Expectativa Final da Humanidade
Expectativa final da humanidade / Imagem ilustrativa

Afirmação forte e avassaladora, mais dolorosa que a morte, não menos chocante, que será proferida pelo Todo Onisciente.

Por Hélio Bulaímo

Passeando pelo livro mais lido na história da humanidade, a Bíblia Sagrada, encontrei uma palavra que saiu da boca da pessoa mais admirada, zombada, sofrida e adorada no mundo: Jesus Cristo. Uma palavra muito dolorosa, não menos chocante, mas, ao mesmo tempo perturbadora que diz:

“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’” (Mateus 7.22,23).

Essa é uma das passagens para examinar-me a mim mesmo. É daquelas que me faz crer que o Deus da graça é o mesmo Deus da Lei, isto é, o Deus do AT é o mesmo do NT. Para evitar marsonizar a Bíblia, é daquelas passagens que leio e temo em Deus, na pessoa de Cristo, vasculhando minha conduta.

Muitos me dirão, e com certeza, vão dizer. E o que me impressiona é que os tais queixosos, provavelmente por um momento, já terão lido essa passagem aterradora, mas vão dizer isso tudo. Sim, com certeza vão dizer. Alguns podem dizer que: “Esses nunca leram a Bíblia, e não sabiam dessa passagem”. Julgo ser errado esse pressuposto; pois os mesmos mostram saber da autoridade do nome de Cristo e o chamam de Senhor; algo que um não cristão não faria costumeiramente. Notadamente, eles são membros da família cristã. Não vou aqui entrar em tantos detalhes, para ser tão breve vou no ponto a seguir.

A expressão “Nunca vos conheci” é, na minha opinião, a Palavra mais emblemática que saiu da boca de Cristo. Para não dizer, tão quente que ela é em si. Julgo ser tão forte que o próprio inferno ou pior que o lago que arde com fogo e enxofre.

Psicologicamente, a frase “nunca te conheci”, denota uma ausência de informações na memória de quem a profere. E para piorar o assunto, quem fala isso, é o Todo Onisciente (diga-se de passagem, “sabe todas as coisas bem antes de acontecerem”, o “dono de toda ciência”). Eu poderia aproveitar tecer uma pergunta: Por que Jesus sendo onisciente, afirmou não conhecer a esses queixosos?

O tema em destaque é que ele diz: “Nunca vos conheci” e não “Faça-me lembrar”, ou “Talvez esqueci, quem é você?”. Não, o negócio não é assim. Ele enfatiza em um tom mais alarmante: “Então eu lhes direi abertamente: Nunca vos conheci!” Isso é forte, avassalador e mais doloroso que a própria morte. Quero acreditar que Cristo como não é o criador do pecado, assemelhou aos praticantes do pecado com o próprio pecado, ao dizer nunca vos conheci. Isto é: “Eu não vos criei assim. Vocês assumiram o perfil que não é do meu respeito”. Portanto, esta afirmação não se trata da ausência de informações em um ser onisciente.

E no demais, Ele diz “Vós”, no plural, e não “Você”, no singular. Isso mostra que Cristo se dirige a muita gente, e não a uma pessoa somente. E quem são essas pessoas que compõem essa multidão? Ele declara que essa multidão é composta de todas as pessoas que “praticam a iniquidade”. Aqui está o cerne do problema: teologicamente, o caso está na prática do pecado. E não em pecar acidentalmente (se é que alguém peca por acidente), ou por uma queda não proposital. Trata-se de alguém que vive pecando, e fez dele o seu estilo de vida e mesmo assim ainda é um frequentador da Igreja, e se calhar pode até ser um membro ativo no ministério da Igreja. Canta, ora, impõe as mãos sobre os outros, prega, evangeliza, faz missões, e etc. Mas, a despeito disso, vive na prática do pecado. A esse tipo de cristão, Jesus dirá abertamente: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Que Deus tenha misericórdia de nós, porque pecamos e somos pecadores. E muitas vezes, mesmo sabemos fazer o bem, nada fazemos; pelo contrário, nos calamos, assumindo automaticamente a nossa suja conduta de pecado.

Que ele nos perdoe, e nos livre de fazer parte da lista dos que praticam a iniquidade.

Em Cristo Jesus, Amém!

___________________________________________
Siga Seara News no
Twitter, no Facebook e Instagram

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui