O papel do CIO na transformação digital

0

O papel do CIO na transformação digital | Seara News

Por Thiago Pina

As constantes mudanças no cenário tecnológico estão acontecendo num espaço de tempo cada vez mais curto, a transformação digital chegou trazendo facilidades ao nosso dia a dia, conectando pessoas, coisas, maquinas, tudo conectado o tempo todo, gerando uma grande massa de dados, tornando a aderência a essa realidade vital para a sobrevivência de qualquer negócio, nos colocando em um mundo digital, porém, ainda há muito para acontecer.

Em um cenário de recessão onde a competitividade é fator de sobrevivência, reduzir custos, ser eficiente, estreitar relações com clientes e fornecedores e criar parcerias estratégicas é obrigação de quem quer sobreviver em tempos tão adversos. Informação de qualidade é ativo de valor, que transforma a estratégia do negócio, gera resultados, além disso, a necessidade de estar à frente nas transformações e novidades do mercado, comportamento e preferências dos clientes é fator determinante para que os objetivos da estratégia corporativa sejam alcançados.

O papel do CIO dentro das organizações é essencialmente estratégico, e para ajudar as empresas a ter grandes resultados em uma economia digital, o CIO precisa entender como e quando essas forças digitais estão afetando o negócio, aplicar as mudanças de forma a gerar resultados e agregar valor à organização. Termos desconhecidos ou pouco falados há 10 anos, hoje são bastante comuns e estão norteando a transformação digital: Cloud Computing, Big Data, mobilidade, segurança, internet das coisas, entre outros. Apesar de ainda existirem empresas que insistem em enxergar a TI como custo, e isso não é raro, muitas têm se destacado por ter a TI como parte do negócio, usando-a de forma estratégica para impulsionar novos negócios, aprimorar produtos, se aproximar mais dos seus clientes e gerar novas oportunidades. A gestão da tecnologia da informação pode transforma-se em um poderoso diferencial competitivo desde que sua utilização esteja alinhada com a estratégia do negócio e com o grau de maturidade tecnológico e empresarial da organização.

O mundo estará sempre mudando, e o CIO terá cada vez mais responsabilidade em estar atento as mudanças para suportar as empresas, criando oportunidades e ajudando a alcançar seus objetivos estratégicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome