spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Novo ciclone ameaça Moçambique

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.
Novo ciclone ameaça Moçambique
O norte de Cabo Delgado e o sul da Tanzânia poderão ser as regiões mais afetadas. (Foto: NASA Worldview HANDOUT/EPA)

A província moçambicana de Cabo Delgado pode vir a ser afetada, por um ciclone, de categoria 2, adverte o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique. A depressão atmosférica pode atingir a costa norte do país nos próximos dias. A tempestade está se formando no Oceano Índico.

De acordo com informações do INAM, um sistema de baixas pressões formou-se ao norte de Madagáscar e as projeções indicam que pode atravessar o canal de Moçambique a partir desta terça-feira (23), evoluir e atingir o estágio de tempestade tropical severa – um ciclone tropical de nível 2, provocando ventos com velocidade de 170 quilômetros por hora, muita chuva e descargas atmosféricas numa área com cerca de 10 mil pessoas. O norte de Cabo Delgado e o sul da Tanzânia poderão ser as regiões mais afetadas.

Novo ciclone ameaça Moçambique
Acácio Tembe, do INAM, alerta para a possibilidade do ciclone.(Foto: Francisco Junior/VOA)

O chefe do Departamento de Análise e Previsão do INAM, Acácio Tembe, explicou que se trata de uma possibilidade, porém, se for confirmado, o ciclone pode afetar muitas áreas da região norte de Cabo Delgado, uma província que tem recebido investimentos de vários bilhões de dólares, injetados por petrolíferas interessadas em explorar gás e petróleo.

Serviços meteorológicos preveem a chegada de uma tempestade tropical ao norte de Moçambique na quinta-feira, com ventos fortes e chuva torrencial.

Leia também: Moçambique, Zimbabwe e Malawi devastados pelo pior desastre climático no hemisfério sul

O país ainda não se recuperou da catástrofe causada pelo ciclone Idai, que fez grandes destruições e provocou a morte de, oficialmente, 602 pessoas e afetou mais um milhão e 500 mil moçambicanos. O país ainda tenta mobilizar fundos para reconstruir as províncias do centro.

Ouça o áudio do chefe do Departamento de Análise e Previsão do INAM:

Leia o alerta do INAM:

Novo ciclone ameaça Moçambique
Comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique
Com informações: VOA
_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News