spot_img
spot_img
25.7 C
Vila Velha

Número de cristãos mortos na Nigerianos sobe em 2020

Devido à falta de manutenção adequada de registros, os números de mortes relatados pelos meios de comunicação devem ser interpretados como estimativas.

EM FOCO

Wanderli Luiz
Wanderli Luiz
Casado com Joyce, e pai do Levy e da Laura; gosta de ler e escrever, ligado nos acontecimentos ao redor do mundo. Tem formação superior pelo Unicentro Newton de Paiva, em Belo Horizonte (MG).
Número de cristãos mortos na Nigerianos sobe em 2020
Fiéis cristãos mantêm sinais enquanto marcham pelas ruas de Abuja durante uma oração e penitência pela paz e segurança na Nigéria em Abuja em 1º de março de 2020. | AFP via Getty Images/Kola Sulaimon

A Sociedade Internacional para Liberdades Civis e Estado de Direito, com sede em Anambra, na Nigéria lançou um novo relatório no início do mês de julho, afirmando que nos primeiros seis meses de 2020; pelo menos 1.202 cristãos foram mortos entre janeiro e junho, por pastores jihadistas, radicalizados e outros grupos radicais como o Boko Haram. 

Grupos de direitos humanos como a Organização criminologista (Intersociety) liderada pelo cristão Emeka Umeagbalasi, continuam manifestando sua preocupação com os crimes de “genocidio” cometidos na Nigéria. A organização considera que as mídias local e estrangeira, além das contas governamentais, relatórios de grupos de direitos internacionais e contas de testemunhas oculares, compilam dados estatísticos. Devido à falta de manutenção adequada de registros, os números de mortes relatados pelos meios de comunicação devem ser interpretados como estimativas.

O relatório da Intersociety, diz: “Todas as áreas das comunidades cristãs, ficaram sob ataques feitos pelos pastores Jihadistas; e não há evidências em nenhum lugar mostrando assassinatos de muçulmanos e tomada de posse de suas terras, fazendas e casas ou destruição ou queima de mesquitas pelos pastores Jihadistas”.

A Intersociety informa que entre janeiro e o final de junho, o Boko Haram matou mais de 600 pessoas de diferentes religiões, 260 das quais foram mortas entre 15 e 30 de junho. Segundo a Intersociety, 100 das pessoas mortas pelo Boko Haram e pelo ISWAP entre meados de maio e o final de junho “acreditavam fortemente ser cristãs”.

Segundo o relatório, a maioria do número estimado de 1.202 mortes de cristãos da Intersociety nos primeiros seis meses de 2020 vem principalmente dos 812 assassinatos cometidos por membros da comunidade de pastores predominantemente muçulmanos Fulani que foram radicalizados para realizar ataques contra comunidades agrícolas predominantemente cristãs nos estados do Cinturão Médio, ricos em agricultura.

De acordo com as informações do governo nigeriano, durante décadas, os radicais Fulani atacaram as comunidades agrícolas cristãs. Mas nos últimos anos, os assassinatos foram rotulados pelo governo e por alguns grupos de direitos humanos como conflitos de entre pastores e agricultores na África. No entanto, os defensores das comunidades cristãs nigerianas sustentam que o rótulo de “conflito entre *pastores e agricultores” é enganoso porque não leva em conta outros fatores em jogo, como elementos religiosos. 

A organização também alertou que houve um “rápido aumento” no número de meninas e mulheres raptadas por radicais em todo o país. Desde março de 2015, o grupo está alinhado com o Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Desde que a atual insurreição começou em 2009, Boko Haram (Grupo terrorista mais mortífero do mundo. Já matou dezenas de milhares de pessoas e deslocou 2,3 milhões das suas casas).

Além disso, 390 mortes de cristãos foram atribuídas a assassinatos cometidos por grupos islâmicos radicais no Nordeste, como o Boko Haram e a província da África Ocidental do Estado Islâmico, além de outros autores, como bandidos armados. 

“Milhares de cristãos indefesos que sobreviveram a ataques de hackers até a morte também foram feridos e deixados em condições mutiladas, com vários deles aleijados por toda a vida”, afirma o relatório da Intersociety. “Centenas de culto cristão e centros de aprendizado foram destruídos ou queimados; da mesma forma milhares de casas, fazendas e outras propriedades pertencentes a cristãos”.

Além disso, a organização observa que pelo menos 258 assassinatos foram cometidos por pastores radicalizados entre 15 de maio e 30 de junho. Afirmou o chefe-executivo da CSW, Mervyn Thomas.

Mervyn Thomas também disse que “A contínua violência e perda de vidas no sul de Kaduna é emblemática de um fracasso duradouro ou falta de vontade por parte de ambos os níveis de governo em cumprir a responsabilidade de proteger todos os cidadãos de maneira eficaz e imparcial”.

* Pastores de Cabras Fulanis (um grupo étnico religioso que reclama as terras dos cristãos).

DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News