O legado da Reforma Protestante

0
1389

O legado da Reforma Protestante

Por Thiago Machado Silva

Hoje estamos comemorando 495 anos da Reforma Protestante. Já fazem 495 anos em que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na Igreja de Wittenberg e deu início a um movimento que revolucionou a igreja de sua época, e tem trazido consequências para a igreja até os dias de hoje. Hoje somos chamados de protestantes, e a Igreja Presbiteriana é chamada de igreja protestante porque somos herdeiros dessa Reforma que ocorreu no séc. XVI, somos resultado desse movimento, e por isso, temos que agradecer muito a Deus pelos reformadores que lutaram e sofreram pela igreja de Cristo e por um evangelho puro e simples. Temos que agradecer a Deus por ter levantado essas pessoas que nos deixaram um legado tremendo e nos deixaram 5 princípios simples e que devem guiar a nossa vida em todo o tempo:

1. Somente as Escrituras. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17).

A Bíblia é inerrante, sem falhas, sem erro nenhum, inspirada por Deus e suficiente para conhecermos a Deus e sua vontade. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada a nós, e ela é toda suficiente.

2. Somente Cristo. “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis vindo da nu- vem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos, e não temais! Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.” (Mateus 17:5-8).

Apenas em Cristo temos a salvação. Cristo é centro de toda a Bíblia e o clímax de toda a história. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e o único que pode nos conduzir à Deus. Sem Cristo nada podemos fazer.

3. Somente a graça. “Então lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (2 Samuel 9:7-8).

Somente pela graça somos salvos da ira de Deus e temos o perdão dos nossos pecados. Não é pelos nossos méritos que somos aceitos por Deus, mas simplesmente pelo favor imerecido. Somos como um cão morto diante de Deus, e somente pela Sua graça é que podemos nos aproximar e nos relacionar com o Criador.

4. Somente a fé. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9).

Somente pela fé somos salvos com base nos méritos de Cristo. Somente pela fé na pessoa e na obra de Cristo é que Deus nos declara justos e nos aceita.

5. Glória somente a Deus. ”Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Romanos 11:36).

Nós existimos para glorificar a Deus, para reconhecer e atribuir a Ele todas as Suas perfeições. Deus é a fonte, o mantenedor e o alvo de todas as coisas, e só Ele merece toda glória hoje e eternamente.

Esse é o legado que a Reforma nos deixou, coisas simples mas que nos mantém no trilho certo. Princípios básicos que estão bem fundamentados nas Escrituras e que devem ser observados por todos os cristãos. E cada vez que você estiver caminhando por caminhos tortos, ou se desviando do trilho, ou perdendo o foco, lembre-se desses 5 pontos, volte às Escrituras Sagradas, e que toda a glória seja dada a Deus pelos séculos dos séculos.

Blog: http://thiagomsilva.com

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHalloween não é apenas uma brincadeira
Próximo artigoA reforma Protestante
SEARA NEWS é o primeiro portal do gênero no Estado do Espírito Santo. Oferece conteúdo informativo, orientador e formador de consciência cristã, servindo como um aporte eficaz na comunicação, mostrando os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome