Estaria ultrapassado o ministério do profeta do Novo Testamento na atualidade? Seria um título do Novo Testamento dado ao pregador? O ministério profético tinha um destaque notável na Igreja Primitiva, cabia-lhe a função especial, através do Espírito Santo, de edificar, exortar e consolar (1 Co 14.3). Não significa simplesmente pregar ou ensinar a Palavra de Deus, mas a missão de receber diretamente do Espírito Santo, pelo dom da profecia, a habilidade de transmitir a Palavra do Senhor. Em nossa cultura, a ideia que se tem do profeta é daquele que revela ou prediz o futuro. Nos dias primitivos da igreja, vemos esse ministério bastante ativo, em que a vontade e a mente do Senhor eram expostas através dos verdadeiros profetas.
I. O PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO
1. Conceito
A palavra hebraica para profeta é “Nabi”. Etimologicamente, a definição é incerta, porém, diversos significados lhe são atribuídos, entre os quais, “chamado por Deus” e “orador”. A palavra “profeta” tem o sentido de porta-voz divino, entretanto, os primeiros profetas foram os patriarcas, desde Adão até Moisés (Gn 20.7). O profeta Samuel foi muito influente em Israel, tendo sido seguido pelos profetas Elias, Eliseu e Davi. Daí surgiram os profetas maiores e menores, maiores e menores em influência e os que deixaram maiores e menores registros.
2. O ofício
O profeta como mensageiro de Deus, cuja missão era levar o povo a obedecer à vontade do Todo-Poderoso. Quem porventura ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o verdadeiro profeta comunicava o que havia ouvido de Deus, falava somente o que o Senhor lhe havia falado. (Dt 18.18; 2 Cr 20.20).
3. O profetismo
Foi a partir do profeta Samuel que teve início o movimento profético formal em Israel. Com Elias, ele se desenvolveu ainda mais. A partir do ministério de Samuel, surgiram as escolas de profetas e os profetas da corte – os que atuavam junto aos reis (1 Sm 10.5-10). Alguns desses profetas não apenas aconselhavam os soberanos, mas também eram seus escrivães. Alguns exemplos são: Samuel, Natã e Gade fizeram vários registros reais.
II. O PROFETA EM O NOVO TESTAMENTO
1. A importância do termo “profeta” em o Novo Testamento
Paulo, em (1 Co 14.30), dá a entender que o profeta exerce sua função quando o Espírito Santo lhe inspira repentinamente uma mensagem advinda duma súbita revelação e este por obediência ao impulso do Espírito, transmite a mensagem de Deus.
2. O ofício do profeta neotestamentário
O ministério de profeta é colocado entre outros ministérios por sua utilidade na edificação da igreja, inclusive, no Novo Testamento, a pregação pode receber impulso profético na transmissão das verdades divinas. O “profeta” na igreja é indispensável, e não meramente um prognosticador tentando predizer o futuro, nem um guia da igreja em negócios particulares. O profeta também não é simplesmente um pregador, mas o pregador pode exercer, na pregação, o ministério profético.
3. O objetivo do dom ministerial de profeta
O profeta de Deus interpreta o sentimento do Espírito Santo para o povo. É um ministério com função poderosa, à parte da pregação. Quando o Espírito Santo dá uma mensagem ao profeta, e este a transmite com suas palavras essa profecia, ou mensagem divina, interpreta o desejo de Deus para a igreja. O ofício de profeta existe não para acrescentar outra verdade fora das Escrituras sagradas, mas para edificar, exortar e consolar fundamentados nas verdades já reveladas na Bíblia.
III. DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO
1. Simplicidade x arrogância
O apóstolo Pedro instrui os crentes a não crer em tudo o que ouvem só pelo fato de dizer que é uma mensagem de Deus. Deveriam verificar a mensagem para ver se ela é verdadeiramente do Senhor. Uma maneira é verificar se ela passa pelo crivo da Palavra de Deus, a Bíblia. Inclui também, o compromisso dos professores com Cristo, o seu modo de vida, e o fruto dos seus ministérios (1Pe 2.19; 3.23, 24; 4.6).
2. Pelos frutos os conhecereis
O falso profeta é o que está interessado em mostrar-se a si mesmo, transmitir suas próprias ideias e difundir sua própria versão da verdade; o autêntico profeta deseja a anulação de si mesmo (Jo 3.30). O verdadeiro profeta é o que difunde a verdade de Deus e de sua palavra.
3. Ainda sobre o falso profeta
Os falsos profetas podem até tentar, mas, não são capazes de imitar perfeitamente a verdade, porque quem exerce os seus sentidos espirituais, Deus pode lhe revelar a mentira. Entretanto, um profeta fiel ao Senhor valia mais do que todos eles (Ap 3.22).
CONCLUSÃO
Segundo o que Paulo escreveu em (Ef 4.11,12), os ministérios são dados para construir o corpo de Cristo. O objetivo aqui era, levar os crentes a buscar ser um cristão autêntico e estar preparados para o serviço cristão, a fim de fortalecer a igreja de Cristo. Dessa forma podemos estar certos de que haverá um trabalho ativo e frutífero para o Senhor, com o resultado de um crescimento sadio e um verdadeiro avivamento (Ef 4.12). À medida que as almas são ganhas, irão se fortalecer pelo serviço unificador da igreja, para glória de Deus.