22.9 C
Vila Velha

O Dia Mundial da Oração é celebrado na primeira sexta-feira de março

EM FOCO

Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO Seara News, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, com formação em teologia pastoral e catequética, autor do livro Você Tem Valor.

A data é celebrada em mais de 170 países

O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que ocorre na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968.

Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

A data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

Origem do Dia Mundial da Oração

O Dia da Oração surgiu no século XIX, através de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir efetivamente no auxílio de causas sociais.

Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Também tinham como propósito alertar para as necessidades das mulheres e crianças.

No entanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos aqueles que necessitavam.

Nascia, assim, na década de 1920, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia.

Em 1968 ficou estabelecido que a cada quatro anos o Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração se reuniria. Com isso, o movimento expandia e organizava-se. Um ano depois, em 1969, a União Mundial de Organizações Católicas Femininas soma-se a esta iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.

O que é Orar?

Mas o que é ORAR? É um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com Deus através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos. O poder da oração está na confiança que temos que ela irá chegar até Deus e que nosso pedido está sendo ouvido, é nela que encontramos calma, a paz, a satisfação e o privilégio de falar com Deus, pois é n’Ele que encontramos forças para viver.

Em 1 Timóteo 2:1,2 nos diz: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito”.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
www.AutoPECAS-online.Pt

LEIA TAMBÉM