26.1 C
Vila Velha

O que motivou o ataque mortal do Hamas contra Israel?

Especialista analisa o Hamas, o profeta Ezequiel e a história que levou a este momento angustiante

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Com a guerra entre Israel e o Hamas em curso, muitas questões surgiram. O que é o Hamas e em que acredita o Hamas? E por que o Hamas atacou Israel?

Billy Hallowell que escreve para Faithwire.com da CBN, e trabalha com jornalismo e mídia há mais de uma década, conversou sobre o assunto com o especialista de comunicações Joel Rosenberg, que detalhou as razões pelas quais acredita que o Hamas escolheu o mês de outubro para realizar o ataque, ao mesmo tempo que minudenciou a ideologia radical da organização.

O especialista lembrou que “Foi o 50º aniversário do maior ataque furtivo no estado moderno da história de Israel – 6 de outubro de 1973, o que ficou conhecido como a Guerra do Yom Kippur, onde o Egito invadiu Israel pelo Sul, a Síria pelo Norte, e foi devastador”, disse Rosenberg. “E Israel prevaleceu com a ajuda americana”.

Considerando a história e os padrões passados ​​dos grupos muçulmanos radicais, disse ele, os aniversários tendem a ser momentos em que estes “maus atores” gostam de atacar. Além disso, porém, ele explicou que questões controversas dentro de Israel abriam a nação para possíveis ataques.

“Israel está profundamente dividido internamente sobre questões políticas, reforma judicial e outras coisas”, disse ele. “Havia centenas de milhares de israelenses nas ruas todas as semanas protestando contra o governo de Netanyahu, até mesmo soldados.”

Rosenberg disse que estas divisões políticas a nível interno provavelmente criaram uma vulnerabilidade percebida. “Acho que o Hamas e, mais importante, a liderança iraniana disseram: ‘Israel está dividido – vamos pegá-los’”.

Ironicamente, o ataque do Hamas contra Israel unificou diferentes facções dentro de Israel, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a criar um governo de unidade aprovado pelo parlamento de Israel. Formada durante emergências, esta versão de governo reúne facções opostas para resolver questões significativas.

Outras questões potencialmente no centro do ataque do Hamas, acredita Rosenberg, são os tratados e relações de paz árabe acordados nos últimos anos.

Ele disse que esses acordos poderiam ter criado potencialmente uma “falsa sensação de segurança” e decepcionado alguns guardas.

Rosenberg também explicou a história do Hamas, observando que é essencialmente uma ramificação da Irmandade Muçulmana que começou em 1987. Longe de ter políticas normativas, o Hamas quer aniquilar Israel e dominar, Rosenberg a chamar o Hamas de “organização genocida”.

“Se você ler a carta do Hamas… ela é absolutamente clara”, disse o autor. “Eles querem aniquilar, erradicar todos os judeus da terra de Israel, destruir o Estado-nação de Israel e assumi-lo”.

Ele disse que o Hamas é financiado, armado e treinado pelo regime iraniano, acrescentando ainda mais perigo à situação já inflamável.

Rosenberg encerrou a discussão falando sobre outra relação do Irã – a sua crescente amizade com a Rússia. Embora o autor tenha dito que as peças escatológicas ainda não estão alinhadas, ele apontou para o profeta Ezequiel e para os eventos profetizados nos capítulos 38 e 39 em torno de uma guerra de Gogue e Magogue e de um ataque a Israel.

Ele, entre outros líderes cristãos, acredita que Magog é a Rússia, e com a Pérsia (atual Irã) listada entre as nações parceiras de Magog, a dinâmica atual é certamente digna de nota.

Embora Rosenberg tenha dito que não acha que a crise atual seja mencionada explicitamente nesta parte de Ezequiel, ele tem algumas teorias interessantes sobre o que poderia potencialmente acontecer devido à situação atual.

Com CBNNews

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui.
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ESTUDOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Rádio Seara News
- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -spot_img