O crescimento intelectual
É importante ter disciplina para ler. É essencial ser perseverante nos estudos. | Foto: Pixabay

É fundamental estudar. Estudar a Escritura e ler livros que nos ajudam a crescer na fé, e também no conhecimento geral.

Tarsis Brendo

O crescimento intelectual…

Na época em que vivemos, conhecida como pós-modernidade, onde os relacionamentos são cada vez mais superficiais e a intelectualidade está entranhada de marxismo cultural, precisamos, definitivamente, resgatar os valores cristãos. Para isso é fundamental estudar. Estudar a Escritura e ler livros que nos ajudam a crescer na fé, e também no conhecimento geral.

No livro “História da Educação na Idade Média” de Ruy Afonso da Costa Nunes, aprendi como os monges beneditinos se empenhavam e viviam da leitura e do estudo da Escritura e dos Grandes Clássicos. Eles foram os grandes educadores e responsáveis da propagação dos ideais cristãos na Idade Média. Assim como os grandes nomes da fé cristã como Lutero, Calvino, os irmãos Wesley, George Whitefield, e Jonathan Edwards eram estudiosos e fizeram muito para o Reino de Deus, devemos também buscar fazer o mesmo.

No âmbito individual, existem algumas dicas que podem ser dadas. Me basearei no livro “A vida intelectual” de A. D. Sertillanges. Segundo o autor, para se ter uma vida de estudo, o cristão não deve ser um isolado, ele deve estar sempre em contato com a realidade, com a história. Por mais que devamos nos abster de algumas coisas em certos momentos para ler e estudar, é fundamental que não nos afastemos das pessoas.

É importante ter disciplina para ler

Como diz Sertillanges: “Deve-se ler inteligentemente, não apaixonadamente. Deve-se ir aos livros como a dona de casa vai ao mercado, uma vez definidos os cardápios do dia em conformidade com as leis de saúde e das despesas equilibradas. O espírito da dona de casa no mercado não é o mesmo o que ela terá no cinema, à noite. Não se trata de se inebriar, de se maravilhar, mas de administrar um lar e fazer com que ele viva bem”. Ou seja, leia aquilo que você acha que necessita saber. Quais são as tuas dúvidas? Sobre o que você quer entender com mais profundidade? Essas perguntas precisam te guiar.

É essencial ser perseverante nos estudos

O jovem de hoje tem uma forte tendência hedonista, por isso desiste facilmente quando aquilo que começou a fazer, por paixão, não está mais lhe trazendo prazer momentâneo. Provérbios 18.9 diz “Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que destrói” (NVI).

No âmbito coletivo, tenho também algumas dicas. No livro “Igreja Centrada”, Tim Keller apresenta alguns exemplos de reuniões que podem ajudar nos estudos e no desenvolvimento da intelectualidade cristã. Como por exemplo, um grupo de jovens cristãos que se reúnem mensalmente ou de 15 em 15 dias, no intuito de debater os questionamentos e as outras crenças dos seus amigos não-cristãos. Isso os guiará para buscar, nos livros de apologética, argumentos para conhecerem e defenderem a fé cristã diante do pluralismo religioso.

Outra proposta de Keller é a criação de um clube do livro. Ali os jovens se reúnem para ler obras importantes de ficção que contém uma moral judaico-cristã, como as obras de Shakespeare, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, Fiodor Dostoiévski, G. K. Chesterton etc. Isso ajudará o jovem na formação de um imaginário cristão e social que lhe proporcionará um crescimento cultural, humanitário e espiritual.

No mundo de hoje, a leitura de Grandes Obras está cada vez mais acessível. O que falta é um incentivo, e mais pessoas falando disso em nossas igrejas. Mas infelizmente parece que muitos ainda estão presos na falácia da “Letra mata”.

Tarsis Brendo
Formado em Teologia (FUV), co-autor do livreto “A sabedoria como arte diária”. Apreciador da Literatura inglesa e russa. Membro da ADNV. Gosta de ler, ensinar e escrever.

DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram

1 COMENTÁRIO

  1. As vezes damos mais importância para outras coisas e deixamos de lado a leitura, a busca por conhecimento e sabedoria, não administrando nosso tempo, fazendo com que fiquemos como um poço razo, tendo sede e deixando outros com sede. É preciso atitude, desejo e entrega, para uma mudança comportamental e pisicologica…

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui