spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

O Ministério de Profeta

EM FOCO

Aniel Ventura
Aniel Ventura
Natural de Afonso Cláudio (ES), casado com Deuzeny Ribeiro, pai de Fellipe, Evangelista da Assembleia de Deus Ministério de Cobilândia, em Vale Encantado, Vila Velha (ES), Bacharel em Teologia pelo Instituto Daniel Berg.

O Ministério de Profeta

Estaria ultrapassado o ministério do profeta do Novo Testamento na atualidade? Seria um título do Novo Testamento dado ao pregador? O ministério profético tinha um destaque notável na Igreja Primitiva, cabia-lhe a função especial, através do Espírito Santo, de edificar, exortar e consolar (1 Co 14.3). Não significa simplesmente pregar ou ensinar a Palavra de Deus, mas a missão de receber diretamente do Espírito Santo, pelo dom da profecia, a habilidade de transmitir a Palavra do Senhor. Em nossa cultura, a ideia que se tem do profeta é daquele que revela ou prediz o futuro. Nos dias primitivos da igreja, vemos esse ministério bastante ativo, em que a vontade e a mente do Senhor eram expostas através dos verdadeiros profetas.

I. O PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Conceito

A palavra hebraica para profeta é “Nabi”. Etimologicamente, a definição é incerta, porém, diversos significados lhe são atribuídos, entre os quais, “chamado por Deus” e “orador”. A palavra “profeta” tem o sentido de porta-voz divino, entretanto, os primeiros profetas foram os patriarcas, desde Adão até Moisés (Gn 20.7). O profeta Samuel foi muito influente em Israel, tendo sido seguido pelos profetas Elias, Eliseu e Davi.  Daí surgiram os profe­tas maiores e menores, maiores e menores em influência e os que deixaram maiores e menores registros.

2. O ofício

O profeta como mensageiro de Deus, cuja missão era levar o povo a obedecer à vontade do Todo-Poderoso. Quem porventura ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o verdadeiro profeta comunicava o que havia ouvido de Deus, falava somente o que o Senhor lhe havia falado. (Dt 18.18; 2 Cr 20.20).

3. O profetismo

Foi a partir do profeta Samuel que teve início o movimento profético formal em Israel. Com Elias, ele se desenvolveu ainda mais. A partir do ministério de Samuel, surgiram as escolas de profetas e os profetas da corte – os que atuavam junto aos reis (1 Sm 10.5-10). Alguns desses profetas não apenas aconselhavam os soberanos, mas também eram seus escrivães. Alguns exemplos são: Samuel, Natã e Gade fizeram vários registros reais.

II. O PROFETA EM O NOVO TESTAMENTO

1. A importância do termo “profeta” em o Novo Testamento

Paulo, em (1 Co 14.30), dá a entender que o profeta exerce sua função quando o Espírito Santo lhe inspira repentinamente uma mensagem advinda duma súbita revelação e este por obediência ao impulso do Espírito, transmite a mensagem de Deus.

2. O ofício do profeta neotestamentário

O ministério de profeta é colocado entre outros ministérios por sua utilidade na edificação da igreja, inclusive, no Novo Testamento, a pregação pode receber impulso profético na transmissão das verdades divinas. O “profeta” na igreja é indispensável, e não meramente um prognosticador tentando predizer o futuro, nem um guia da igreja em negócios particulares. O profeta também não é simplesmente um pregador, mas o pregador pode exercer, na pregação, o ministério profético.

3. O objetivo do dom ministerial de profeta

O profeta de Deus interpreta o sentimento do Espírito Santo para o povo. É um ministério com função poderosa, à parte da pregação. Quando o Espírito Santo dá uma mensagem ao profeta, e este a transmite com suas palavras essa profecia, ou mensagem divina, interpreta o desejo de Deus para a igreja. O ofício de profeta existe não para acrescentar outra verdade fora das Escrituras sagradas, mas para edificar, exortar e consolar fundamentados nas verdades já reveladas na Bíblia.

III. DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO

1. Simplicidade x arrogância

O apóstolo Pedro instrui os crentes a não crer em tudo o que ouvem só pelo fato de dizer que é uma mensagem de Deus. Deveriam verificar a mensagem para ver se ela é verdadeiramente do Senhor. Uma maneira é verificar se ela passa pelo crivo da Palavra de Deus, a Bíblia. Inclui também, o compromisso dos professores com Cristo, o seu modo de vida, e o fruto dos seus ministérios (1Pe 2.19; 3.23, 24; 4.6).

2. Pelos frutos os conhecereis

O falso profeta é o que está interessado em mostrar-se a si mesmo, transmitir suas próprias ideias e difundir sua própria versão da verdade; o autêntico profeta deseja a anulação de si mesmo (Jo 3.30). O verdadeiro profeta é o que difunde a verdade de Deus e de sua palavra.

3. Ainda sobre o falso profeta

Os falsos profetas podem até tentar, mas, não são capazes de imitar perfeitamente a verdade, porque quem exerce os seus sentidos espirituais, Deus pode lhe revelar a mentira. Entretanto, um profeta fiel ao Senhor valia mais do que todos eles (Ap 3.22).

CONCLUSÃO

Segundo o que Paulo escreveu em (Ef 4.11,12), os ministérios são dados para construir o corpo de Cristo. O objetivo aqui era, levar os crentes a buscar ser um cristão autêntico e estar preparados para o serviço cristão, a fim de fortalecer a igreja de Cristo. Dessa forma podemos estar certos de que haverá um trabalho ativo e frutífero para o Senhor, com o resultado de um crescimento sadio e um verdadeiro avivamento (Ef 4.12). À medida que as almas são ganhas, irão se fortalecer pelo serviço unificador da igreja, para glória de Deus.

Bibliografia
Efésios – William Barclay – The Letter to the Ephesians – Tradução – Carlos Biagini

Comentário Bíblico Beacon – Romanos 1° e 2° Coríntios – Vol. 08 – CPAD
Comentário Bíblico Beacon – Gálatas a Filemon – Vol. 09- CPAD
O Governo Divino em Mãos Humanas – Osiel Gomes – CPAD
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento – CPAD
Comentário Bíblico Efésios – Elienai Cabral – CPAD
Comentário Bíblico A.T. Matthew Henry – CPAD

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, ou deseja sugerir uma pauta, falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News