O Brasil precisa urgentemente de verdadeiros profetas, comprometidos com a verdade e cheios do temor a Deus! Precisamos com urgência que o povo evangélico volte a viver à luz da Bíblia!

O deplorável e frustrante mercado da fé

Por Jesiel Freitas

O crescimento do “mercado da fé” no Brasil tem sido algo lamentável e decepcionante para os amantes do genuíno evangelho do Senhor Jesus Cristo. É um dos principais itens em minha lista de preocupações com a igreja atual e com as inovações banais e destrutivas que nela tem se infiltrado. Sou conhecido por minhas posições radicais em alguns temas e especialmente por minha forma autêntica e direta em tratá-los. É evidente que tenho a simpatia de alguns, a antipatia de outros e a indiferença daqueles que pouco se importam com a clareza e pureza da mensagem da salvação. Vivemos o tempo do “oba-oba”, das invencionices e do besteirol evangélico. É natural que em meio a um movimento que cresce tanto no país, surjam alucinados, hereges, hipócritas, mercenários e aproveitadores das massas! Embora seja uma preocupação, como expressei no início do texto, não significa que me surpreenda, apenas que devo posicionar-me como atalaia da verdade para denunciar, combater e informar. Tenho visto críticas pesadas àqueles que denunciam como estou fazendo. Os que reprovam a firme posição e publicação de textos que denunciam, alegam que isto apenas amplia o escândalo já praticado por tais aventureiros da fé e que a denúncia em nada contribui para a salvação das almas, pelo contrário, dificultando a aceitação da mensagem de Cristo.

Evidentemente respeito posições contrárias, mas respeitar não significa concordar. Se não houver quem denuncie, especialmente aqueles, que, como eu, receberam o chamado divino para proclamar a verdade e desmascarar o pecado e toda sorte de mentiras, quem o fará? Não haverá menos ou mais escândalos, menor ou maior proporção pelo fato de nos calarmos. Ao contrário: não denunciar produzirá uma massa ainda maior de incautos e desavisados que se deixarão ser ludibriados, enganados, iludidos e até espoliados pelos cruéis, ávidos e insaciáveis mercadores da fé! É deplorável ver o que fazem utilizando-se inescrupulosamente da própria Bíblia. Voltamos ao tempo das indulgências. É possível comprar-se uma variedade de produtos vendidos pelos charlatões da mídia, que dela ocupam-se para propagar seus audaciosos projetos de expansão e “crescimento empresarial”, aproveitando-se da ingenuidade e total ignorância bíblica de grande parte dos seus “clientes”. Aproveitam-se também do desespero de muitos que, carregados de problemas diversos, tais como enfermidades, conflitos conjugais, esfacelamento da família, doenças emocionais, frustrações e fracassos financeiros, crises momentâneas e agudas, apegam-se ao primeiro destroço do náufrago navio que flutua na superfície das águas. Lamentável!

Por vezes, sinto vergonha ao deparar-me com os vendedores de “agua orada” (ou agua benta), colunas de gesso, toalhas suadas, óleo “ungido”, pedaço do pão da bênção, graveto abençoado e tantas outras invencionices, besteiras, idiotices religiosas e amuletos da sorte. Deus tenha misericórdia de nós! O Brasil precisa urgentemente de verdadeiros profetas, comprometidos com a verdade e cheios do temor a Deus! Precisamos com urgência que o povo evangélico volte a viver à luz da Bíblia!

Diante disto, uma irmã amiga, postou hoje em meu perfil numa rede social, um vídeo com uma mensagem maravilhosa sobre “Sincretismo Religioso”, ministrada pelo Pr. Hernandes Dias Lopes. Não tinha visto e ouvido esta mensagem ainda, mas, ao ouvi-la emocionei-me com sua coragem, seu comprometimento com a verdade e sua responsabilidade diante do evangelho. Gostaria que você assistisse atentamente, e, estou certo de que por este texto que estou postando, e por este vídeo, sua vida será edificada. Veja:

Pr. Jesiel FreitasJesiel Freitas
é jornalista, pastor, bacharel em teologia pela FACETEN (Faculdade de Ciências, Teologia e Filosofia do Rio Grande do Norte) e pela FAETEL (Faculdade de Educação Teológica Logos), docente do Curso Médio de Teologia do Cetad – Centro Educacional e Teológico da Assembleia de Deus de Americana, e EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, conferencista, atuando na itinerância há pelo menos 15 anos, ministrando em congressos, conferências, escolas bíblicas, seminários e outros. 

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui