sermão do Monte, temos uma aplicação geral do evangelho, contudo, o texto de Mateus 7:13-14 pontua:

duas portas: a larga e a estreita,
dois caminhos: o espaçoso e o apertado,
dois destinos: a perdição e a salvação,
dois grupos de pessoas: os que entram pela porta larga e andam pelo caminho espaçoso e os que entram pela porta estreita e andam pelo caminho apertado.

O ensinamento de Cristo é admiravelmente claro, destacando de forma paralela o caminho que conduz à destruição e o caminho que leva à vida: A porta larga e o caminho espaçoso conduzem à perdição, enquanto que a porta estreita e o caminho apertado conduzem à vida.

A realidade implacável é que muitos são os que entram pela porta larga e seguem pelo caminho espaçoso. São poucos os que acercam com a porta estreita e trafegam pelo caminho apertado.

“É impossível alguém entrar pela porta larga, andar pelo caminho espaçoso e no final encontrar a vida eterna. Do mesmo modo, é impossível alguém entrar pela porta estreita, andar pelo caminho apertado e no final se perder a salvação” (HDL).

Conclusão

Tanto a porta estreita quanto a porta larga são tidas como dando acesso ao reino de Deus…

Os dois caminhos (o espaçoso e o apertado) são oferecidos a todas as pessoas.

A porta larga inclui todas as religiões, obras e justiça própria, não é um caminho único, são vários caminhos, mas que levam ao céu (cf. Pv 14.12).

A porta estreita e o caminho apertado apontam também para a exigência de renúncia (Mc 8.34-37); representa a verdadeira salvação, do modo de Deus, que leva à vida eterna. É pela fé, somente por meio de Cristo (cf. Jo 14.6; At 4.12).

Deus te abençoe!

APOIE SEARA NEWS Clique AQUI!
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Baixe a Revista Seara News
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News